Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT7_21GRM08
Recursos
- Necessários:
- caderno
- lápis
- grupo de alunos no Whatsapp
- Opcionais:
- Google Sala de Aula
- Meet
Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal
Aquecimento
Compartilhe as telas da atividade e discuta com a turma hábitos e costumes a respeito do uso do celular como: tempo de exposição em redes sociais, as implicações em relação à audição, visão e aprendizado. Fale também, sobre algumas unidades de medidas que estão bem relacionadas com o uso do smartphone, tais como: decibéis, polegadas e tempo.
Atividade principal
Apresente a questão aos alunos e solicite que respondam individualmente, após completarem a tabela faça um breve debate sobre as questões e discuta com a turma o conceito de pixel em um contexto sobre o uso da câmera de smartphones a quantidade de megapixel e a ampliação de uma foto utilizando unidade de medida de comprimento. Use para isso, o meio de comunicação escolhido pela turma.
Discussão das soluções
Seria interessante disponibilizar aos alunos, estratégias diferentes de resolução. O WhatsApp pode ser usado para intermediar a mediação entre as respostas dos alunos e possíveis comentários e orientações sobre equívocos ou dúvidas apresentadas. Se houver recursos tecnológicos para discussão em tempo real com a turma, utilize para esclarecer dúvidas e sugerir propostas que ampliem e consolidem as aprendizagens. Sugestão de recursos online para discussões: Meet ou Hangout (Google)
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa. Portanto, indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos.
Sugestão Enviada Por: Renata da Silva Gonçalves
Código: MAT7_21GRM08
(EF07MA29) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento, reconhecendo que toda medida empírica é aproximada.
(EF07MA30) Resolver e elaborar problemas de cálculo de medida do volume de blocos retangulares, envolvendo as unidades usuais (metro cúbico, decímetro cúbico e centímetro cúbico).
AULA 01
Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem a resolver problemas envolvendo medições, medição de superfícies e medida do comprimento da circunferência.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes