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Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Danças
Contextos prévios:
Esta proposta faz parte de uma sequência de 5 planos. São eles:
Estações para brincar de dançar
É importante já ter realizado junto às crianças atividades envolvendo música e dança de diferentes estilos e de diferentes culturas.
Materiais:
Cartelas com imagens de danças de diferentes culturas (você pode se inspirar ou utilizar o livro Artes integradas, de Ândrea Sulzbach, publicado em 2017 pela Intersaberes, pgs. 45-60, que traz imagens de diversos tipos de dança por região do Brasil: Carimbó, Frevo, Marujada, Catira, Jongo, Boi-de-mamão, etc.)
Tocador de som, reprodutor de vídeo: CD com músicas utilizadas no plano As crianças e suas danças ou músicas dos vídeos mostrados no plano As danças e as culturas
Roupas, tecidos, acessórios e instrumentos que façam parte do acervo da escola e possam enriquecer as brincadeiras: chapéus, penas, tules, plumas, colares, fitas, asas de brinquedo, capas, saias, coletes, flores, guarda-chuvas, leques, instrumentos musicais etc.
Banquinhos, mesinhas, toalhas estendidas no chão, cestos de vime, jornal, caixas de papelão, baús, araras e cabides para pendurar roupas.
Materiais para registro: câmera fotográfica ou celular, papel e caneta.
Espaços:
Esta atividade pode ser realizada em ambiente interno (sala do grupo) ou externo (quintal, jardim, quadra). Organize o ambiente previamente, de modo que os materiais fiquem dispostos por todo o espaço e acessíveis às crianças. As cartelas com imagens devem contemplar diferentes tipos de dança e os materiais devem ser em quantidade maior do que o número de crianças, de modo a permitir a boa exploração e o enriquecimento das brincadeiras. Eles podem ficar dispostos em cima de banquinhos, mesinhas, toalhas estendidas no chão, dentro de cestos, caixas, baús ou pendurados em araras com cabides. Planeje que todo o grupo vá se dirigir junto até o espaço. Depois, as crianças serão divididas em pequenos grupos, mas podem ou não explorar os materiais individualmente.
Tempo sugerido:
Entre 45 e 60 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
1.Quais ritmos chamam mais a atenção das crianças? Elas se mostram à vontade para se expressar por meio da dança? Como é possível perceber isso?
2. De que forma as crianças demonstram sua curiosidade em explorar os diferentes materiais disponíveis no ambiente? Como utilizam o corpo nessa exploração?
3. Quais sons, danças e brincadeiras as crianças reproduzem com os materiais disponíveis? Elas observam umas às outras? Imitam os colegas?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Ajude quem demonstra dificuldade de locomoção ou quem não explora o ambiente, independentemente do motivo. Disponibilize os materiais de forma acessível a todas as crianças e apresente cada um, favorecendo a percepção delas para as possibilidades oferecidas. Respeite as preferências das crianças na escolha dos materiais e dos parceiros para danças e brincadeiras.
1
Contextualize a atividade, relembrando as propostas já realizadas com músicas de diferentes estilos, a partir do plano As crianças e suas dança se de diferentes culturas, a partir do plano As danças e as culturas. Peça para que as crianças se recordem e comentem sobre a forma como as pessoas dançavam nos vídeos e sobre o tipo de roupas, acessórios ou objetos que utilizavam durante a dança. Incentive a participação de todos.
Possíveis falas do professor neste momento: Crianças, há alguns dias fizemos algumas atividades sobre danças, vocês se lembram? Hoje vamos retomar esse tema e para isso vamos rever os vídeos sobre os diferentes tipos de dança. Agora que vimos novamente os vídeos, comentem: como as pessoas dançavam? O que vocês perceberam durante a música? E antes de a música começar, como os dançarinos se posicionaram? Como eram os movimentos da dança? Eram lentos ou rápidos? E o da outra dança?
Possíveis ações das crianças neste momento: Pode ser que algumas crianças prefiram se manifestar reproduzindo o movimento da dança, imitando a utilização de um objeto/ instrumento ou gesticulando. Incentive a comunicação delas também por meio da fala.
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Conte que você irá colocar essas músicas para que elas possam brincar e dançar da forma como preferirem, podendo utilizar os materiais disponíveis no ambiente. Caso a atividade seja realizada em ambiente externo, convide as crianças para irem com você até o local. Deixe que elas se organizem a partir de seus próprios interesses.
3
Chegando ao espaço, circule por ele. Algumas crianças irão circular com você, outras irão encontrar seus caminhos de exploração. Incentive-as a observar e a explorar todos os materiais disponíveis, para que possam escolher quais vão querer utilizar durante as danças e brincadeiras. Com intuito de ajudar as crianças a se familiarizar com os materiais, você pode provar alguns e brincar com elas.
4
Depois de as crianças terem explorado os materiais dispostos, coloque a música para tocar. Conforme elas vão se apropriando do ambiente, observe as ações e escolhas que realizam: se reproduzem sons com os objetos, se buscam variedade de acessórios para se enfeitar, se usam um ou outro objeto de cada vez, se observam o colega para se inspirar, se partilham suas escolhas com as outras crianças, se preferem se movimentar sem nenhum objeto etc.
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Enquanto a música toca, observe e registre as iniciativas e os comportamentos das crianças: se dançam livremente, se realizam movimentos diversos, se imitam o colega, se apenas observam, se fazem de conta que estão tocando algum instrumento, se reproduzem sons, se demonstram alegria e espontaneidade ao se movimentar, se convidam outras crianças para que dancem juntos, se utilizam conceitos básicos de tempo durante a dança (agora, durante, depois, lento, rápido, depressa, devagar). Deixe-as livres para se expressarem como quiserem. Dance junto com elas, entre na brincadeira e interaja com elas, incentivando movimentos em grupo a partir da utilização de variados acessórios e objetos, dentre outras oportunidades detectadas a em sua observação.
Possíveis ações do professor neste momento: ao observar a criança que, por qualquer motivo, prefere não se envolver na proposta ou demonstra cansaço e vontade de não mais participar, você pode escolher algum acessório para se enfeitar e solicitar sua ajuda para colocá-lo. Você também pode dançar próximo à criança, fazendo movimentos que a convidem-na para dançar junto com você. Se mesmo assim ela não se envolver ou quiser parar, respeite a vontade dela e convide-a para observar ou fotografar os colegas junto com você.
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Troque a música, colocando outros estilos, que sugiram movimentos de dança diferentes: mais rápidos, mais devagar, pular, abaixar, deslizar etc. Observe a reação das crianças e interaja com elas. Procure conhecer a forma como elas se expressam pela dança, com uso do corpo e de seus movimentos, além de perceber os materiais que utilizam durante esse momento.
Para finalizar:
Conforme o tempo da atividade for acabando, coloque músicas mais lentas e dramáticas e avise a todos que em cinco minutos a proposta irá se encerrar. Solicite a ajuda das crianças para guardar os materiais. Você pode, seguindo o ritmo da dança, ir se movimentando em direção a elas, levando caixas ou sacolas, para que os materiais sejam guardados ao som da música. Passado os cinco minutos, diga que a atividade acabou. Reúna todo o grupo em roda e peça para as crianças contarem como foi a experiência: se as agradou, do que mais gostaram de dançar e brincar, o que escolheram para usar durante a dança e se dançaram sozinhas ou junto com os colegas. Incentive todos a participar dando opiniões.
O reencontro com a mesma proposta é fundamental e garante a continuidade das ações exploratórias. Você pode propor uma brincadeira na qual as crianças dancem seguindo orientações específicas (pular, girar), combinando movimentos (gira para um lado, gira para outro, um passo pra frente, um pulo para trás). Elas próprias podem sugerir os movimentos que devem ser imitados pelos colegas. Além disso, é possível que criem coreografias para brincar e dançar junto aos colegas maiores da escola.
Aproveite o poder agregador que a música e a dança tem para as pessoas e convide as famílias para participar de um bailinho de final de dia. A ideia é que, em um momento rápido da rotina, como na hora da saída, as crianças recepcionem seus familiares ao som de algumas músicas, utilizando acessórios e oferecendo alguns adereços para que eles se sintam convidados a dançar. A intenção é promover uma vivência da temática das diversas danças junto com as famílias, envolvendo a todos numa gostosa e simples confraternização. A família ainda pode participar da proposta enviando para a escola roupas, acessórios e adereços que incrementem o acervo do grupo.
Apresente a proposta
Marque um encontro virtual com as crianças para conversar sobre as danças das quais elas gostam, e convide-as a se movimentarem junto com você ao som de algumas músicas. Se possível, utilize músicas que sugerem gestos e movimentos diversos. Depois do momento da dança, proponha um exercício de respiração para as crianças relaxarem e diga que elas ainda terão outras atividades que envolvem a dança junto com os familiares. Depois do encontro com as crianças, informe às famílias que irá lhes enviar um vídeo orientando as próximas atividades que você irá sugerir.
Adaptações necessárias
No plano “As crianças e suas danças”, caso as famílias não tenham em casa um papel de cartaz para escrever os nomes das músicas, sugira que escrevam em tirinhas de papel e, junto com a criança, sorteiem os papéis para saber que música será cantada a cada vez.
No plano “As danças e suas culturas”, sugira aos familiares que façam uma seleção prévia de vídeos com danças diferentes (indígenas, folclóricas, africanas, ballets etc.) das que costumam ver na região, e que convidem a criança a assisti-los. Explique para as famílias que o objetivo é que a criança conheça a diversidade de expressões corporais, deixando-a à vontade para dançar os novos ritmos.
No plano “Estações para brincar”, para facilitar a realização da atividade em família, oriente que aproveitem os vídeos selecionados com ritmos diferentes. Sugira que ofereçam adereços, como peças de roupa, tecidos e outros acessórios que haja em casa, para incrementar a brincadeira da criança com os movimentos.
Explique que os planos “Organizando coreografias” e “Dançando para os colegas” pedem para que a criança crie coreografias a partir das músicas exploradas e as apresente para os colegas. Em casa, peça para o adulto deixar a criança à vontade para criar e que a auxilie se for necessário, interagindo com ela nesse momento de criação. Em seguida, sugira que os familiares assistam às coreografias criadas, convidando a todos para participar. Caso a criança resida com apenas um adulto, sugira que montem uma plateia de faz de conta, utilizando, por exemplo, os bonecos ou brinquedos da criança.
Sugira às famílias
Para desenvolver esta sequência, é interessante que as famílias possam se envolver com as crianças, aproveitando esse momento de brincadeira com movimentos conjuntos.
1) As crianças e suas danças - Oriente que as famílias convidem a criança a conversar sobre suas músicas e danças preferidas, e anotem as escolhas dela no cartaz ou em tirinhas de papel. Após as escolhas e a escrita dos nomes das músicas nos papéis, oriente que os familiares peçam que a criança escolha uma música por vez para dançar. A escolha pode ser feita com uma marquinha da criança ao lado do nome da música ou com um sorteio das tirinhas de papel. Fale para as famílias convidarem a criança para dançar, cantar ou brincar da forma que ficarem mais à vontade. Diga para que se envolvam e deixem a criança livre para se expressar como quiser. Procure não interferir nas formas de manifestação delas. Dance junto se for convidado por elas ou se tiver vontade de fazer isso.
2) As danças e suas culturas - Oriente que os familiares convidem a criança para assistir aos vídeos das danças que selecionaram, identificando o nome de cada tipo de dança. Após a exibição, oriente aos familiares que conversem sobre o que viram, perguntando a criança o que achou e o que experimentou, e que permitam que elas continuem dançando se desejarem.
3) Estações para brincar - Convide os familiares a preparar cantinhos com os adereços diversos que conseguirem encontrar em casa. Se alguns adereços forem parecidos aos que aparecem no vídeo das danças, será ainda melhor. Oriente que coloquem novamente as músicas que foram selecionadas anteriormente e permitam que a criança dance e brinque à vontade com os adereços. Mostre que é muito interessante que os familiares se envolvam na brincadeira, incentivando e apoiando as iniciativas e a criatividade da criança.
4) Organizando coreografias e Dançando para os colegas - Oriente aos familiares que incentivem a criança a escolher uma das músicas dos vídeos selecionados e ajudem-na a pensar em uma coreografia, incentivando a sua livre expressão e criatividade. Mas, antes, para inspirar a criança, sugira que destaquem nos vídeos a sequência e os tipos de movimentos que aparecem nos dançarinos. Depois que a criança já tiver construído sua coreografia, convide os familiares a se reunir para assistir a sua apresentação, valorizando suas ações e participando da dança junto com ela.
Para compartilhar com o grupo
Sugira que as famílias gravem um vídeo curtinho da apresentação da criança ou de outros momentos em que ela estiver explorando a dança, e envie para você através de WhatsApp ou outra plataforma de comunicação que esteja sendo utilizada pela rede. Ao receber os vídeos, dê devolutivas para as crianças, validando suas ações e parabenizando suas descobertas. Depois, edite os vídeos enviados pelas famílias e compartilhe com o grupo, de modo que as crianças possam apreciar as expressões umas das outras.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Roselaine Pontes de Almeida
Mentora: Vládia Maria Eulálio Raposo Freire Pires
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Sugestão de idade: 3 anos
Campos de Experiência: Traços, sons, cores e formas; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; Corpo, gestos e movimentos.
Objetivos e códigos da Base
(EI02TS01) Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.
(EI02ET06) Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar).
(EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.
Abordagem didática: A dança pode ser um bom ponto de partida para as crianças conhecerem e interagirem com outras culturas, costumes e hábitos. Nesse sentido, vale alternar situações nas quais elas tenham oportunidades de mostrar o que sabem e como fazem, com outras em que observem os colegas para imitá-los ou ainda que possam criar os próprios movimentos e jogos de dança. Elas também podem pesquisar para depois vivenciar, por meio da dança, aspectos das culturas visitadas. Essas são todas ótimas alternativas para garantir experiências de aprendizagens sobre o próprio corpo e a capacidade de expressão pelo movimento.
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