Objetivo.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Iábita Fabiana Sousa Azevedo
Mentor: Maria Aparecida Nemet
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
EF07MA23) Resolver situações - problemas que envolvam medidas de tempo, comprimento, de massa, e outras medidas presentes em situações do cotidiano .
(EF07MA24) Resolução e elaboração de problemas de cálculo de medida do volume de blocos retangulares.
Objetivos específicos
- Compreender e explorar unidades de medidas relacionadas ao uso de aparelhos celulares multifuncionais.
- Desenvolver a habilidade de observar situações do cotidiano levando a ação de medir e estimar para tomada de decisão.
Conceito-chave
Megapixel, unidades de massa (grama), unidades de comprimento (centímetro, polegadas), unidade de tempo (hora, minuto), Unidade de medida do som (decibéis).
Recursos necessários
- Data show
- Folha de papel A4 branca;
- Folha quadriculada
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- internet para apresentação de vídeos (opcional).
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: compartilhe o objetivo com a turma.
Propósito: Apresentar o objetivo da aula a fim conscientizar do uso adequado de aparelhos celulares e de áudio por meio do conhecimento de unidades de medidas relacionadas.
Aquecimento.
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Apresente a fala dos personagem aos alunos, aproveite o momento para discutir com a turma hábitos e costumes a respeito do uso do celular como: tempo de exposição em redes sociais, as implicações em relação a audição, visão e aprendizado. Alguns links sobre o uso de aparelhos celulares disponíveis logo abaixo, no material complementar, poderão auxiliá-lo no debate. Fale também, sobre algumas unidades de medidas que estão bem relacionadas com o uso do smartphone, tais como : decibéis clique aqui , polegadas clique aqui , tempo clique aqui.
Apresente a questão aos alunos e solicite que respondam individualmente, após completarem a tabela faça um breve debate sobre as questões no discuta com a turma para que possam compreender melhor a exposição a intensidade dos ruídos.
Propósito: Apresentar uma situação real, que busca a troca de experiência com os colegas, o desenvolvimento da autonomia diante de escolhas Pessoais e a representação geométrica diante a interpretação de um contexto.
Discuta com a turma:
- De acordo com a OMS um nível de volume seguro com o uso do celular é de 50% do volume máximo do aparelho, peça que identifiquem quanto tempo poderiam escutar com 110 decibéis e no seu volume reduzido.
- No material complementar, na tabela de nível médio de ruídos, apresente alguns exemplos disponíveis e solicite que localizem na atividade o tempo que poderiam ficar expostos.
Material complementares:
Resolução atividade aquecimento
Aquecimento.
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Apresente a fala dos personagem aos alunos, aproveite o momento para discutir com a turma hábitos e costumes a respeito do uso do celular como: tempo de exposição em redes sociais, as implicações em relação a audição, visão e aprendizado. Alguns links sobre o uso de aparelhos celulares disponíveis logo abaixo, no material complementar, poderão auxiliá-lo no debate. Fale também, sobre algumas unidades de medidas que estão bem relacionadas com o uso do smartphone, tais como : decibéis clique aqui , polegadas clique aqui , tempo clique aqui.
Apresente a questão aos alunos e solicite que respondam individualmente, após completarem a tabela faça um breve debate sobre as questões no discuta com a turma para que possam compreender melhor a exposição a intensidade dos ruídos.
Propósito: Apresentar uma situação real, que busca a troca de experiência com os colegas, o desenvolvimento da autonomia diante de escolhas Pessoais e a representação geométrica diante a interpretação de um contexto.
Discuta com a turma:
- De acordo com a OMS um nível de volume seguro com o uso do celular é de 50% do volume máximo do aparelho, peça que identifiquem quanto tempo poderiam escutar com 110 decibéis e no seu volume reduzido.
- No material complementar, na tabela de nível médio de ruídos, apresente alguns exemplos disponíveis e solicite que localizem na atividade o tempo que poderiam ficar expostos.
Aquecimento.
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Apresente a fala dos personagem aos alunos, aproveite o momento para discutir com a turma hábitos e costumes a respeito do uso do celular como: tempo de exposição em redes sociais, as implicações em relação a audição, visão e aprendizado. Alguns links sobre o uso de aparelhos celulares disponíveis logo abaixo, no material complementar, poderão auxiliá-lo no debate. Fale também, sobre algumas unidades de medidas que estão bem relacionadas com o uso do smartphone, tais como : decibéis clique aqui , polegadas clique aqui , tempo clique aqui.
Apresente a questão aos alunos e solicite que respondam individualmente, após completarem a tabela faça um breve debate sobre as questões no discuta com a turma para que possam compreender melhor a exposição a intensidade dos ruídos.
Propósito: Apresentar uma situação real, que busca a troca de experiência com os colegas, o desenvolvimento da autonomia diante de escolhas Pessoais e a representação geométrica diante a interpretação de um contexto.
Discuta com a turma:
- De acordo com a OMS um nível de volume seguro com o uso do celular é de 50% do volume máximo do aparelho, peça que identifiquem quanto tempo poderiam escutar com 110 decibéis e no seu volume reduzido.
- No material complementar, na tabela de nível médio de ruídos, apresente alguns exemplos disponíveis e solicite que localizem na atividade o tempo que poderiam ficar expostos.
Aquecimento.
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Apresente a fala dos personagem aos alunos, aproveite o momento para discutir com a turma hábitos e costumes a respeito do uso do celular como: tempo de exposição em redes sociais, as implicações em relação a audição, visão e aprendizado. Alguns links sobre o uso de aparelhos celulares disponíveis logo abaixo, no material complementar, poderão auxiliá-lo no debate. Fale também, sobre algumas unidades de medidas que estão bem relacionadas com o uso do smartphone, tais como : decibéis clique aqui , polegadas clique aqui , tempo clique aqui.
Apresente a questão aos alunos e solicite que respondam individualmente, após completarem a tabela faça um breve debate sobre as questões no discuta com a turma para que possam compreender melhor a exposição a intensidade dos ruídos.
Propósito: Apresentar uma situação real, que busca a troca de experiência com os colegas, o desenvolvimento da autonomia diante de escolhas Pessoais e a representação geométrica diante a interpretação de um contexto.
Discuta com a turma:
- De acordo com a OMS um nível de volume seguro com o uso do celular é de 50% do volume máximo do aparelho, peça que identifiquem quanto tempo poderiam escutar com 110 decibéis e no seu volume reduzido.
- No material complementar, na tabela de nível médio de ruídos, apresente alguns exemplos disponíveis e solicite que localizem na atividade o tempo que poderiam ficar expostos.
Aquecimento.
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Apresente a fala dos personagem aos alunos, aproveite o momento para discutir com a turma hábitos e costumes a respeito do uso do celular como: tempo de exposição em redes sociais, as implicações em relação a audição, visão e aprendizado. Alguns links sobre o uso de aparelhos celulares disponíveis logo abaixo, no material complementar, poderão auxiliá-lo no debate. Fale também, sobre algumas unidades de medidas que estão bem relacionadas com o uso do smartphone, tais como : decibéis clique aqui , polegadas clique aqui , tempo clique aqui.
Apresente a questão aos alunos e solicite que respondam individualmente, após completarem a tabela faça um breve debate sobre as questões no discuta com a turma para que possam compreender melhor a exposição a intensidade dos ruídos.
Propósito: Apresentar uma situação real, que busca a troca de experiência com os colegas, o desenvolvimento da autonomia diante de escolhas Pessoais e a representação geométrica diante a interpretação de um contexto.
Discuta com a turma:
- De acordo com a OMS um nível de volume seguro com o uso do celular é de 50% do volume máximo do aparelho, peça que identifiquem quanto tempo poderiam escutar com 110 decibéis e no seu volume reduzido.
- No material complementar, na tabela de nível médio de ruídos, apresente alguns exemplos disponíveis e solicite que localizem na atividade o tempo que poderiam ficar expostos.
Aquecimento.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Finalize o aquecimento relacionando a atividade principal.
Propósito: Apresentar um contexto real sobre o uso da câmera de smartphones a quantidade de megapixel e a ampliação de uma foto em centímetros (cm).
Atividade principal.
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Apresente o problema aos alunos, você poderá projetá-lo ou imprimi-lo no material complementar. Solicite aos alunos que, individualmente, responda as questões, Comente com eles, sobre pixel, seu significado e importância para a definição de uma imagem, um pequeno vídeo onde podem visualizar e assimilar melhor a definição de pixel, e um texto está disponível no material complementar, como também informações sobre resolução e impressão de fotos. Após os alunos resolverem a atividade sugira que compartilhe com o colega e discutam como obtiveram os resultados.
Propósito: Apresentar o aluno ao conceito de pixel em um contexto sobre o uso da câmera de smartphones a quantidade de megapixel e a ampliação de uma foto utilizando unidade de medida de comprimento.
Discuta com a turma:
- Que a conta de energia além do consumo residencial é acrescida de impostos e taxa de iluminação pública.
- Que outras medidas Ricardo poderia realizar para reduzir ainda mais o consumo de energia?
- Como organizaram a resolução da atividade e quais foram as principais dificuldades encontradas?
Material complementares:
Atividade principal.
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Apresente o problema aos alunos, você poderá projetá-lo ou imprimi-lo no material complementar. Solicite aos alunos que, individualmente,responda as questões, Comente com eles, sobre pixel, seu significado e importância para a definição de uma imagem, um pequeno vídeo onde podem visualizar e assimilar melhor a definição de pixel, e um texto está disponível no material complementar, como também informações sobre resolução e impressão de fotos. . Após os alunos resolverem a atividade sugira que compartilhe com o colega e discutam como obtiveram os resultados.
Propósito: Apresentar o aluno ao conceito de pixel em um contexto sobre o uso da câmera de smartphones a quantidade de megapixel e a ampliação de uma foto utilizando unidade de medida de comprimento.
Discuta com a turma:
- Que a conta de energia além do consumo residencial é acrescida de impostos e taxa de iluminação pública.
- Que outras medidas Ricardo poderia realizar para reduzir ainda mais o consumo de energia?
- Como organizaram a resolução da atividade e quais foram as principais dificuldades encontradas?
Discussão da solução.
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução. Você pode projetá-la ou escrevê-las no quadro. Caso queira a resolução impressa desta atividade você poderá obtê-la aqui. Caso alguma dupla da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas.
Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado, nas diferentes etapas, para solucionar uma questão.
Discuta com a turma:
- A diferença entre imagem no formato retrato e paisagem.
- Se as dimensões poderiam ser modificadas?
- Qual foi a razão encontrada da imagem apresentada e sua ampliação e redução.
- Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?
Discussão da solução.
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução. Você pode projetá-la ou escrevê-las no quadro. Caso queira a resolução impressa desta atividade você poderá obtê-la aqui. Caso alguma dupla da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas.
Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado, nas diferentes etapas, para solucionar uma questão.
Discuta com a turma:
- A diferença entre imagem no formato retrato e paisagem.
- Se as dimensões poderiam ser modificadas?
- Qual foi a razão encontrada da imagem apresentada e sua ampliação e redução.
- Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?
Discussão da solução.
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução. Você pode projetá-la ou escrevê-las no quadro. Caso queira a resolução impressa desta atividade você poderá obtê-la aqui. Caso alguma dupla da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas.
Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado, nas diferentes etapas, para solucionar uma questão.
Discuta com a turma:
- A diferença entre imagem no formato retrato e paisagem.
- Se as dimensões poderiam ser modificadas?
- Qual foi a razão encontrada da imagem apresentada e sua ampliação e redução.
- Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância de saber entender e relacionar as unidades de medidas com o uso de aparelhos celulares multifuncionais.
Propósito: Sistematizar os conhecimentos adquiridos para desenvolver a habilidade de observar situações do cotidiano e estimar medidas diante das diversas situações relacionadas ao uso de aparelhos multifuncionais.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Esta atividade possibilita aos alunos estabelecerem relações entre porcentagem e medidas de tempo. Solicite que, individualmente, os alunos leiam a atividade, que pode ser impressa no material complementar juntamente com sua resolução e a realizem. No final, reserve um tempo para um debate coletivo, valorizando a troca de respostas e as opiniões dos colegas. Atividades complementares e resoluções disponíveis no material complementar.
Discuta com a turma:
- Qual parte eles acharam mais difícil?
- A resposta obtida estar condizente com o problema? Ela faz sentido considerando os dados apresentados?
Materiais complementares:
Resolução atividade complementar