Três ações para uma boa relação entre o professor e a família

Angela Di Paolo Mota
Valor

Incluso na assinatura

Data de início

Quando e onde quiser!

Carga Horária

4 horas

Material

Inclui material em PDF

*Faça o seu cadastro gratuitamente e navegue pelas primeiras etapas.

A boa relação entre professores e famílias é fundamental para garantir a aprendizagem e a harmonia do ambiente escolar. Estabelecer uma comunicação construtiva, na qual os familiares sejam aliados na superação das dificuldades de aprendizagem e os professores parceiros no enfrentamento dos obstáculos da vida pessoal de cada aluno, não é fácil. Neste curso você vai conhecer estratégias práticas de como ter uma relação produtiva com os pais com base em três estratégias essenciais: o acolhimento, a reunião de pais e a comunicação da aprendizagem.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

ETAPA 1

A professora Angela Di Paolo, se apresenta, compartilha sua própria experiência no contato com famílias de alunos, fala da importância desse diálogo e quais serão as ações abordadas durante o curso.

ETAPA 2

Entenda como realizar o acolhimento, a reunião de pais e a comunicação da aprendizagem de maneira a aproximar os pais do dia a dia escolar dos alunos. Conheça a experiência desenvolvida na EE Ministro Costa Manso, em São Paulo.

ETAPA 3

Analise duas situações recorrentes nas salas de aulas e sugira quais estratégias poderiam ser utilizadas para solucionar os casos.

ETAPA 4

Escolha uma das ações estudadas durante o curso e faça um relato da sua experiência indicando qual estratégia seria melhor utilizar. Também responda a um pequeno teste que revisa o conteúdo estudado. Essa etapa é essencial para que você possa receber a certificação do curso.

ETAPA 5

Nessa etapa, a professora Angela revisa os temas mais importantes do curso e indica uma série de reportagens e vídeos para você se aprofundar no assunto.

ETAPA 6

Conte-nos suas impressões sobre o curso realizado e divida-o com seus colegas.

Tenha acesso a todos os cursos com a assinatura Nova Escola!

SOBRE O AUTOR

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é professora no curso de Pedagogia do Instituto Singularidades, em São Paulo, onde coordena a linha de pesquisa “Educação Infantil: articulações entre cuidar e educar (0 a 3 anos) e os campos de experiência (4 a 5 anos)”.

SOBRE OS APOIADORES