10816
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Números

Plano de aula - Jogo Do Desafio Na Reta Real

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º do Fundamental sobre Localizar números reais na reta real e em intervalos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Bernadete Estradioto

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: alguma rede social: Whatsapp, Facebook etc.
- Optativas: calculadora.

Aquecimento
Proponha uma discussão que lembre a linguagem e os símbolos usados na representação dos intervalos.

Atividade principal
Proponha uma interação pela rede social escolhida: um jogo adaptado do plano original (que chamamos aqui de ping-pong-tchan) através da escolha de 3 grupos. Qualquer “jogador” pode pertencer a mais de um grupo.

Regras para cada rodada:
- O professor faz as perguntas;
- O grupo I dá a resposta (ping);
- O grupo II corrige, confirmando ou não e dando suas explicações (pong);
- O grupo III dá exemplos (tchan);
- Depois de cada rodada, os grupos mudam. Ou seja, o grupo I passa a ser o II, o II passa a ser o III e o III passa a ser o I, fazendo a rotação quando todos os grupos passarem por todas as etapas.

As perguntas podem ser (dependendo do tempo, pode-se propor mais uma rotação com mais três perguntas):
1) É possível escrever 3 na forma de fração e estimar a localização na reta numérica?
2) Quantos números existem num intervalo fechado de 1 até 8? Será que é possível estimar a localização de cada um deles?
3) O significa um intervalo ilimitado?
4) É possível que um intervalo tenha apenas números naturais?
5) O que significa dizer que um intervalo é aberto ou fechado?
6) Um intervalo semiaberto ou semifechado têm o mesmo significado?

Painel de soluções: respostas esperadas

Sistematização e encerramento
A cada término de rotação, reforce as respostas corretas.

Sugestão Enviada Por: Fabio Menezes


Código: MAT9_01NUM10

(EF09MA01) Reconhecer que, uma vez fixada uma unidade de comprimento, existem segmentos de reta cujo comprimento não é expresso por número racional (como as medidas de diagonais de um polígono e alturas de um triângulo, quando se toma a medida de cada lado como unidade).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 9º ano:

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem sobre o conjunto dos números reais como ampliação dos racionais; números irracionais e seu significado; representação dos números reais na reta numerada; cálculos com números reais: as quatro operações, e potências com expoentes negativos e fracionários; resolução de problema envolvendo operações com números escritos em notação científica e operações com percentuais sucessivos.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas