Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_07NUM02
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Tabela do slide 3 da atividade principal impressa ou copiada.
- Opcionais:
Tabuada da multiplicação: benefícios de estudar
Tabuada online
Jogos de tabuada
Mestre da tabuada
Dino da tabuada
Celular, computador ou tablet
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Atividade principal
O foco desta atividade principal é o princípio da proporcionalidade nas tabuadas, portanto, eles devem ter em mãos o slide 3 com a situação problema. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar a atividade para os alunos e deixar que eles leiam a situação problema e a copiem no caderno, inclusive a tabela. Caso não tenha Internet, você pode fotografar ou tirar um print da atividade, principalmente da tabela e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. A parte escrita, pode ser enviada em forma de texto, mas é essencial que eles copiem a tabela para que possam trabalhar com a proporcionalidade. Eles também devem copiar a situação e a tabela no caderno. Caso nenhuma dessas situações seja possível, imprima a atividade e a envie pela forma que sua escola está realizando a entrega. Lembre-se que esta deve ser a última opção devido ao momento de isolamento social que estamos vivenciando.
Os alunos primeiramente devem tentar resolver a situação individualmente, completando a tabela, portanto, pode dar um tempo para que trabalhem com ela antes de abrir as discussões. Ajude os alunos que apresentarem dificuldades através do grande grupo ou individualmente, entretanto sem dar respostas prontas. É essencial que eles pensem e elaborem estratégias que possam explicar por eles mesmos. Depois, peça que compartilhem com um colega ou com um grupo de colegas. Você pode formar grupos no Zoom ou no WhatsApp para que os alunos troquem suas estratégias e resultados. Lembre-se de estar em todos esses grupos para verificar se as discussões estão sendo produtivas. Depois, os alunos poderão disponibilizar suas conclusões via texto, fotografia ou áudio no grande grupo. Os colegas podem ir complementando, concordando, discordando ou apresentando novas soluções para o que foi colocado.
Painel de discussões
Compartilhe com os alunos o painel de discussões via texto e imagens no WhatsApp. É interessante que eles consigam comparar as suas estratégias com as mostradas no painel. Deixe que os alunos compartilhem suas impressões por fotografias, áudios ou vídeos. Dessa forma, os alunos poderão expor suas estratégias de forma mais clara.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.
Convite às famílias
A parceria com a família é bastante importante nesse momento, entretanto, devemos considerar que muitas famílias não estão conseguindo acompanhar os alunos, portanto, são sugestões.
As famílias podem incentivar os alunos a estudar a tabuada através de jogos como os sugeridos na adaptação.
Sugestão de leitura para a família:
Tabuada da multiplicação: benefícios de estudar