Objetivo da aula
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Dyone Andrade
Mentor: Eliane Zanin
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA03) Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.
Objetivos específicos
Realizar atividades onde se perceba o princípio da proporcionalidade nas tabuadas.
Conceito-chave
Desenvolver a consciência da proporcionalidade direta no aumento dos fatores da tabuada como base para o trabalho com a tabela pitagórica.
Recursos necessários
- Folha impressa;
- Lápis.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.
Aquecimento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Leia com seus alunos o aquecimento da aula, e faça os questionamentos sugeridos.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Oriente seus alunos a preencherem a tabela sugerida inicialmente como forma de perceberem a proporcionalidade da tabuada do 4 com a finalidade de auxiliar na memorização. Deixem que tentem calcular sozinhos, o restante das operações para chegar ao resultado final. Depois dê um tempo para que os alunos em duplas discutam a maneira que encontraram para chegar aos resultado.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para chegar ao resultado?
- Que cálculos, ou operações vocês utilizaram?
- Qual a tabuada poderia ter sido utilizada para resolver a atividade?
- Vocês encontraram dificuldade na realização da atividade?
Materiais Complementares:
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Faça a resolução da atividade coletivamente, pergunte aos alunos que operações realizaram para chegar ao resultado. Chame ao quadro os alunos que tiveram tipos de solução diferentes para que expliquem o caminho que percorreram.
Materiais Complementares:
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Faça a resolução da atividade coletivamente, pergunte aos alunos que operações realizaram para chegar ao resultado. Chame ao quadro os alunos que tiveram tipos de solução diferentes para que expliquem o caminho que percorreram.
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Correlacione o conceito com a atividade principal da aula. Leve os alunos a perceberem que a proporcionalidade nas tabuadas auxiliará na memorização e posteriormente na tabela pitagórica.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Resgate com os alunos o que foi aprofundado nesta aula.
Discuta com a turma:
- O tema foi fácil?
- Vocês conseguiram perceber a proporcionalidade nas tabuadas?
- Ficou alguma dúvida?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem.
Propósito: Fazer com que os alunos percebam a proporcionalidade nas tabuadas, o que auxiliará na memorização e posteriormente na tabela pitagórica.
Materiais Complementares: