2
null
Galeria sem nomeChapeuzinho Vermelho Chapeuzinho Vermelho Esta obra, de Gustave Doré (1832-1883), foi escolhida pela curadora Kátia Canton por sua importância histórica. O desenhista é um dos principais artistas gráficos do século 19 e ilustrador oficial de Charles Perrault, autor de contos famosos, como Chapeuzinho Vermelho e A Bela Adormecida. Chapeuzinho Vermelho Chapeuzinho Vermelho A obra de Josely Carvalho sintetiza o mote da exposição no CCBB: a diferença entre versões (literárias e visuais) de uma mesma história. A artista produziu o trabalho a partir da versão dos Irmãos Grimm para o conto Chapeuzinho Vermelho - que tem um final feliz, em que um caçador abre a barriga do Lobo Mau e salva a menina, substituindo-a por pedras no estômago do vilão. 'Na versão de Charles Perrault (1628-1703), pelo contrário, o desfecho é trágico e tem propósito moralizador, revelando o contexto cultural em que foi escrita', diz Kátia Canton, curadora da exposição. Rapunzel Rapunzel As bonecas de pano e o trabalho com fios marcam a obra de Hortência Barreto sobre o conto de Rapunzel. Natural de Sergipe, a artista trabalha com referências da cultura popular nordestina. 'O interesse pelos fios e as suas possibilidades de criação se relaciona com a imagem da trança de Rapunzel', explica a curadora da exposição Kátia Canton. Chocolate Quente na Neve Chocolate Quente na Neve Leda Catunda está presente na exposição com um trabalho sobre a obra de Hans Christian Andersen. 'Depois de ler um livro do autor, a filha pequena de Leda não queria saber de outros escritores', revela a curadora Kátia Canton. 'Com tanta experiência na obra do dinamarquês, a escolha de um tema para a produção da artista foi evidente.' Balé dos Skaskas Balé dos Skaskas Skaskas, em russo, significa conto de fadas - expressão literária muito cultuada no país, em que o gênero ganhou até adaptações para o balé. Guto Lacaz foi o encarregado de produzir uma obra sobre essa tradição para a mostra. 'A obra de Lacaz traz características muito próximas ao construtivismo russo, de simplificação de formas e cores primitivas', explica Kátia Canton, curadora da exposição. Dobradura do Samurai Dobradura do Samurai A obra de Fernando Vilela faz parte do livro A Dobradura do Samurai, produzido em parceria com o escritor Ilan Brenman. Nesse trabalho, Vilela se inspira na tradição japonesa da pintura em nanquim e faz uso da técnica da gravura. Debaixo de Uma Cerejeira Debaixo de Uma Cerejeira O desenho acima, de Luiz Hermano, faz parte da coleção literária Arte conta Histórias. 'A obra de Luiz Hermano é um trabalho relacionado aos bastidores da produção dos contos de fadas, que traz referências às formas de contar histórias na tradição japonesa.' diz a curadora da exposição, Kátia Canton.