Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 3 e 4).
Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos sobre o que deve ocorrer com os valores de duas grandezas para que elas sejam inversamente proporcionais (slide 3). Pergunte também o que os alunos sabem sobre a constante de proporcionalidade (slide 4). Ouça as respostas e destaque que quando duas grandezas são inversamente proporcionais, o valor de uma grandeza é o resultado da divisão da constante de proporcionalidade pelo valor correspondente da outra.
Propósito: Possibilitar que os alunos recordem que quando duas grandezas são inversamente proporcionais, existe uma constante de proporcionalidade envolvida na relação entre elas.
Discuta com a turma:
- Como podemos saber se duas grandezas são inversamente proporcionais?
- Conhecendo os valores correspondentes de duas grandezas inversamente proporcionais, como podemos determinar a constante de proporcionalidade?
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 3 e 4).
Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos sobre o que deve ocorrer com os valores de duas grandezas para que elas sejam inversamente proporcionais (slide 3). Pergunte também o que os alunos sabem sobre a constante de proporcionalidade (slide 4). Ouça as respostas e destaque que quando duas grandezas são inversamente proporcionais, o valor de uma grandeza é o resultado da divisão da constante de proporcionalidade pelo valor correspondente da outra.
Propósito: Possibilitar que os alunos recordem que quando duas grandezas são inversamente proporcionais, existe uma constante de proporcionalidade envolvida na relação entre elas.
Discuta com a turma:
- Como podemos saber se duas grandezas são inversamente proporcionais?
- Conhecendo os valores correspondentes de duas grandezas inversamente proporcionais, como podemos determinar a constante de proporcionalidade?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 5 e 6).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos reflitam sobre o contexto da atividade. Peça também que, individualmente, os alunos respondam aos questionamentos. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de resolver a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Fazer com que os alunos percebam que existe uma forma geral de representar o cálculo feito para determinar o tempo gasto a partir da velocidade desenvolvida.
Discuta com a turma:
- Como deve ser uma forma geral de representação de um cálculo?
- Qual é a importância de conhecer uma forma geral de representar o cálculo para determinar o tempo gasto a partir da velocidade desenvolvida?
Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução atividade principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 5 e 6).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos reflitam sobre o contexto da atividade. Peça também que, individualmente, os alunos respondam aos questionamentos. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de resolver a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Fazer com que os alunos percebam que existe uma forma geral de representar o cálculo feito para determinar o tempo gasto a partir da velocidade desenvolvida.
Discuta com a turma:
- Como deve ser uma forma geral de representação de um cálculo?
- Qual é a importância de conhecer uma forma geral de representar o cálculo para determinar o tempo gasto a partir da velocidade desenvolvida?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 7 a 9).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, peça que observem que diferentes estratégias podem ser utilizadas para resolver o problema. A seguir, apresentam uma forma de encontrar o tempo gasto para cada velocidade desenvolvida (slide 8). Apresente também uma forma geral de representar o cálculo feito para determinar o tempo gasto a partir da velocidade desenvolvida (slide 9).
Propósito: Fazer uma síntese das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Como sabemos que as grandezas envolvidas são inversamente proporcionais?
- Existem maneiras diferentes de resolver a atividade? Qual é o modo mais simples de resolução?
- Como podemos determinar os tempos gastos se forem desenvolvidas outras velocidades?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 7 a 9).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, peça que observem que diferentes estratégias podem ser utilizadas para resolver o problema. A seguir, apresentam uma forma de encontrar o tempo gasto para cada velocidade desenvolvida (slide 8). Apresente também uma forma geral de representar o cálculo feito para determinar o tempo gasto a partir da velocidade desenvolvida (slide 9).
Propósito: Fazer uma síntese das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Como sabemos que as grandezas envolvidas são inversamente proporcionais?
- Existem maneiras diferentes de resolver a atividade? Qual é o modo mais simples de resolução?
- Como podemos determinar os tempos gastos se forem desenvolvidas outras velocidades?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 7 a 9).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, peça que observem que diferentes estratégias podem ser utilizadas para resolver o problema. A seguir, apresentam uma forma de encontrar o tempo gasto para cada velocidade desenvolvida (slide 8). Apresente também uma forma geral de representar o cálculo feito para determinar o tempo gasto a partir da velocidade desenvolvida (slide 9).
Propósito: Fazer uma síntese das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Como sabemos que as grandezas envolvidas são inversamente proporcionais?
- Existem maneiras diferentes de resolver a atividade? Qual é o modo mais simples de resolução?
- Como podemos determinar os tempos gastos se forem desenvolvidas outras velocidades?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Destaque para os alunos que quando duas grandezas são inversamente proporcionais, é possível utilizar uma sentença algébrica para expressar a relação entre elas, o que facilita a resolução de algumas situações-problemas.
Propósito: Sintetizar as aprendizagens da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como eles estão resolvendo. O raio x é um momento para você avaliar se todos os alunos conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da representação da relação entre duas grandezas inversamente proporcionais por meio de sentença algébrica.
Discuta com a turma:
- Que relação existe entre a velocidade e o tempo gasto em cada corrida?
- Como podemos expressar de forma geral essa relação?
Materiais complementares:
Atividade raio x
Atividade complementar
Resolução atividade raio x
Resolução atividade complementar