10814
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Números

Plano de aula - Você sabe como estimar o valor de um quociente?

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre estimativa de um quociente.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabel Cossalter

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT4_07NUM_01

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: -
- Opcionais: Google Meet, Google Formulários, Google Sites, WhatsApp, e-mail, Google Apresentações

Para este plano, foque na etapa Atividade Principal

Aquecimento
Se há a possibilidade de trabalho síncrono, a situação pode ser discutida com a turma via Google Meet. Caso contrário, o professor pode adaptar a questão pensando em menos caixas e menos livros, propondo que o próprio aluno crie uma situação com objetos de sua casa, por exemplo, caixinhas com talheres ou com palitos para que o aluno possa fazer esse paralelo entre a situação dos livros de Roberta e os palitos. Lembre-se de trazer para a turma as questões presentes nas orientações ao professor. Peça que os alunos apresentem exemplos de estimativas.

Atividade principal
O professor pode trazer as operações presentes na proposta dessa atividade para o Google Apresentações, criando slides condicionais que levem ao próximo desafio ou peça que o aluno tente novamente. O professor pode inclusive inserir dicas nestes slides para que o aluno tenha algum suporte ao fazer a atividade (caso precise).
No caso de não ter acesso ao recurso tecnológico, o professor pode propor que o aluno crie um jogo de cartas que trabalhe com as operações indicadas por ele (usar as operações do jogo proposto aqui).

Discussão das soluções
O professor pode criar um Google Documentos para que os alunos possam deixar ali as estratégias e explicações sobre como realizaram as estimativas das operações. Usar as operações propostas na atividade anterior e transpor as questões presentes nas orientações aos professores para um formulário com o Google Formulários.
Sem o recurso digital, é possível que o professor dê a devolutiva do jogo criado pelos alunos para que eles expliquem o que fariam em cada operação, mesmo que por escrito.

Sistematização
Estimular os alunos a criarem suas próprias estratégias de cálculo, propondo que eles sempre socializem suas descobertas com os colegas, o que pode ser feito usando o Google Sites, ou grupos da turma em redes como o WhatsApp, por exemplo.

Encerramento
É importante que o aluno tenha um caderno de registro de estratégias, onde ele faça um compêndio de estratégias criadas e descobertas por ele para as mais diferentes operações. Lembrando que é importante que o aluno valide suas estratégias com o professor para que ele não use estratégias equivocadas.

Raio X
Propor aos alunos a resolução da atividade com duas estratégias distintas, fotografar as estratégias e enviar ao professor via Google Formulários ou mesmo e-mail. Caso não seja possível o recurso digital, solicitar o envio do registro físico mesmo.

Convite às famílias
Convidar a família a auxiliar o aluno na produção do seu “registro de estratégias” indicado na etapa “Encerramento”, que pode ser feito tanto físico quanto virtualmente.

Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé


Código: MAT4_07NUM01

(EF04MA04) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 4º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem representação e comparação de números naturais de até 5 ordens, decomposição com adições e multiplicações por potências de 10; operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, incluindo cálculo mental e resolução de problemas envolvendo contagem; frações unitárias (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/0 e 1/100) e representação das frações 1/10 e 1/100 na forma decimal, na reta numerada e em valores monetários.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas