10813
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Problema com criptograma

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre Problema com criptograma

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Evanildes Costa Santos

 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Evanildes Costa Santos

Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Objetivos específicos

Resolver problema com um criptograma;

Estimular a percepção de como funciona um criptograma e sua utilização num problema matemático.



Conceito-chave

Problema com criptograma.

Recursos necessários

Folha de papel A4 branca.
Atividades impressas em folhas coladas no caderno ou não.


Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Apresentar o objetivo da aula

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos. (slides 3 e 4).

Orientação: Apresente ao aluno um exemplo que o faça relembrar o funcionamento de um criptograma.

Propósito: Solicitar que os alunos criem senhas criptografadas afim de relembrar como funciona um criptograma.

Discuta com a turma:

  • Vamos criar senhas diferentes usando os códigos da tabela?

Materiais complementares para impressão:

Retomada

Resolução da Retomada

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos. (slides 3 e 4).

Orientação: Estimule o aluno a criar sua própria senha.

Propósito: Verificar se o aluno criou a senha criptografada.

Discuta com a turma:

  • Criaram as senhas?
  • Observaram que as senhas criadas são diferentes?
  • Atentaram ao fato de que somente quem tem acesso à tabela de códigos consegue decifrar a senha?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5 e 6).

Orientação: Leia em voz alta a atividade proposta e assegurando-se que o aluno entendeu o que pede a questão. Sugira que cada aluno tente resolver individualmente, da sua maneira e depois de um tempo, discuta com um colega o resultado encontrado e a forma que chegaram a esse resultado.

Propósito: Observar se o aluno entendeu o que o problema está pedindo e se está tentando resolvê-lo.

Discuta com a turma:

  • O que a questão está pedindo?
  • Como podemos inicial a resolução?
  • Como vamos resolver a conta se não temos números, só letras?
  • O que precisamos fazer para identificar que número está por trás de cada letra?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 5 e 6).

Orientação: Discuta com a turma as maneiras de resolver a conta.

Propósito: Estimular o aluno a buscar caminhos para resolver a conta de forma a identificar quanto vale cada letra.

Discuta com a turma:

  • Como podemos iniciar a conta?
  • Quais seriam os possíveis valores para cada letra?
  • A conta inicía com a soma de Z+Z+Z, quais os possíveis valores para Z?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Deixe que os alunos tentem chegar ao resultado sozinhos. Neste momento, estimule os estudantes a mostrarem o caminho percorrido para, com as informações que tem, chegar à solução. Peça que eles digam o resultado encontrado e que alguns mostrem a forma que chegaram à resposta, discuta as diferentes formas de resolução apresentadas.

Propósito: Mostrar aos alunos que este problema usou símbolos para representar os números, o que é uma forma de criptografar, e que para identificar esses números eles podem seguir diferentes caminhos.

Discuta com a turma:

  • Qual a resposta encontrada para o problema?
  • Alguém chegou ao resultado diferente?
  • Observaram que substituir os números por símbolos ou letras é uma forma criptografar a conta?

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Projete ou leia o slide para a turma, conceitualize o que é criptograma.

Propósito: Conceituar criptograma e mostrar aos alunos que nos problemas vistos na aula foi utilizado criptogramas.

Discuta com a turma:

  • Vocês observaram que acabamos de resolver um problema criptografado?
  • Vocês entenderam o que é um criptograma?
  • Entenderam que codificar mensagens e/ou problemas é criptografá-los?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Mostre aos alunos que eles utilizaram direta ou indiretamente o conceito de criptograma.

Propósito: Verificar se os alunos associam o problema resolvido ao conceito de criptograma.

Discuta com a turma:

  • Ficou claro o conceito de criptograma?

Atividade Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Solicite que os alunos resolvam um problema que utiliza criptograma.

Propósito: Verificar se ficou claro o funcionamento de criptograma.

Discuta com a turma:

  • Qual a melhor forma que vocês encontraram para resolver este problema?
  • Verificaram que cada fruta representa um número e que precisamos descobri esses números para encontrar a resposta do problema?
  • O problema pede para identificar o valor ou os valores que cada fruta pode assumir, isso quer dizer que o problema tem mais de um resultado?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Apresentar o objetivo da aula


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Evanildes Costa Santos

Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Objetivos específicos

Resolver problema com um criptograma;

Estimular a percepção de como funciona um criptograma e sua utilização num problema matemático.



Conceito-chave

Problema com criptograma.

Recursos necessários

Folha de papel A4 branca.
Atividades impressas em folhas coladas no caderno ou não.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos. (slides 3 e 4).

Orientação: Apresente ao aluno um exemplo que o faça relembrar o funcionamento de um criptograma.

Propósito: Solicitar que os alunos criem senhas criptografadas afim de relembrar como funciona um criptograma.

Discuta com a turma:

  • Vamos criar senhas diferentes usando os códigos da tabela?

Materiais complementares para impressão:

Retomada

Resolução da Retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos. (slides 3 e 4).

Orientação: Estimule o aluno a criar sua própria senha.

Propósito: Verificar se o aluno criou a senha criptografada.

Discuta com a turma:

  • Criaram as senhas?
  • Observaram que as senhas criadas são diferentes?
  • Atentaram ao fato de que somente quem tem acesso à tabela de códigos consegue decifrar a senha?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5 e 6).

Orientação: Leia em voz alta a atividade proposta e assegurando-se que o aluno entendeu o que pede a questão. Sugira que cada aluno tente resolver individualmente, da sua maneira e depois de um tempo, discuta com um colega o resultado encontrado e a forma que chegaram a esse resultado.

Propósito: Observar se o aluno entendeu o que o problema está pedindo e se está tentando resolvê-lo.

Discuta com a turma:

  • O que a questão está pedindo?
  • Como podemos inicial a resolução?
  • Como vamos resolver a conta se não temos números, só letras?
  • O que precisamos fazer para identificar que número está por trás de cada letra?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 5 e 6).

Orientação: Discuta com a turma as maneiras de resolver a conta.

Propósito: Estimular o aluno a buscar caminhos para resolver a conta de forma a identificar quanto vale cada letra.

Discuta com a turma:

  • Como podemos iniciar a conta?
  • Quais seriam os possíveis valores para cada letra?
  • A conta inicía com a soma de Z+Z+Z, quais os possíveis valores para Z?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Deixe que os alunos tentem chegar ao resultado sozinhos. Neste momento, estimule os estudantes a mostrarem o caminho percorrido para, com as informações que tem, chegar à solução. Peça que eles digam o resultado encontrado e que alguns mostrem a forma que chegaram à resposta, discuta as diferentes formas de resolução apresentadas.

Propósito: Mostrar aos alunos que este problema usou símbolos para representar os números, o que é uma forma de criptografar, e que para identificar esses números eles podem seguir diferentes caminhos.

Discuta com a turma:

  • Qual a resposta encontrada para o problema?
  • Alguém chegou ao resultado diferente?
  • Observaram que substituir os números por símbolos ou letras é uma forma criptografar a conta?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Projete ou leia o slide para a turma, conceitualize o que é criptograma.

Propósito: Conceituar criptograma e mostrar aos alunos que nos problemas vistos na aula foi utilizado criptogramas.

Discuta com a turma:

  • Vocês observaram que acabamos de resolver um problema criptografado?
  • Vocês entenderam o que é um criptograma?
  • Entenderam que codificar mensagens e/ou problemas é criptografá-los?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Mostre aos alunos que eles utilizaram direta ou indiretamente o conceito de criptograma.

Propósito: Verificar se os alunos associam o problema resolvido ao conceito de criptograma.

Discuta com a turma:

  • Ficou claro o conceito de criptograma?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Solicite que os alunos resolvam um problema que utiliza criptograma.

Propósito: Verificar se ficou claro o funcionamento de criptograma.

Discuta com a turma:

  • Qual a melhor forma que vocês encontraram para resolver este problema?
  • Verificaram que cada fruta representa um número e que precisamos descobri esses números para encontrar a resposta do problema?
  • O problema pede para identificar o valor ou os valores que cada fruta pode assumir, isso quer dizer que o problema tem mais de um resultado?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 7º ano :

Com o plano de aula sobre resolução de problemas os alunos aprendem a resolver e elaborar problemas numéricos e não numéricos com uma, várias, nenhuma ou infinitas soluções.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA00 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano