10807
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Raciocínio espacial em situações do cotidiano.

Plano de aula de Matemática com atividades para 5ºano do Fundamental sobre Raciocínio espacial, movimentação e localização

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Wasley Antonio Ronchetti

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT5_26RDP08

Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -

Para este plano, foque na etapa Retomada, Atividade principal e Discussão das soluções

Retomada
Professor(a), você pode realizar o Aquecimento deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma o slide presente nesta atividade e discuta com os alunos as respostas por eles apresentadas. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona permita que os alunos exponham suas reflexões, questionamentos e conversem entre si, mas caso esteja ocorrendo de forma assíncrona os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio.

Atividade principal
Professor(a), compartilhe com a turma os slides presentes nesta etapa do plano de aula e solicite que tentem responder o problema. Você pode encontrar o documento com a atividade aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YjDXhGNsWxNghYfr4rQWFz9VAnxBtH2qDvAESBERar8VZecNrAFtDXvvMAgk/ativaula-mat5-26rdp08.pdf. Os alunos podem reproduzir as “grades” da imagem ou então salvar a imagem em um smartphone e usar a opção de desenhar sobre a imagem. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona permita que os alunos exponham suas resoluções e caso esteja ocorrendo de forma assíncrona os estudantes podem enviar suas resoluções/explicações em formato de texto ou áudio juntamente com uma imagem.

Discussão das soluções
Professor(a), nesse momento de aulas remotas, talvez, não seja a melhor estratégia deixar a interpretação da “Discussão das soluções” para os alunos. Portanto, caso considere viável compartilhar com os estudantes os slides considere realizar a explicação de cada etapa. Caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona, sugerimos que você grave um vídeo explicando as soluções e nele apresente os slides. Os slides presentes nesta etapa da aula, se compartilhados sem explicação, podem confundir os alunos visto que eles podem ter utilizado diferentes estratégias. Você pode pedir que os alunos gravem vídeos explicando uma suas soluções.

Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma. Os alunos não precisam reproduzir a imagem, podem salvá e com o auxílio do “editar imagens” em um smartphone desenhem o trajeto.

Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre raciocínio espacial. Sugira que os alunos criem um mapa, juntamente com seus familiares, de suas casas até um local que costumam frequentar. Sugira que eles desenhem os diferentes caminhos possível e indiquem o mais viável, justificando.

Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa


Código: MAT5_26RDP08

(EF05MA00) Essa não é uma habilidade da base, mas trabalha múltiplas habilidades a partir da resolução de problemas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 5º ano:

Com o plano de aula sobre resolução de problemas os alunos aprendem a resolução e elaboração de problemas numéricos e não numéricos com uma, nenhuma, várias ou infinitas soluções.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas