10819
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Álgebra

Plano de aula - Investigando Elementos Ausentes numa Sequência

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do EF sobre Investigando Elementos Ausentes numa Sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gerviz Fernandes de Lima

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT2_12ALG02

Recursos:
_ Essenciais: Atividade impressa, compartilhada ou enviada pela internet; um meio de comunicação com os alunos (Zoom, Meet, Celular, Google Sala de aula, WhatsApp).
_ Opcionais: Vídeo: O que são sequências repetitivas e sequências recursiva. 

Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.

Atividade principal
A atividade original do plano foi adaptada para que os alunos possam fazer sozinhos em suas casas. Por isso, eles precisam ter acesso a uma parte do conteúdo do documento (retângulos com as sequências) que está na aba dos Materiais e atividades, ou a imagem do slide 5. Caso não tenha acesso a internet, você pode enviar foto pelo WhatsApp e pedir que eles reproduzam no caderno. Se tiver em momento síncrono com seus alunos, compartilhe a tela do seu computador apresentando o slide. Deixe que observem a sequência de números. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam e interpretam as sequências. Peça que investiguem o elemento ausente em cada uma das sequências. Oriente que devem descobrir primeiro a regularidade das sequências. Faça as perguntas:
     - Você poderia descrever um dos padrões?
     - Que número está faltando nesta sequência?
Você pode enviar as perguntas por meio do whatsApp, ou impressas junto com a atividade. O importante é que eles possam explicar como pensaram para resolver, e no caso de não ser possível fazer a discussão, garantir que você tenha diferentes respostas para socializar com a turma na hora de dar a devolutiva.

Discussão das soluções
A socialização das estratégias usadas para descobrir as respostas é muito importante. Realize a discussão da atividade, investigando uma sequência por vez. Convide um aluno a explicar o padrão utilizado. Verifique se houve algum aluno que não entendeu ou não encontrou o padrão. Em seguida, faça o mesmo com as outras sequências. Questione o que assemelha e o que diferencia todos os padrões. Deixe que os alunos compartilhem, seja pelo áudio se a aula for síncrona, ou também eles podem enviar fotos pelo WhatsApp com diferentes respostas. Questione-os:
     - Você pode indicar o elemento faltante dessa sequência?
     - Qual o padrão utilizado por cada sequência?

Pode-se disponibilizar um quadro com as respostas diferentes, por exemplo, e encaminhar aos alunos, junto com a correção da atividade de cada um.

Encerramento
Finalize a atividade retomando a aprendizagem da aula. Esse momento é importante, pois sintetiza e os faz refletir sobre o que aprenderam, ou sobre possíveis dúvidas sobre o assunto. Use o conteúdo do slide 12 e compartilhe com seus alunos. Você pode enviar no grupo de whatsApp, ou impresso junto com a devolutiva de cada um.

Raio X
A atividade de raio x serve para avaliar se o objetivo da aula foi atingido, isto é, se os alunos são capazes de identificar o número faltante em sequências . Envie para eles a atividade impressa ou pela internet, ou compartilhe a imagem do slide 13, e peça que resolvam e devolvam para você.

Convite às famílias
Sugira aos seus alunos que envolvam as pessoas que estão ao seu redor nas discussões das regularidades. Peça apoio aos familiares para a realização da atividade. Disponibilize o link do vídeo sobre padrões e sequências que está nos recursos para aqueles que tiverem acesso a internet. Eles podem criar padrões de sequências de objetos que têm em casa, por exemplo. Pode ser um momento divertido e de muito aprendizado.

Sugestão Enviada Por: Eliane Zanin


Código: MAT2_12ALG02

(EF02MA11) Descrever os elementos ausentes em sequências repetitivas e em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 2º ano:

Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem sequências recursivas e repetitivas e regularidades das sequências, representadas de diversas formas.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas