Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Isabel Cossalter
Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
EF04MA04 - Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.
Objetivos específicos
Explorar o conceito de estimar e ampliar as estratégias de cálculo para realizar a estimativa de um quociente.
Conceito-chave
Estimativa de um quociente.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca.
- Tiras de papel para os cálculos a serem trabalhados no jogo.
- Cartões com dicas de respostas dos cálculos.
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Lápis e borracha.
Tempo sugerido: 2 minutos
Propósito: Apresentar o objetivo da aula aos alunos.
Orientação: Leia o slide ou peça que um dos alunos faça a leitura em voz alta para a classe. Pergunte quem gostaria de explicar o que entendeu a respeito do objetivo da aula. Partindo da explicação dada, esclareça dúvidas.
Discuta com a turma:
- Alguém tem alguma ideia do que significa a palavra estimar?
- Os resultados das operações recebem nomes. Qual é o nome do resultado da adição? Da subtração? Da multiplicação?
- O que é um quociente?
Aquecimento Slides 3 e 4
Tempo sugerido: 5 minutos
Propósito: Identificar os conhecimentos prévios dos alunos acerca do conceito de estimativa e/ou apresentá-lo ao grupo.
Orientação: Leia o slide ou sugira que um dos alunos faça a leitura em voz alta para a classe. Peça às crianças que procurem interpretar o que significa fazer uma estimativa tomando por base apenas a fala da garota. Se julgar conveniente, deixe que confirmem no dicionário a hipótese levantada.
Discuta com a turma:
- Foi possível compreender o significado da palavra estimativa apenas considerando a fala da Roberta? Por quê?
- Como podemos definir o que significa fazer uma estimativa?
- Estimar é fazer um cálculo aproximado. A estimativa feita por Roberta está correta? Ela poderia ter usado alguma outra estratégia de cálculo para estimar o produto dessa multiplicação?
- Em quais situações da nossa vida fazemos cálculos por estimativa?
Aquecimento Slides 3 e 4
Tempo sugerido: 5 minutos
Propósito: Identificar os conhecimentos prévios dos alunos acerca do conceito de estimativa e/ou apresentá-lo ao grupo.
Orientação: Uma vez explicado o conceito de estimativa, apresente o slide 4. Faça uma leitura dialogada da fala da garota e vá esclarecendo dúvidas. Peça aos alunos que se reúnam em duplas, identifiquem se o raciocínio da menina está correto e expliquem o porquê. Eles necessitam prestar atenção e comparar os números do problema apresentado no slide 3 com os do slide 4, bem como perceber que a multiplicação ajuda a estimar o quociente de uma divisão, pois são operações inversas.
Discuta com a turma:
- Quem entendeu como Roberta estimou o resultado do quociente?
- Roberta fez uma operação de divisão. Ela está correta? Por quê?
- A multiplicação pode mesmo ajudar a calcular uma divisão? Por quê?
- Como posso usar a multiplicação para estimar um quociente?
- A adição e a subtração também podem ser úteis? Por exemplo, no slide 3, Roberta usou a multiplicação e a adição.
- Posso usar mais de uma estratégia para estimar o resultado de um quociente?
Resolução:
Fazendo uma operação de divisão (700 :9) se encontra um quociente de aproximadamente 70, portanto a menina está certa.
Atividade principal - Slides 5 e 6
Tempo sugerido: 14 minutos
Propósito: Compreender como estimar o resultado de um quociente fazendo uso de diferentes estratégias de cálculo.
Orientação: Leia o slide com os alunos e esclareça as regras do jogo.
Organize as duplas, considerando que precisarão se movimentar ao responder a estimativa do quociente. De preferência, procure colocar juntos alunos que possam trabalhar de modo cooperativo.
Enfatize que a cada cálculo sorteado, todas as duplas podem escolher um cartão e responder, desde que o pulo aconteça dentro do tempo estabelecido. Ou seja, todas as duplas jogam ao mesmo tempo.
Escreva na lousa a operação de divisão sorteada, marque o tempo e deixe que as crianças discutam formas de estimar o quociente.
Avise quando o tempo estiver esgotado. Esse é o momento de “ pular”, caso nenhum aluno ainda o tenha feito.
Antes de passar para outra operação, registre na lousa a pontuação de cada dupla.
Se considerar mais adequado, peça que os alunos façam como lição de casa uma operação de divisão para ser sorteada na hora do jogo. O importante é que seja possível o treino do cálculo por estimativa. Esse é um jogo simples que se apoia na ideia de trabalhar o raciocínio lógico juntamente com o exercício motor como maneira de estimular a interação entre as crianças e favorecer o desenvolvimento da atenção e memória.
Vale ainda explicar aos alunos que a contagem de pontos de cada dupla servirá apenas para permitir a todos uma reflexão em relação aos procedimentos de cálculo realizados ao estimar um quociente que foram mais ou menos fáceis e não para servir de competição. A proposta é que todos compartilhem um momento de estudo que pode ser também divertido.
Discuta com a turma:
- Como foi treinar o cálculo de estimativa de um quociente?
- O cartão de resposta favoreceu o trabalho de vocês? Como?
- Ter que pular na hora de dar a resposta ajudou ou atrapalhou? Por quê?
- Vocês tiveram dificuldades? Quais foram? O que fizeram para tentar superá-las?
- Vocês perceberam alguma característica do cálculo por estimativa de um quociente que pode servir de dica na hora de realizar novos cálculos desse tipo?
Material complementar para o professor
Motricidade e aprendizagem: algumas implicações para a educação escolar
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542010000200005
Atividade principal - Slides 5 e 6
Tempo sugerido: 14 minutos
Propósito: Compreender como estimar o resultado de um quociente fazendo uso de diferentes estratégias de cálculo.
Orientação: Leia o slide com os alunos e esclareça as regras do jogo.
Organize as duplas considerando que precisarão se movimentar ao responder a estimativa do quociente. De preferência, procure colocar juntos alunos que possam trabalhar de modo cooperativo.
Enfatize que a cada cálculo sorteado, todas as duplas podem escolher um cartão e responder, desde que o pulo aconteça dentro do tempo estabelecido. Ou seja, todas as duplas jogam ao mesmo tempo.
Escreva na lousa a operação de divisão sorteada, marque o tempo e deixe que as crianças discutam formas de estimar o quociente.
Avise quando o tempo estiver esgotado. Esse é o momento de “pular”, caso nenhum aluno ainda o tenha feito.
Antes de passar para outra operação, registre na lousa a pontuação de cada dupla.
Se considerar mais adequado, peça que os alunos façam como lição de casa uma operação de divisão para ser sorteada na hora do jogo. O importante é que seja possível o treino do cálculo por estimativa. Esse é um jogo simples que se apoia na ideia de trabalhar o raciocínio lógico juntamente com a exercício motor como maneira de estimular a interação entre as crianças e favorecer o desenvolvimento da atenção e memória.
Vale ainda explicar aos alunos que a contagem de pontos de cada dupla servirá apenas para permitir a todos uma reflexão em relação aos procedimentos de cálculo realizados ao estimar um quociente que foram mais ou menos fáceis e não para servir de competição. A proposta é que todos compartilhem um momento de estudo que pode ser também divertido.
Discuta com a turma:
- Como foi treinar o cálculo de estimativa de um quociente?
- O cartão de resposta favoreceu o trabalho de vocês? Como?
- Ter que pular na hora de dar a resposta ajudou ou atrapalhou? Por quê?
- Vocês tiveram dificuldades? Quais foram? O que fizeram para tentar superá-las?
- Vocês perceberam alguma característica do cálculo por estimativa de um quociente que pode servir de dica na hora de realizar novos cálculos desse tipo?
Material complementar para o professor
Motricidade e aprendizagem: algumas implicações para a educação escolar
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542010000200005
Discussão da solução
Tempo sugerido: 14 minutos
Propósito: Analisar e comparar as estratégias de cálculo por estimativa de um quociente apresentadas pelos alunos.
Orientação: Peça a um aluno que leia a fala da garota. Em seguida, pergunte se alguém usou a estratégia apresentada por ela e amplie a discussão, acrescentando outras que tenham sido utilizadas pela turma. Vá registrando os procedimentos apresentados pelas duplas e peça que expliquem a maneira como pensaram para chegar ao cálculo por estimativa dos quocientes.
Socializar as soluções encontradas pelas crianças é uma etapa importante do trabalho, pois favorece a organização do pensamento e desperta a atenção para diferentes formas de raciocínio. Além disso, oferece aos alunos uma valiosa oportunidade de interação e de exercício de habilidades fundamentais na construção da boa convivência, como ser capaz de ouvir, considerar e relacionar pontos de vista.
Discuta com a turma:
- Quais estratégias de cálculo foram usadas para estimar um quociente no jogo Calcule e Pule? Alguma delas foi mais usada do que as outras?
- Das estratégias apresentadas, há alguma mais prática ou fácil?
- É mais fácil estimar o valor de um quociente quando as tabuadas estão memorizadas? Por quê?
- É importante aprender a calcular por estimativa? Por quê?
- Em quais situações de nossa vida costumamos fazer estimativas de um quociente?
- Por que o cálculo por estimativa precisa ser mais rápido do que o cálculo exato?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Apresentar o conceito principal aprendido na aula.
Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos as estratégias aprendidas na aula e em quais situações foram utilizadas. Ressalte a importância da prática para se desenvolver a agilidade de cálculo.
Discuta com a turma:
- Quais dicas podemos dar aos colegas para facilitar o trabalho de calcular um quociente por estimativa ?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos
Propósito: Sistematizar a aprendizagem, revisando as ideias trabalhadas na aula.
Orientação: Faça uma leitura compartilhada do slide com os alunos.
Discuta com a turma:
- Do que aprendemos hoje, o que acharam mais interessante?
- Qual foi a maior dificuldade que tiveram?
- Como tentaram solucionar essa dificuldade?
Raio X
Tempo sugerido: 14 minutos
Propósito: Fazer uso do cálculo por estimativa para resolver um problema.
Orientação: Leia com o grupo ou deixe que um aluno faça a leitura em voz alta para a classe. Aproveite para explorar a expressão oral e interação entre as crianças, propondo que expliquem umas às outras o que deve ser feito na atividade. Após certificar-se de que as orientações foram devidamente compreendidas, peça que resolvam individualmente o cálculo por estimativa do quociente proposto no problema. Por ser uma atividade que pretende avaliar o aprendizado da aula, evite fazer intervenções e deixe que trabalhem livremente. Circule pela sala e procure verificar os procedimentos que estão sendo usados pelas crianças. Sempre que possível, anote observações que possam auxiliá-la nos momentos de discussão ou em atuações pontuais no trabalho com as crianças.
Nos cinco minutos restantes, socialize as respostas, peça aos alunos que expliquem as estratégias utilizadas e a maneira como pensaram para chegar aos resultados.
Discuta com a turma:
- Todos vocês chegaram aos mesmos resultados? Por que isso aconteceu?
- Quais estratégias de cálculo por estimativa do quociente foram usadas aqui?
- Das estratégias utilizadas, quais vocês consideram mais fáceis de aplicar?
- Em casa ou na escola, costumamos usar procedimentos de cálculo como estes? Dê exemplos.