Para realizar essa leitura, prepare um ambiente aconchegante com uma colcha ou tapete, que pode ser um lençol, TNT ou toalhas de banho. Coloque o livro no meio da roda. Se a Unidade de Educação Infantil possuir almofadas, espalhe algumas delas pelo tapete. Deixe a disposição das crianças bonecas, pelúcias, penicos de garrafa pete, fraldas e outros brinquedos disponíveis na sala que sejam da preferência delas.
Materiais:
Livro “O que tem dentro da sua fralda?”. Penicos, que podem ser representados por potes de garrafa pete, bonecas, fraldas, pelúcias e brinquedos disponíveis na sala. Tecidos para serem usados como tapete e almofadas, caso esteja disponível na Unidade de educação Infantil.
Espaços:
Sala ou área externa.
Tempo sugerido:
Entre 30 minutos e 1 hora.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Como as crianças se relacionam com o livro? Quais observações fazem diante da história?
2. As crianças conseguem acompanhar o crescimento dos personagens ao longo da história? Quais estratégias elas usam para demonstrar isso?
3. Como as crianças expressam suas percepções e compreensões acerca do tema?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Convide as crianças mais agitadas e que podem necessitar de uma invocação constante a abrirem as abas das fraldas ao longo da história, para conseguirem manter a concentração na leitura.
O que fazer durante?
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Planeje que a leitura de histórias aconteça com o grande grupo reunido em círculo no tapete. Mostre para as crianças que organizou um aconchegante espaço de leitura e que em seguida elas poderão brincar livremente. Após a leitura, mostre ao grande grupo que alguns brinquedos estão à sua disposição. Neste primeiro momento, deixe que as crianças sejam as protagonistas das brincadeiras. Observe como elas interagem com os penicos, fraldas, bonecas e demais brinquedos, e se o brincar simbólico está presente nessas interações. Após o início das brincadeiras você pode se introduzir devagar nos pequenos grupos, trazendo elementos da história.
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Com o grande grupo reunido, inicie a leitura criando entonações diferentes para a narração e para cada personagem ao longo da história. Com perguntas, crie suspense em relação a investigação das fraldas dos amigos desenvolvida por Ratinho e convide as crianças para abrirem as abas.
Possíveis falas do professor neste momento: Vocês também são curiosos, investigam todos os brinquedos aqui da sala. Como o cachorro fala? Au! Au! Au! pode sim Au! Au!
Essa fala pode ser repetida com os demais animais da história: Eita, o que será que tem dentro da fralda do cachorro? Como será o cocô do bezerro? Será que todos os animais fazem cocô? Quem já usou o penico? Olha, o ratinho já não é mais um bebê, ele está crescido e deu tchau para a fralda dele. Olha que legal, Ratinho ajudou todos os seus amigos a usar o penico!
Possíveis falas da criança neste momento: O cocô da cabra é engraçado. Acho que na fralda do porco tem xixi. Meu cocô é assim. Eu também faço cocô na fralda.
Possíveis ações da criança neste momento: Risadas dos cocôs. Expressões de expectativas diante da abertura das fraldas.
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Durante a brincadeira com as bonecas, fraldas, pelúcias, penicos e demais brinquedos iniciadas pelas crianças.
Possíveis falas do professor neste momento: Minha filha está querendo dar tchau para a fralda dela, será que o Ratinho poderia ajudar ela também? O que tem dentro da fralda da sua boneca? O que posso fazer quando meu filho crescer mais um pouco e o penico ficar pequeno para ele?
Possíveis falas da criança neste momento: Essa pelúcia faz cocô igual ao do coelho. Meu cocô parece com o do cachorrinho. Vou tirar a fralda dessa boneca e colocar ela para fazer cocô no penico, igual na história.
Possíveis ações da criança neste momento: Permanecer na roda de leitura convidando outras crianças a escutarem a história novamente. Investigação do livro em pequenos grupos. Investigar a fralda dos amigos.
Para finalizar:
Ao perceber que a maioria das crianças estão cansadas ou iniciando outras brincadeiras fora do tema, avise ao grande grupo que dentro de 5 minutos irão guardar os materiais para a próxima atividade. Depois de 5 minutos, avise que está na hora de guardar os brinquedos e organizar a sala. Convide um pequeno grupo de 3 crianças para te ajudar a dobrar o tapete. Ao perceber que alguma criança não está ajudando, entregue um brinquedo na mão dela, peça ajuda para guardar e indique onde pode guardar. Cante uma canção que marque com o grupo os momentos de arrumação.
Sugestão: “Nós Vamos Guardar, de Fabiana Godoy” .
Desdobramentos
Esse livro pode fazer parte do acervo da sala durante um tempo. Dessa forma, essa atividade poderá ser ouvida várias vezes. Uma boa hora para fazer a contação dessa história é durante os momentos de espera entre uma atividade e outra.
O professor pode propor que cada criança escolha um animal do livro, desenhe o cocô dele e faça uma exposição na área ou no corredor da sala. Repita essa atividade por mais vezes, de acordo com o interesse das crianças pelo livro.
Engajando as famílias
Conte para as famílias como foi prazerosa a leitura da história, as conversas e investigações sobre o cocô, fraldas e penicos. Incentive os responsáveis a conversarem com as crianças sobre o tema. Proponha que, durante o restante da semana, essa atividade possa ser repetida com os livros das crianças, e que, para isso, os pais poderão colocar um livro na mochila do filho para a leitura. Informe que ao final da semana ele será devolvido.
O que tem dentro da sua fralda?
Apresente a proposta Este plano tratará do processo de desfralde das crianças a partir da história “O que tem dentro da sua fralda?”, de Guido van Genechten (Autor, Ilustrador) e Vânia M. A. de Lange (Tradutor). Grave um vídeo contando a história e, caso não tenha a história disponível, você pode utilizar o vídeo do link indicado: https://www.youtube.com/watch?v=zeymcYDAin4. Após a história, convide a criança, junto com um adulto referência, a brincar de faz de conta com bonecos e fraldas a partir do que viu na história.
Adaptações necessárias A história poderá ser visualizada pelo celular, computador ou TV, através da plataforma de comunicação utilizada pela rede neste momento. Para criar o ambiente de faz de conta, a família pode usar bonecos de plástico, de pano ou de pelúcia. Fundos de garrafas PET ou outros tipos de pote podem representar os penicos. As fraldas podem ser representadas com tecidos, papéis, ou até fraldas descartáveis da própria criança.
Sugira às famílias Para ouvir a história, oriente a família a preparar um ambiente aconchegante com uma colcha ou tapete, que pode ser um lençol, TNT ou toalhas de banho. Peça que deixem à disposição da criança bonecos, pelúcias, penicos de garrafa PET ou de outros potes, as fraldas e demais objetos que considerar importante para o faz de conta. Durante a história, convide a família a se envolver com o enredo, criando suspense em relação a investigação das fraldas dos personagens, desenvolvida pelo Ratinho. Oriente que se envolvam na brincadeira de faz de conta com a criança, apoiando ações e criatividade.
Para compartilhar com o grupo Peça para que as famílias gravem um vídeo curtinho da criança falando sobre a história, contando sobre os personagens e as descobertas, e os envie para você, através do Whatsapp ou outra plataforma de comunicação que a rede esteja utilizando neste momento. Se for possível, edite os vídeos em um só e os reenvie para as famílias, compartilhando a experiência umas com as outras. No retorno à escola, você poderá retomar o vídeo junto com as crianças.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor:Leda Barbosa
Mentor:Vládia Maria Eulálio Raposo Freire Pires
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Campos de Experiência: o eu, o outro e o nós. Corpo, gestos e movimentos.
Objetivos e códigos da Base
(EI02CG04) Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo.
(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
Abordagem didática:
Por volta dos dois anos, as crianças demonstram uma predisposição biológica que permite o início do processo de retirada da fralda e a progressiva utilização do banheiro: elas comunicam o que irão fazer antes de efetivamente fazê-lo. É um período de conquista de autonomia, pois envolve a percepção de sinais e o controle do corpo, a comunicação com adultos, o aprendizado de novos procedimentos no cuidado de si etc. O trabalho da escola ajuda para que o período seja vivido com confiança e segurança, tornando-o mais natural e acolhedor. Para isso, é preciso respeitar o ritmo de cada um, fazer parceria com as famílias.