Guia de Intervenção
Plano de Aula
Plano de aula: Investigando Elementos Ausentes numa Sequência
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Investigando Sequências
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Gerviz Fernandes de Lima
Mentor: Paulo César da Silva Rocha
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF02MA11) Identificação de regularidades em sequências, observação e determinação de elementos ausentes na sequência (numéricas e figurativas; recursivas ou repetitivas)
Objetivos específicos
Identificar e determinar elementos numéricos ausentes na sequência.
Conceito-chave
Elementos ausentes, sequência numérica.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Envelopes numerados.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Identificar e determinar elementos numéricos ausentes na sequência.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Inicie discutindo conceitos prévios sobre uma sequência, os elementos que a compõem e como determinamos um padrão existente em uma dada sequência. Apresente as duas sequências e peça que investiguem a regularidade de cada uma, se há números que se repetem, como ela foi construída. Investigando a primeira, observamos que os números possuem uma variação de dois números, ou seja, 10 +2 = 12, 12 + 2 = 14, e assim por diante. Na segunda sequência, o número inicial é 3. Se somarmos 3 + 2 = 5, e 5 + 2 =7, logo perceberemos que a variação também é 2 acrescentado ao número anterior.
Propósito: Compreender como se constrói uma sequência e sua ordem.
Discuta com a turma:
- Só existem sequências de figuras e objetos? Podemos construir uma sequência de números?
- Que elementos compõem essa sequência?
- Qual o próximo elemento da primeira sequência? E da segunda? Como você chegou a essa conclusão?
Leitura Complementar: Leia aqui Ratier, Santomauro e Polato (2008), As situações didáticas de matemática, publicado pela Revista Nova Escola, para uma reflexão sobre atividades que tenham como base a investigação e a solução de problemas.
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos. (Slides 4, 5 e 6)
Orientação: Com a turma reunida em duplas, apresente a proposta da atividade e deixe que os alunos realizem a leitura das regras. Depois enumere as duplas, ou os organize em sequências para que haja controle e organização durante a execução da atividade. Reforce a linguagem matemática que será utilizada, a leitura das regras servirá como um momento para retirar possíveis dúvidas na execução do jogo. As tarjetas com as sequências devem estar do lado esquerdo da lousa, pois serão as primeiras que os alunos deverão ter contato visual. Se possível, imprima em um tamanho que seja visualizado por todos, ou produza em papel ofício branco com cores destacadas. Do lado direito da lousa deverão estar os envelopes numerados. Uma sugestão é que o ambiente seja preparado antes de iniciar a aula, para que o tempo seja suficiente e os alunos não vejam as sequências ou as perguntas antes.
Propósito: Investigar elementos ausentes em uma sequência através do jogo.
Discuta com a turma:
- Que números estão faltando nesta sequência que vocês escolheram? Porque escolheram ela?
- Há alguma outra sequência que pode ser completada por este mesmo número que vocês encontraram?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos. (Slides 4, 5 e 6)
Orientação: Com a turma reunida em duplas, apresente a proposta da atividade e deixe que os alunos realizem a leitura das regras. Depois enumere as duplas, ou os organize em sequências para que haja controle e organização durante a execução da atividade. Reforce a linguagem matemática que será utilizada, a leitura das regras servirá como um momento para retirar possíveis dúvidas na execução do jogo. As tarjetas com as sequências devem estar do lado esquerdo da lousa, pois serão as primeiras que os alunos deverão ter contato visual. Se possível, imprima em um tamanho que seja visualizado por todos, ou produza em papel ofício branco com cores destacadas. Do lado direito da lousa deverão estar os envelopes numerados. Uma sugestão é que o ambiente seja preparado antes de iniciar a aula, para que o tempo seja suficiente e os alunos não vejam as sequências ou as perguntas antes.
Propósito: Investigar elementos ausentes em uma sequência através do jogo.
Discuta com a turma:
- Que números estão faltando nesta sequência que vocês escolheram? Porque escolheram ela?
- Há alguma outra sequência que pode ser completada por este mesmo número que vocês encontraram?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos. (Slides 4, 5 e 6)
Orientação: Com a turma reunida em duplas, apresente a proposta da atividade e deixe que os alunos realizem a leitura das regras. Depois enumere as duplas, ou os organize em sequências para que haja controle e organização durante a execução da atividade. Reforce a linguagem matemática que será utilizada, a leitura das regras servirá como um momento para retirar possíveis dúvidas na execução do jogo. As tarjetas com as sequências devem estar do lado esquerdo da lousa, pois serão as primeiras que os alunos deverão ter contato visual. Se possível, imprima em um tamanho que seja visualizado por todos, ou produza em papel ofício branco com cores destacadas. Do lado direito da lousa deverão estar os envelopes numerados. Uma sugestão é que o ambiente seja preparado antes de iniciar a aula, para que o tempo seja suficiente e os alunos não vejam as sequências ou as perguntas antes.
Propósito: Investigar elementos ausentes em uma sequência através do jogo.
Discuta com a turma:
- Que números estão faltando nesta sequência que vocês escolheram? Porque escolheram ela?
- Há alguma outra sequência que pode ser completada por este mesmo número que vocês encontraram?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8, 9, 10, 11 e 12)
Orientações: Ao final do jogo, todas as perguntas do envelope devem ter sido retiradas e respondidas pelos alunos. No início foram expostas 15 sequências, porém apenas 12 possuem respostas corretas. Cada dupla pode ter usado um método diferente para responder as sequências. Peça que alguns alunos expliquem como encontraram a resposta, essa é apenas uma sugestão de solução, alguns podem ter feito através de desenhos, deduções, esquemas. Peça que apresentem suas anotações para a turma. Apresente aos alunos as 3 sequências que ficaram sem resposta e investigue com eles uma das hipóteses de solução. Para aqueles que não conseguirem investigar nenhuma sequência, peça que mostrem suas anotações, para que seja discutido onde houve a paralisação da solução.
Propósito: Incentivar que os alunos busquem explicar como encontraram o padrão da sequência.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8, 9, 10, 11 e 12)
Orientações: Ao final do jogo, todas as perguntas do envelope devem ter sido retiradas e respondidas pelos alunos. No início foram expostas 15 sequências, porém apenas 12 possuem respostas corretas. Cada dupla pode ter usado um método diferente para responder as sequências. Peça que alguns alunos expliquem como encontraram a resposta, essa é apenas uma sugestão de solução, alguns podem ter feito através de desenhos, deduções, esquemas. Peça que apresentem suas anotações para a turma. Apresente aos alunos as 3 sequências que ficaram sem resposta e investigue com eles uma das hipóteses de solução. Para aqueles que não conseguirem investigar nenhuma sequência, peça que mostrem suas anotações, para que seja discutido onde houve a paralisação da solução.
Propósito: Incentivar que os alunos busquem explicar como encontraram o padrão da sequência.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8, 9, 10, 11 e 12)
Orientações: Ao final do jogo, todas as perguntas do envelope devem ter sido retiradas e respondidas pelos alunos. No início foram expostas 15 sequências, porém apenas 12 possuem respostas corretas. Cada dupla pode ter usado um método diferente para responder as sequências. Peça que alguns alunos expliquem como encontraram a resposta, essa é apenas uma sugestão de solução, alguns podem ter feito através de desenhos, deduções, esquemas. Peça que apresentem suas anotações para a turma. Apresente aos alunos as 3 sequências que ficaram sem resposta e investigue com eles uma das hipóteses de solução. Para aqueles que não conseguirem investigar nenhuma sequência, peça que mostrem suas anotações, para que seja discutido onde houve a paralisação da solução.
Propósito: Incentivar que os alunos busquem explicar como encontraram o padrão da sequência.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8, 9, 10, 11 e 12)
Orientações: Ao final do jogo, todas as perguntas do envelope devem ter sido retiradas e respondidas pelos alunos. No início foram expostas 15 sequências, porém apenas 12 possuem respostas corretas. Cada dupla pode ter usado um método diferente para responder as sequências. Peça que alguns alunos expliquem como encontraram a resposta, essa é apenas uma sugestão de solução, alguns podem ter feito através de desenhos, deduções, esquemas. Peça que apresentem suas anotações para a turma. Apresente aos alunos as 3 sequências que ficaram sem resposta e investigue com eles uma das hipóteses de solução. Para aqueles que não conseguirem investigar nenhuma sequência, peça que mostrem suas anotações, para que seja discutido onde houve a paralisação da solução.
Propósito: Incentivar que os alunos busquem explicar como encontraram o padrão da sequência.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8, 9, 10, 11 e 12)
Orientações: Ao final do jogo, todas as perguntas do envelope devem ter sido retiradas e respondidas pelos alunos. No início foram expostas 15 sequências, porém apenas 12 possuem respostas corretas. Cada dupla pode ter usado um método diferente para responder as sequências. Peça que alguns alunos expliquem como encontraram a resposta, essa é apenas uma sugestão de solução, alguns podem ter feito através de desenhos, deduções, esquemas. Peça que apresentem suas anotações para a turma. Apresente aos alunos as 3 sequências que ficaram sem resposta e investigue com eles uma das hipóteses de solução. Para aqueles que não conseguirem investigar nenhuma sequência, peça que mostrem suas anotações, para que seja discutido onde houve a paralisação da solução.
Propósito: Incentivar que os alunos busquem explicar como encontraram o padrão da sequência.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8, 9, 10, 11 e 12)
Orientações: Ao final do jogo, todas as perguntas do envelope devem ter sido retiradas e respondidas pelos alunos. No início foram expostas 15 sequências, porém apenas 12 possuem respostas corretas. Cada dupla pode ter usado um método diferente para responder as sequências. Peça que alguns alunos expliquem como encontraram a resposta, essa é apenas uma sugestão de solução, alguns podem ter feito através de desenhos, deduções, esquemas. Peça que apresentem suas anotações para a turma. Apresente aos alunos as 3 sequências que ficaram sem resposta e investigue com eles uma das hipóteses de solução. Para aqueles que não conseguirem investigar nenhuma sequência, peça que mostrem suas anotações, para que seja discutido onde houve a paralisação da solução.
Propósito: Incentivar que os alunos busquem explicar como encontraram o padrão da sequência.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Termine a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam a aprendizagem da aula e a importância de verificarem mais de uma possibilidade para uma regularidade.
Propósito: Encerrar, lendo o conceito da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Certifique-se que todos entendem o que precisa ser feito. Passe pelas mesas das crianças para acompanhar o raciocínio de todos e possíveis dificuldades. Quando todos tiverem terminado, peça que alguns alunos expliquem como chegaram à sequência e compartilhem suas estratégias.
Propósito: Identificar o número faltante na sequência .
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_12ALG02
Recursos:
_ Essenciais: Atividade impressa, compartilhada ou enviada pela internet; um meio de comunicação com os alunos (Zoom, Meet, Celular, Google Sala de aula, WhatsApp).
_ Opcionais: Vídeo: O que são sequências repetitivas e sequências recursiva.
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Atividade principal
A atividade original do plano foi adaptada para que os alunos possam fazer sozinhos em suas casas. Por isso, eles precisam ter acesso a uma parte do conteúdo do documento (retângulos com as sequências) que está na aba dos Materiais e atividades, ou a imagem do slide 5. Caso não tenha acesso à internet, você pode enviar foto pelo WhatsApp e pedir que eles reproduzam no caderno. Se tiver em momento síncrono com seus alunos, compartilhe a tela do seu computador apresentando o slide. Deixe que observem a sequência de números. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam e interpretam as sequências. Peça que investiguem o elemento ausente em cada uma das sequências. Oriente que devem descobrir primeiro a regularidade das sequências. Faça as perguntas:
- Você poderia descrever um dos padrões?
- Que número está faltando nesta sequência?
Você pode enviar as perguntas por meio do WhatsApp, ou impressas junto com a atividade. O importante é que eles possam explicar como pensaram para resolver, e no caso de não ser possível fazer a discussão, garantir que você tenha diferentes respostas para socializar com a turma na hora de dar a devolutiva.
Discussão das soluções
A socialização das estratégias usadas para descobrir as respostas é muito importante. Realize a discussão da atividade, investigando uma sequência por vez. Convide um aluno a explicar o padrão utilizado. Verifique se houve algum aluno que não entendeu ou não encontrou o padrão. Em seguida, faça o mesmo com as outras sequências. Questione o que assemelha e o que diferencia todos os padrões. Deixe que os alunos compartilhem, seja pelo áudio se a aula for síncrona, ou também eles podem enviar fotos pelo WhatsApp com diferentes respostas. Questione-os:
- Você pode indicar o elemento faltante dessa sequência?
- Qual o padrão utilizado por cada sequência?
Pode-se disponibilizar um quadro com as respostas diferentes, por exemplo, e encaminhar aos alunos, junto com a correção da atividade de cada um.
Encerramento
Finalize a atividade retomando a aprendizagem da aula. Esse momento é importante, pois sintetiza e os faz refletir sobre o que aprenderam, ou sobre possíveis dúvidas sobre o assunto. Use o conteúdo do slide 12 e compartilhe com seus alunos. Você pode enviar no grupo de WhatsApp, ou impresso junto com a devolutiva de cada um.
Raio X
A atividade de raio x serve para avaliar se o objetivo da aula foi atingido, isto é, se os alunos são capazes de identificar o número faltante em sequências. Envie para eles a atividade impressa ou pela internet, ou compartilhe a imagem do slide 13, e peça que resolvam e devolvam para você.
Convite às famílias
Sugira aos seus alunos que envolvam as pessoas que estão ao seu redor nas discussões das regularidades. Peça apoio aos familiares para a realização da atividade. Disponibilize o link do vídeo sobre padrões e sequências que está nos recursos para aqueles que tiverem acesso à internet. Eles podem criar padrões de sequências de objetos que têm em casa, por exemplo. Pode ser um momento divertido e de muito aprendizado.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Gerviz Fernandes de Lima
Mentor: Paulo César da Silva Rocha
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF02MA11) Identificação de regularidades em sequências, observação e determinação de elementos ausentes na sequência (numéricas e figurativas; recursivas ou repetitivas)
Objetivos específicos
Identificar e determinar elementos numéricos ausentes na sequência.
Conceito-chave
Elementos ausentes, sequência numérica.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Envelopes numerados.
Alfabetização
Confira mais de 700 planos de aula e atividades para 1º e 2º ano do Fundamental
ACESSAR AGORA