10821
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - MegaPixel, polegada e decibeis: Smartphone e conectividade

Plano de aula de Matemática com atividades para 7ºano do Fundamental sobre Megapixel, unidades de massa (grama), unidades de comprimento (centímetro, polegadas), unidade de tempo (hora, minuto), Unidade de medida do som (decibéis).

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Iábita Fabiana Sousa Azevedo,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo. select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Iábita Fabiana Sousa Azevedo

Mentor: Maria Aparecida Nemet

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

EF07MA23) Resolver situações - problemas que envolvam medidas de tempo, comprimento,  de massa, e outras medidas presentes em situações do cotidiano .

(EF07MA24)  Resolução e elaboração de  problemas de cálculo de medida do volume de blocos retangulares.

Objetivos específicos

  • Compreender e explorar unidades de medidas relacionadas ao uso de aparelhos celulares multifuncionais.
  • Desenvolver a habilidade de observar situações do cotidiano levando a ação de medir e estimar para tomada de decisão.

Conceito-chave

Megapixel, unidades de massa (grama), unidades de comprimento (centímetro, polegadas), unidade de tempo (hora, minuto), Unidade de medida do som (decibéis).

Recursos necessários

  • Data show
  • Folha de papel A4 branca;
  • Folha quadriculada
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • internet para apresentação de vídeos (opcional).

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: compartilhe o objetivo com a turma.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula a fim conscientizar do uso adequado de aparelhos celulares e de áudio por meio do conhecimento de unidades de medidas relacionadas.

Aquecimento. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresente a fala dos personagem aos alunos, aproveite o momento para discutir com a turma hábitos e costumes a respeito do uso do celular como: tempo de exposição em redes sociais, as implicações em relação a audição, visão e aprendizado. Alguns links sobre o uso de aparelhos celulares disponíveis logo abaixo, no material complementar, poderão auxiliá-lo no debate. Fale também, sobre algumas unidades de medidas que estão bem relacionadas com o uso do smartphone, tais como : decibéis clique aqui , polegadas clique aqui , tempo clique aqui.

Apresente a questão aos alunos e solicite que respondam individualmente, após completarem a tabela faça um breve debate sobre as questões no discuta com a turma para que possam compreender melhor a exposição a intensidade dos ruídos.

Propósito: Apresentar uma situação real, que busca a troca de experiência com os colegas, o desenvolvimento da autonomia diante de escolhas Pessoais e a representação geométrica diante a interpretação de um contexto.

Discuta com a turma:

  • De acordo com a OMS um nível de volume seguro com o uso do celular é de 50% do volume máximo do aparelho, peça que identifiquem quanto tempo poderiam escutar com 110 decibéis e no seu volume reduzido.
  • No material complementar, na tabela de nível médio de ruídos, apresente alguns exemplos disponíveis e solicite que localizem na atividade o tempo que poderiam ficar expostos.

Material complementares:

Atividade aquecimento

Resolução atividade aquecimento

Aquecimento. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresente a fala dos personagem aos alunos, aproveite o momento para discutir com a turma hábitos e costumes a respeito do uso do celular como: tempo de exposição em redes sociais, as implicações em relação a audição, visão e aprendizado. Alguns links sobre o uso de aparelhos celulares disponíveis logo abaixo, no material complementar, poderão auxiliá-lo no debate. Fale também, sobre algumas unidades de medidas que estão bem relacionadas com o uso do smartphone, tais como : decibéis clique aqui , polegadas clique aqui , tempo clique aqui.

Apresente a questão aos alunos e solicite que respondam individualmente, após completarem a tabela faça um breve debate sobre as questões no discuta com a turma para que possam compreender melhor a exposição a intensidade dos ruídos.

Propósito: Apresentar uma situação real, que busca a troca de experiência com os colegas, o desenvolvimento da autonomia diante de escolhas Pessoais e a representação geométrica diante a interpretação de um contexto.

Discuta com a turma:

  • De acordo com a OMS um nível de volume seguro com o uso do celular é de 50% do volume máximo do aparelho, peça que identifiquem quanto tempo poderiam escutar com 110 decibéis e no seu volume reduzido.
  • No material complementar, na tabela de nível médio de ruídos, apresente alguns exemplos disponíveis e solicite que localizem na atividade o tempo que poderiam ficar expostos.

Aquecimento. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresente a fala dos personagem aos alunos, aproveite o momento para discutir com a turma hábitos e costumes a respeito do uso do celular como: tempo de exposição em redes sociais, as implicações em relação a audição, visão e aprendizado. Alguns links sobre o uso de aparelhos celulares disponíveis logo abaixo, no material complementar, poderão auxiliá-lo no debate. Fale também, sobre algumas unidades de medidas que estão bem relacionadas com o uso do smartphone, tais como : decibéis clique aqui , polegadas clique aqui , tempo clique aqui.

Apresente a questão aos alunos e solicite que respondam individualmente, após completarem a tabela faça um breve debate sobre as questões no discuta com a turma para que possam compreender melhor a exposição a intensidade dos ruídos.

Propósito: Apresentar uma situação real, que busca a troca de experiência com os colegas, o desenvolvimento da autonomia diante de escolhas Pessoais e a representação geométrica diante a interpretação de um contexto.

Discuta com a turma:

  • De acordo com a OMS um nível de volume seguro com o uso do celular é de 50% do volume máximo do aparelho, peça que identifiquem quanto tempo poderiam escutar com 110 decibéis e no seu volume reduzido.
  • No material complementar, na tabela de nível médio de ruídos, apresente alguns exemplos disponíveis e solicite que localizem na atividade o tempo que poderiam ficar expostos.

Aquecimento. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresente a fala dos personagem aos alunos, aproveite o momento para discutir com a turma hábitos e costumes a respeito do uso do celular como: tempo de exposição em redes sociais, as implicações em relação a audição, visão e aprendizado. Alguns links sobre o uso de aparelhos celulares disponíveis logo abaixo, no material complementar, poderão auxiliá-lo no debate. Fale também, sobre algumas unidades de medidas que estão bem relacionadas com o uso do smartphone, tais como : decibéis clique aqui , polegadas clique aqui , tempo clique aqui.

Apresente a questão aos alunos e solicite que respondam individualmente, após completarem a tabela faça um breve debate sobre as questões no discuta com a turma para que possam compreender melhor a exposição a intensidade dos ruídos.

Propósito: Apresentar uma situação real, que busca a troca de experiência com os colegas, o desenvolvimento da autonomia diante de escolhas Pessoais e a representação geométrica diante a interpretação de um contexto.

Discuta com a turma:

  • De acordo com a OMS um nível de volume seguro com o uso do celular é de 50% do volume máximo do aparelho, peça que identifiquem quanto tempo poderiam escutar com 110 decibéis e no seu volume reduzido.
  • No material complementar, na tabela de nível médio de ruídos, apresente alguns exemplos disponíveis e solicite que localizem na atividade o tempo que poderiam ficar expostos.

Aquecimento. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresente a fala dos personagem aos alunos, aproveite o momento para discutir com a turma hábitos e costumes a respeito do uso do celular como: tempo de exposição em redes sociais, as implicações em relação a audição, visão e aprendizado. Alguns links sobre o uso de aparelhos celulares disponíveis logo abaixo, no material complementar, poderão auxiliá-lo no debate. Fale também, sobre algumas unidades de medidas que estão bem relacionadas com o uso do smartphone, tais como : decibéis clique aqui , polegadas clique aqui , tempo clique aqui.

Apresente a questão aos alunos e solicite que respondam individualmente, após completarem a tabela faça um breve debate sobre as questões no discuta com a turma para que possam compreender melhor a exposição a intensidade dos ruídos.

Propósito: Apresentar uma situação real, que busca a troca de experiência com os colegas, o desenvolvimento da autonomia diante de escolhas Pessoais e a representação geométrica diante a interpretação de um contexto.

Discuta com a turma:

  • De acordo com a OMS um nível de volume seguro com o uso do celular é de 50% do volume máximo do aparelho, peça que identifiquem quanto tempo poderiam escutar com 110 decibéis e no seu volume reduzido.
  • No material complementar, na tabela de nível médio de ruídos, apresente alguns exemplos disponíveis e solicite que localizem na atividade o tempo que poderiam ficar expostos.

Aquecimento. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Finalize o aquecimento relacionando a atividade principal.

Propósito: Apresentar um contexto real sobre o uso da câmera de smartphones a quantidade de megapixel e a ampliação de uma foto em centímetros (cm).

Atividade principal. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Apresente o problema aos alunos, você poderá projetá-lo ou imprimi-lo no material complementar. Solicite aos alunos que, individualmente, responda as questões, Comente com eles, sobre pixel, seu significado e importância para a definição de uma imagem, um pequeno vídeo onde podem visualizar e assimilar melhor a definição de pixel, e um texto está disponível no material complementar, como também informações sobre resolução e impressão de fotos. Após os alunos resolverem a atividade sugira que compartilhe com o colega e discutam como obtiveram os resultados.

Propósito: Apresentar o aluno ao conceito de pixel em um contexto sobre o uso da câmera de smartphones a quantidade de megapixel e a ampliação de uma foto utilizando unidade de medida de comprimento.

Discuta com a turma:

  • Que a conta de energia além do consumo residencial é acrescida de impostos e taxa de iluminação pública.
  • Que outras medidas Ricardo poderia realizar para reduzir ainda mais o consumo de energia?
  • Como organizaram a resolução da atividade e quais foram as principais dificuldades encontradas?

Material complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Atividade principal. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Apresente o problema aos alunos, você poderá projetá-lo ou imprimi-lo no material complementar. Solicite aos alunos que, individualmente,responda as questões, Comente com eles, sobre pixel, seu significado e importância para a definição de uma imagem, um pequeno vídeo onde podem visualizar e assimilar melhor a definição de pixel, e um texto está disponível no material complementar, como também informações sobre resolução e impressão de fotos. . Após os alunos resolverem a atividade sugira que compartilhe com o colega e discutam como obtiveram os resultados.

Propósito: Apresentar o aluno ao conceito de pixel em um contexto sobre o uso da câmera de smartphones a quantidade de megapixel e a ampliação de uma foto utilizando unidade de medida de comprimento.

Discuta com a turma:

  • Que a conta de energia além do consumo residencial é acrescida de impostos e taxa de iluminação pública.
  • Que outras medidas Ricardo poderia realizar para reduzir ainda mais o consumo de energia?
  • Como organizaram a resolução da atividade e quais foram as principais dificuldades encontradas?

Discussão da solução. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução. Você pode projetá-la ou escrevê-las no quadro. Caso queira a resolução impressa desta atividade você poderá obtê-la aqui. Caso alguma dupla da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas.

Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado, nas diferentes etapas, para solucionar uma questão.

Discuta com a turma:

  • A diferença entre imagem no formato retrato e paisagem.
  • Se as dimensões poderiam ser modificadas?
  • Qual foi a razão encontrada da imagem apresentada e sua ampliação e redução.
  • Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?

Discussão da solução. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução. Você pode projetá-la ou escrevê-las no quadro. Caso queira a resolução impressa desta atividade você poderá obtê-la aqui. Caso alguma dupla da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas.

Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado, nas diferentes etapas, para solucionar uma questão.

Discuta com a turma:

  • A diferença entre imagem no formato retrato e paisagem.
  • Se as dimensões poderiam ser modificadas?
  • Qual foi a razão encontrada da imagem apresentada e sua ampliação e redução.
  • Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?

Discussão da solução. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução. Você pode projetá-la ou escrevê-las no quadro. Caso queira a resolução impressa desta atividade você poderá obtê-la aqui. Caso alguma dupla da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas.

Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado, nas diferentes etapas, para solucionar uma questão.

Discuta com a turma:

  • A diferença entre imagem no formato retrato e paisagem.
  • Se as dimensões poderiam ser modificadas?
  • Qual foi a razão encontrada da imagem apresentada e sua ampliação e redução.
  • Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância de saber entender e relacionar as unidades de medidas com o uso de aparelhos celulares multifuncionais.

Propósito: Sistematizar os conhecimentos adquiridos para desenvolver a habilidade de observar situações do cotidiano e estimar medidas diante das diversas situações relacionadas ao uso de aparelhos multifuncionais.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Esta atividade possibilita aos alunos estabelecerem relações entre porcentagem e medidas de tempo. Solicite que, individualmente, os alunos leiam a atividade, que pode ser impressa no material complementar juntamente com sua resolução e a realizem. No final, reserve um tempo para um debate coletivo, valorizando a troca de respostas e as opiniões dos colegas. Atividades complementares e resoluções disponíveis no material complementar.

Discuta com a turma:

  • Qual parte eles acharam mais difícil?
  • A resposta obtida estar condizente com o problema? Ela faz sentido considerando os dados apresentados?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: compartilhe o objetivo com a turma.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula a fim conscientizar do uso adequado de aparelhos celulares e de áudio por meio do conhecimento de unidades de medidas relacionadas.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Iábita Fabiana Sousa Azevedo

Mentor: Maria Aparecida Nemet

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

EF07MA23) Resolver situações - problemas que envolvam medidas de tempo, comprimento,  de massa, e outras medidas presentes em situações do cotidiano .

(EF07MA24)  Resolução e elaboração de  problemas de cálculo de medida do volume de blocos retangulares.

Objetivos específicos

  • Compreender e explorar unidades de medidas relacionadas ao uso de aparelhos celulares multifuncionais.
  • Desenvolver a habilidade de observar situações do cotidiano levando a ação de medir e estimar para tomada de decisão.

Conceito-chave

Megapixel, unidades de massa (grama), unidades de comprimento (centímetro, polegadas), unidade de tempo (hora, minuto), Unidade de medida do som (decibéis).

Recursos necessários

  • Data show
  • Folha de papel A4 branca;
  • Folha quadriculada
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • internet para apresentação de vídeos (opcional).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresente a fala dos personagem aos alunos, aproveite o momento para discutir com a turma hábitos e costumes a respeito do uso do celular como: tempo de exposição em redes sociais, as implicações em relação a audição, visão e aprendizado. Alguns links sobre o uso de aparelhos celulares disponíveis logo abaixo, no material complementar, poderão auxiliá-lo no debate. Fale também, sobre algumas unidades de medidas que estão bem relacionadas com o uso do smartphone, tais como : decibéis clique aqui , polegadas clique aqui , tempo clique aqui.

Apresente a questão aos alunos e solicite que respondam individualmente, após completarem a tabela faça um breve debate sobre as questões no discuta com a turma para que possam compreender melhor a exposição a intensidade dos ruídos.

Propósito: Apresentar uma situação real, que busca a troca de experiência com os colegas, o desenvolvimento da autonomia diante de escolhas Pessoais e a representação geométrica diante a interpretação de um contexto.

Discuta com a turma:

  • De acordo com a OMS um nível de volume seguro com o uso do celular é de 50% do volume máximo do aparelho, peça que identifiquem quanto tempo poderiam escutar com 110 decibéis e no seu volume reduzido.
  • No material complementar, na tabela de nível médio de ruídos, apresente alguns exemplos disponíveis e solicite que localizem na atividade o tempo que poderiam ficar expostos.

Material complementares:

Atividade aquecimento

Resolução atividade aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresente a fala dos personagem aos alunos, aproveite o momento para discutir com a turma hábitos e costumes a respeito do uso do celular como: tempo de exposição em redes sociais, as implicações em relação a audição, visão e aprendizado. Alguns links sobre o uso de aparelhos celulares disponíveis logo abaixo, no material complementar, poderão auxiliá-lo no debate. Fale também, sobre algumas unidades de medidas que estão bem relacionadas com o uso do smartphone, tais como : decibéis clique aqui , polegadas clique aqui , tempo clique aqui.

Apresente a questão aos alunos e solicite que respondam individualmente, após completarem a tabela faça um breve debate sobre as questões no discuta com a turma para que possam compreender melhor a exposição a intensidade dos ruídos.

Propósito: Apresentar uma situação real, que busca a troca de experiência com os colegas, o desenvolvimento da autonomia diante de escolhas Pessoais e a representação geométrica diante a interpretação de um contexto.

Discuta com a turma:

  • De acordo com a OMS um nível de volume seguro com o uso do celular é de 50% do volume máximo do aparelho, peça que identifiquem quanto tempo poderiam escutar com 110 decibéis e no seu volume reduzido.
  • No material complementar, na tabela de nível médio de ruídos, apresente alguns exemplos disponíveis e solicite que localizem na atividade o tempo que poderiam ficar expostos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresente a fala dos personagem aos alunos, aproveite o momento para discutir com a turma hábitos e costumes a respeito do uso do celular como: tempo de exposição em redes sociais, as implicações em relação a audição, visão e aprendizado. Alguns links sobre o uso de aparelhos celulares disponíveis logo abaixo, no material complementar, poderão auxiliá-lo no debate. Fale também, sobre algumas unidades de medidas que estão bem relacionadas com o uso do smartphone, tais como : decibéis clique aqui , polegadas clique aqui , tempo clique aqui.

Apresente a questão aos alunos e solicite que respondam individualmente, após completarem a tabela faça um breve debate sobre as questões no discuta com a turma para que possam compreender melhor a exposição a intensidade dos ruídos.

Propósito: Apresentar uma situação real, que busca a troca de experiência com os colegas, o desenvolvimento da autonomia diante de escolhas Pessoais e a representação geométrica diante a interpretação de um contexto.

Discuta com a turma:

  • De acordo com a OMS um nível de volume seguro com o uso do celular é de 50% do volume máximo do aparelho, peça que identifiquem quanto tempo poderiam escutar com 110 decibéis e no seu volume reduzido.
  • No material complementar, na tabela de nível médio de ruídos, apresente alguns exemplos disponíveis e solicite que localizem na atividade o tempo que poderiam ficar expostos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresente a fala dos personagem aos alunos, aproveite o momento para discutir com a turma hábitos e costumes a respeito do uso do celular como: tempo de exposição em redes sociais, as implicações em relação a audição, visão e aprendizado. Alguns links sobre o uso de aparelhos celulares disponíveis logo abaixo, no material complementar, poderão auxiliá-lo no debate. Fale também, sobre algumas unidades de medidas que estão bem relacionadas com o uso do smartphone, tais como : decibéis clique aqui , polegadas clique aqui , tempo clique aqui.

Apresente a questão aos alunos e solicite que respondam individualmente, após completarem a tabela faça um breve debate sobre as questões no discuta com a turma para que possam compreender melhor a exposição a intensidade dos ruídos.

Propósito: Apresentar uma situação real, que busca a troca de experiência com os colegas, o desenvolvimento da autonomia diante de escolhas Pessoais e a representação geométrica diante a interpretação de um contexto.

Discuta com a turma:

  • De acordo com a OMS um nível de volume seguro com o uso do celular é de 50% do volume máximo do aparelho, peça que identifiquem quanto tempo poderiam escutar com 110 decibéis e no seu volume reduzido.
  • No material complementar, na tabela de nível médio de ruídos, apresente alguns exemplos disponíveis e solicite que localizem na atividade o tempo que poderiam ficar expostos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresente a fala dos personagem aos alunos, aproveite o momento para discutir com a turma hábitos e costumes a respeito do uso do celular como: tempo de exposição em redes sociais, as implicações em relação a audição, visão e aprendizado. Alguns links sobre o uso de aparelhos celulares disponíveis logo abaixo, no material complementar, poderão auxiliá-lo no debate. Fale também, sobre algumas unidades de medidas que estão bem relacionadas com o uso do smartphone, tais como : decibéis clique aqui , polegadas clique aqui , tempo clique aqui.

Apresente a questão aos alunos e solicite que respondam individualmente, após completarem a tabela faça um breve debate sobre as questões no discuta com a turma para que possam compreender melhor a exposição a intensidade dos ruídos.

Propósito: Apresentar uma situação real, que busca a troca de experiência com os colegas, o desenvolvimento da autonomia diante de escolhas Pessoais e a representação geométrica diante a interpretação de um contexto.

Discuta com a turma:

  • De acordo com a OMS um nível de volume seguro com o uso do celular é de 50% do volume máximo do aparelho, peça que identifiquem quanto tempo poderiam escutar com 110 decibéis e no seu volume reduzido.
  • No material complementar, na tabela de nível médio de ruídos, apresente alguns exemplos disponíveis e solicite que localizem na atividade o tempo que poderiam ficar expostos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Finalize o aquecimento relacionando a atividade principal.

Propósito: Apresentar um contexto real sobre o uso da câmera de smartphones a quantidade de megapixel e a ampliação de uma foto em centímetros (cm).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Apresente o problema aos alunos, você poderá projetá-lo ou imprimi-lo no material complementar. Solicite aos alunos que, individualmente, responda as questões, Comente com eles, sobre pixel, seu significado e importância para a definição de uma imagem, um pequeno vídeo onde podem visualizar e assimilar melhor a definição de pixel, e um texto está disponível no material complementar, como também informações sobre resolução e impressão de fotos. Após os alunos resolverem a atividade sugira que compartilhe com o colega e discutam como obtiveram os resultados.

Propósito: Apresentar o aluno ao conceito de pixel em um contexto sobre o uso da câmera de smartphones a quantidade de megapixel e a ampliação de uma foto utilizando unidade de medida de comprimento.

Discuta com a turma:

  • Que a conta de energia além do consumo residencial é acrescida de impostos e taxa de iluminação pública.
  • Que outras medidas Ricardo poderia realizar para reduzir ainda mais o consumo de energia?
  • Como organizaram a resolução da atividade e quais foram as principais dificuldades encontradas?

Material complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Apresente o problema aos alunos, você poderá projetá-lo ou imprimi-lo no material complementar. Solicite aos alunos que, individualmente,responda as questões, Comente com eles, sobre pixel, seu significado e importância para a definição de uma imagem, um pequeno vídeo onde podem visualizar e assimilar melhor a definição de pixel, e um texto está disponível no material complementar, como também informações sobre resolução e impressão de fotos. . Após os alunos resolverem a atividade sugira que compartilhe com o colega e discutam como obtiveram os resultados.

Propósito: Apresentar o aluno ao conceito de pixel em um contexto sobre o uso da câmera de smartphones a quantidade de megapixel e a ampliação de uma foto utilizando unidade de medida de comprimento.

Discuta com a turma:

  • Que a conta de energia além do consumo residencial é acrescida de impostos e taxa de iluminação pública.
  • Que outras medidas Ricardo poderia realizar para reduzir ainda mais o consumo de energia?
  • Como organizaram a resolução da atividade e quais foram as principais dificuldades encontradas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução. Você pode projetá-la ou escrevê-las no quadro. Caso queira a resolução impressa desta atividade você poderá obtê-la aqui. Caso alguma dupla da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas.

Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado, nas diferentes etapas, para solucionar uma questão.

Discuta com a turma:

  • A diferença entre imagem no formato retrato e paisagem.
  • Se as dimensões poderiam ser modificadas?
  • Qual foi a razão encontrada da imagem apresentada e sua ampliação e redução.
  • Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução. Você pode projetá-la ou escrevê-las no quadro. Caso queira a resolução impressa desta atividade você poderá obtê-la aqui. Caso alguma dupla da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas.

Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado, nas diferentes etapas, para solucionar uma questão.

Discuta com a turma:

  • A diferença entre imagem no formato retrato e paisagem.
  • Se as dimensões poderiam ser modificadas?
  • Qual foi a razão encontrada da imagem apresentada e sua ampliação e redução.
  • Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução. Você pode projetá-la ou escrevê-las no quadro. Caso queira a resolução impressa desta atividade você poderá obtê-la aqui. Caso alguma dupla da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas.

Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado, nas diferentes etapas, para solucionar uma questão.

Discuta com a turma:

  • A diferença entre imagem no formato retrato e paisagem.
  • Se as dimensões poderiam ser modificadas?
  • Qual foi a razão encontrada da imagem apresentada e sua ampliação e redução.
  • Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância de saber entender e relacionar as unidades de medidas com o uso de aparelhos celulares multifuncionais.

Propósito: Sistematizar os conhecimentos adquiridos para desenvolver a habilidade de observar situações do cotidiano e estimar medidas diante das diversas situações relacionadas ao uso de aparelhos multifuncionais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Esta atividade possibilita aos alunos estabelecerem relações entre porcentagem e medidas de tempo. Solicite que, individualmente, os alunos leiam a atividade, que pode ser impressa no material complementar juntamente com sua resolução e a realizem. No final, reserve um tempo para um debate coletivo, valorizando a troca de respostas e as opiniões dos colegas. Atividades complementares e resoluções disponíveis no material complementar.

Discuta com a turma:

  • Qual parte eles acharam mais difícil?
  • A resposta obtida estar condizente com o problema? Ela faz sentido considerando os dados apresentados?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 7º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem a resolver problemas envolvendo medições, medição de superfícies e medida do comprimento da circunferência.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA29 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA30 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano