Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Você sabe como estimar o valor de um quociente?
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Estimativa de quocientes
Por: Isabel Cossalter
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Isabel Cossalter
Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
EF04MA04 - Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.
Objetivos específicos
Explorar o conceito de estimar e ampliar as estratégias de cálculo para realizar a estimativa de um quociente.
Conceito-chave
Estimativa de um quociente.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca.
- Tiras de papel para os cálculos a serem trabalhados no jogo.
- Cartões com dicas de respostas dos cálculos.
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Lápis e borracha.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Explorar o conceito de estimar e ampliar as estratégias de cálculo para realizar a estimativa de um quociente.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Propósito: Apresentar o objetivo da aula aos alunos.
Orientação: Leia o slide ou peça que um dos alunos faça a leitura em voz alta para a classe. Pergunte quem gostaria de explicar o que entendeu a respeito do objetivo da aula. Partindo da explicação dada, esclareça dúvidas.
Discuta com a turma:
- Alguém tem alguma ideia do que significa a palavra estimar?
- Os resultados das operações recebem nomes. Qual é o nome do resultado da adição? Da subtração? Da multiplicação?
- O que é um quociente?
Aquecimento Slides 3 e 4
Tempo sugerido: 5 minutos
Propósito: Identificar os conhecimentos prévios dos alunos acerca do conceito de estimativa e/ou apresentá-lo ao grupo.
Orientação: Leia o slide ou sugira que um dos alunos faça a leitura em voz alta para a classe. Peça às crianças que procurem interpretar o que significa fazer uma estimativa tomando por base apenas a fala da garota. Se julgar conveniente, deixe que confirmem no dicionário a hipótese levantada.
Discuta com a turma:
- Foi possível compreender o significado da palavra estimativa apenas considerando a fala da Roberta? Por quê?
- Como podemos definir o que significa fazer uma estimativa?
- Estimar é fazer um cálculo aproximado. A estimativa feita por Roberta está correta? Ela poderia ter usado alguma outra estratégia de cálculo para estimar o produto dessa multiplicação?
- Em quais situações da nossa vida fazemos cálculos por estimativa?
Aquecimento Slides 3 e 4
Tempo sugerido: 5 minutos
Propósito: Identificar os conhecimentos prévios dos alunos acerca do conceito de estimativa e/ou apresentá-lo ao grupo.
Orientação: Uma vez explicado o conceito de estimativa, apresente o slide 4. Faça uma leitura dialogada da fala da garota e vá esclarecendo dúvidas. Peça aos alunos que se reúnam em duplas, identifiquem se o raciocínio da menina está correto e expliquem o porquê. Eles necessitam prestar atenção e comparar os números do problema apresentado no slide 3 com os do slide 4, bem como perceber que a multiplicação ajuda a estimar o quociente de uma divisão, pois são operações inversas.
Discuta com a turma:
- Quem entendeu como Roberta estimou o resultado do quociente?
- Roberta fez uma operação de divisão. Ela está correta? Por quê?
- A multiplicação pode mesmo ajudar a calcular uma divisão? Por quê?
- Como posso usar a multiplicação para estimar um quociente?
- A adição e a subtração também podem ser úteis? Por exemplo, no slide 3, Roberta usou a multiplicação e a adição.
- Posso usar mais de uma estratégia para estimar o resultado de um quociente?
Resolução:
Fazendo uma operação de divisão (700 :9) se encontra um quociente de aproximadamente 70, portanto a menina está certa.
Atividade principal - Slides 5 e 6
Tempo sugerido: 14 minutos
Propósito: Compreender como estimar o resultado de um quociente fazendo uso de diferentes estratégias de cálculo.
Orientação: Leia o slide com os alunos e esclareça as regras do jogo.
Organize as duplas, considerando que precisarão se movimentar ao responder a estimativa do quociente. De preferência, procure colocar juntos alunos que possam trabalhar de modo cooperativo.
Enfatize que a cada cálculo sorteado, todas as duplas podem escolher um cartão e responder, desde que o pulo aconteça dentro do tempo estabelecido. Ou seja, todas as duplas jogam ao mesmo tempo.
Escreva na lousa a operação de divisão sorteada, marque o tempo e deixe que as crianças discutam formas de estimar o quociente.
Avise quando o tempo estiver esgotado. Esse é o momento de “ pular”, caso nenhum aluno ainda o tenha feito.
Antes de passar para outra operação, registre na lousa a pontuação de cada dupla.
Se considerar mais adequado, peça que os alunos façam como lição de casa uma operação de divisão para ser sorteada na hora do jogo. O importante é que seja possível o treino do cálculo por estimativa. Esse é um jogo simples que se apoia na ideia de trabalhar o raciocínio lógico juntamente com o exercício motor como maneira de estimular a interação entre as crianças e favorecer o desenvolvimento da atenção e memória.
Vale ainda explicar aos alunos que a contagem de pontos de cada dupla servirá apenas para permitir a todos uma reflexão em relação aos procedimentos de cálculo realizados ao estimar um quociente que foram mais ou menos fáceis e não para servir de competição. A proposta é que todos compartilhem um momento de estudo que pode ser também divertido.
Discuta com a turma:
- Como foi treinar o cálculo de estimativa de um quociente?
- O cartão de resposta favoreceu o trabalho de vocês? Como?
- Ter que pular na hora de dar a resposta ajudou ou atrapalhou? Por quê?
- Vocês tiveram dificuldades? Quais foram? O que fizeram para tentar superá-las?
- Vocês perceberam alguma característica do cálculo por estimativa de um quociente que pode servir de dica na hora de realizar novos cálculos desse tipo?
Material complementar para o professor
Motricidade e aprendizagem: algumas implicações para a educação escolar
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542010000200005
Atividade principal - Slides 5 e 6
Tempo sugerido: 14 minutos
Propósito: Compreender como estimar o resultado de um quociente fazendo uso de diferentes estratégias de cálculo.
Orientação: Leia o slide com os alunos e esclareça as regras do jogo.
Organize as duplas considerando que precisarão se movimentar ao responder a estimativa do quociente. De preferência, procure colocar juntos alunos que possam trabalhar de modo cooperativo.
Enfatize que a cada cálculo sorteado, todas as duplas podem escolher um cartão e responder, desde que o pulo aconteça dentro do tempo estabelecido. Ou seja, todas as duplas jogam ao mesmo tempo.
Escreva na lousa a operação de divisão sorteada, marque o tempo e deixe que as crianças discutam formas de estimar o quociente.
Avise quando o tempo estiver esgotado. Esse é o momento de “pular”, caso nenhum aluno ainda o tenha feito.
Antes de passar para outra operação, registre na lousa a pontuação de cada dupla.
Se considerar mais adequado, peça que os alunos façam como lição de casa uma operação de divisão para ser sorteada na hora do jogo. O importante é que seja possível o treino do cálculo por estimativa. Esse é um jogo simples que se apoia na ideia de trabalhar o raciocínio lógico juntamente com a exercício motor como maneira de estimular a interação entre as crianças e favorecer o desenvolvimento da atenção e memória.
Vale ainda explicar aos alunos que a contagem de pontos de cada dupla servirá apenas para permitir a todos uma reflexão em relação aos procedimentos de cálculo realizados ao estimar um quociente que foram mais ou menos fáceis e não para servir de competição. A proposta é que todos compartilhem um momento de estudo que pode ser também divertido.
Discuta com a turma:
- Como foi treinar o cálculo de estimativa de um quociente?
- O cartão de resposta favoreceu o trabalho de vocês? Como?
- Ter que pular na hora de dar a resposta ajudou ou atrapalhou? Por quê?
- Vocês tiveram dificuldades? Quais foram? O que fizeram para tentar superá-las?
- Vocês perceberam alguma característica do cálculo por estimativa de um quociente que pode servir de dica na hora de realizar novos cálculos desse tipo?
Material complementar para o professor
Motricidade e aprendizagem: algumas implicações para a educação escolar
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542010000200005
Discussão da solução
Tempo sugerido: 14 minutos
Propósito: Analisar e comparar as estratégias de cálculo por estimativa de um quociente apresentadas pelos alunos.
Orientação: Peça a um aluno que leia a fala da garota. Em seguida, pergunte se alguém usou a estratégia apresentada por ela e amplie a discussão, acrescentando outras que tenham sido utilizadas pela turma. Vá registrando os procedimentos apresentados pelas duplas e peça que expliquem a maneira como pensaram para chegar ao cálculo por estimativa dos quocientes.
Socializar as soluções encontradas pelas crianças é uma etapa importante do trabalho, pois favorece a organização do pensamento e desperta a atenção para diferentes formas de raciocínio. Além disso, oferece aos alunos uma valiosa oportunidade de interação e de exercício de habilidades fundamentais na construção da boa convivência, como ser capaz de ouvir, considerar e relacionar pontos de vista.
Discuta com a turma:
- Quais estratégias de cálculo foram usadas para estimar um quociente no jogo Calcule e Pule? Alguma delas foi mais usada do que as outras?
- Das estratégias apresentadas, há alguma mais prática ou fácil?
- É mais fácil estimar o valor de um quociente quando as tabuadas estão memorizadas? Por quê?
- É importante aprender a calcular por estimativa? Por quê?
- Em quais situações de nossa vida costumamos fazer estimativas de um quociente?
- Por que o cálculo por estimativa precisa ser mais rápido do que o cálculo exato?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Apresentar o conceito principal aprendido na aula.
Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos as estratégias aprendidas na aula e em quais situações foram utilizadas. Ressalte a importância da prática para se desenvolver a agilidade de cálculo.
Discuta com a turma:
- Quais dicas podemos dar aos colegas para facilitar o trabalho de calcular um quociente por estimativa ?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos
Propósito: Sistematizar a aprendizagem, revisando as ideias trabalhadas na aula.
Orientação: Faça uma leitura compartilhada do slide com os alunos.
Discuta com a turma:
- Do que aprendemos hoje, o que acharam mais interessante?
- Qual foi a maior dificuldade que tiveram?
- Como tentaram solucionar essa dificuldade?
Raio X
Tempo sugerido: 14 minutos
Propósito: Fazer uso do cálculo por estimativa para resolver um problema.
Orientação: Leia com o grupo ou deixe que um aluno faça a leitura em voz alta para a classe. Aproveite para explorar a expressão oral e interação entre as crianças, propondo que expliquem umas às outras o que deve ser feito na atividade. Após certificar-se de que as orientações foram devidamente compreendidas, peça que resolvam individualmente o cálculo por estimativa do quociente proposto no problema. Por ser uma atividade que pretende avaliar o aprendizado da aula, evite fazer intervenções e deixe que trabalhem livremente. Circule pela sala e procure verificar os procedimentos que estão sendo usados pelas crianças. Sempre que possível, anote observações que possam auxiliá-la nos momentos de discussão ou em atuações pontuais no trabalho com as crianças.
Nos cinco minutos restantes, socialize as respostas, peça aos alunos que expliquem as estratégias utilizadas e a maneira como pensaram para chegar aos resultados.
Discuta com a turma:
- Todos vocês chegaram aos mesmos resultados? Por que isso aconteceu?
- Quais estratégias de cálculo por estimativa do quociente foram usadas aqui?
- Das estratégias utilizadas, quais vocês consideram mais fáceis de aplicar?
- Em casa ou na escola, costumamos usar procedimentos de cálculo como estes? Dê exemplos.
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_07NUM_01
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: -
- Opcionais: Google Meet, Google Formulários, Google Sites, WhatsApp, e-mail, Google Apresentações
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal
Aquecimento
Se há a possibilidade de trabalho síncrono, a situação pode ser discutida com a turma via Google Meet. Caso contrário, o professor pode adaptar a questão pensando em menos caixas e menos livros, propondo que o próprio aluno crie uma situação com objetos de sua casa, por exemplo, caixinhas com talheres ou com palitos para que o aluno possa fazer esse paralelo entre a situação dos livros de Roberta e os palitos. Lembre-se de trazer para a turma as questões presentes nas orientações ao professor. Peça que os alunos apresentem exemplos de estimativas.
Atividade principal
O professor pode trazer as operações presentes na proposta dessa atividade para o Google Apresentações, criando slides condicionais que levem ao próximo desafio ou peça que o aluno tente novamente. O professor pode inclusive inserir dicas nestes slides para que o aluno tenha algum suporte ao fazer a atividade (caso precise).
No caso de não ter acesso ao recurso tecnológico, o professor pode propor que o aluno crie um jogo de cartas que trabalhe com as operações indicadas por ele (usar as operações do jogo proposto aqui).
Discussão das soluções
O professor pode criar um Google Documentos para que os alunos possam deixar ali as estratégias e explicações sobre como realizaram as estimativas das operações. Usar as operações propostas na atividade anterior e transpor as questões presentes nas orientações aos professores para um formulário com o Google Formulários.
Sem o recurso digital, é possível que o professor dê a devolutiva do jogo criado pelos alunos para que eles expliquem o que fariam em cada operação, mesmo que por escrito.
Sistematização
Estimular os alunos a criarem suas próprias estratégias de cálculo, propondo que eles sempre socializem suas descobertas com os colegas, o que pode ser feito usando o Google Sites, ou grupos da turma em redes como o WhatsApp, por exemplo.
Encerramento
É importante que o aluno tenha um caderno de registro de estratégias, onde ele faça um compêndio de estratégias criadas e descobertas por ele para as mais diferentes operações. Lembrando que é importante que o aluno valide suas estratégias com o professor para que ele não use estratégias equivocadas.
Raio X
Propor aos alunos a resolução da atividade com duas estratégias distintas, fotografar as estratégias e enviar ao professor via Google Formulários ou mesmo e-mail. Caso não seja possível o recurso digital, solicitar o envio do registro físico mesmo.
Convite às famílias
Convidar a família a auxiliar o aluno na produção do seu “registro de estratégias” indicado na etapa “Encerramento”, que pode ser feito tanto físico quanto virtualmente.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Isabel Cossalter
Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
EF04MA04 - Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.
Objetivos específicos
Explorar o conceito de estimar e ampliar as estratégias de cálculo para realizar a estimativa de um quociente.
Conceito-chave
Estimativa de um quociente.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca.
- Tiras de papel para os cálculos a serem trabalhados no jogo.
- Cartões com dicas de respostas dos cálculos.
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Lápis e borracha.