Rotina das crianças: momentos de higiene e alimentação

Karina Rizek
Nilcileni Brambilla
*Faça o seu cadastro gratuitamente e navegue pelas primeiras etapas.

Na Educação Infantil pode ser muito desafiador para o professor orquestrar a rotina de intensa demanda das crianças por cuidados com a higiene e a alimentação com as propostas pedagógicas que garantam os seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento. Mas será que existe mesmo esta separação? Neste curso vamos refletir sobre as necessidades das crianças pequenas e bem pequenas e sobre como os cuidados com sua alimentação e higiene são, por si mesmos, grandes possibilidades de ações de garantia dos direitos de aprendizagem. Você vai entender a relação da concepção de criança e seu protagonismo no processo de aprendizagem e desenvolvimento com a organização do tempo e reestruturação da rotina, com foco especial nos momentos permanentes de alimentação e higiene. Tudo isso por meio de relatos de experiências e análises de práticas reais com uma professora de escola pública de Venda Nova do Imigrante-ES e uma experiente formadora de educadores. 

 

Objetivos de aprendizagem:

  • Entender a ideia de criança protagonista e a relação deste conceito com os momentos de cuidado com a higiene e a alimentação na Educação Infantil.
  • Identificar as relações entre os momentos de cuidados com a higiene e a alimentação com os objetivos de aprendizagem, os campos de experiência e os direitos de aprendizagem e desenvolvimento propostos na BNCC.
  • Conhecer estratégias que potencializam a participação ativa das crianças nos momentos de cuidado com a alimentação e a higiene.
  • Entender as escolas de educação infantil como espaços de cuidado e educação e compreender que cuidar e educar são ações indissociáveis.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

ETAPA 1

Apresentação do curso

ETAPA 2

Educar e Cuidar

ETAPA 3

O que as crianças podem aprender no momento de alimentação

ETAPA 4

Alimentação e higiene na BNCC

ETAPA 5

Concepção de criança e garantia de direitos de aprendizagem

ETAPA 6

Organização do tempo e mediação do professor

ETAPA 7

Intencionalidade educativa e estratégias que favorecem a prática

ETAPA 8

Perguntas e respostas

ETAPA 9

Avaliação

ETAPA 10

Estamos acabando

Tenha acesso a todos os cursos com a assinatura Nova Escola!

SOBRE OS AUTORES

Há 24 anos na área da educação, Karina já foi auxiliar, professora e coordenadora pedagógica. Com vasta experiência em formação de educadores de rede pública e privada, ao longo destes anos atuou em programas de formação em diversas prefeituras, tais como São Caetano do Sul/SP, Diadema/SP, Niterói/ RJ, e diferentes instituições, tais como Instituto Avisa Lá, Escola de Educadores Bacuri, CEDAC (Centro de Estudos e Documentação para a Ação Comunitária) e Instituto Natura. De 2004 a 2007 foi Coordenadora Geral de Educação Infantil no Ministério da Educação, coordenando a elaboração do material e execução do Programa PROINFANTIL, da revista criança, dos documentos de Política Nacional de Educação Infantil, Padrões de Infra estrutura para Instituições de Educação Infantil e Parâmetros de Qualidade na Educação Infantil, entre outras ações. Foi selecionadora dos projetos de Educação Infantil para o prêmio Educador Nota 10 da Fundação Victor Civita – editora Abril nos anos de 2008 e 2009. Atuou em 2018 e início de 2019 como especialista de educação infantil no time de autores da Nova Escola. Atualmente coordena projetos de formação e atua como formadora na Escola de Educadores. Dentre as ações atuais, em parceria com a Educa, vem realizando uma série de 6 seminários pelo estado de SP com foco na BNCC da Educação Infantil em parceria com a Undime-SP. Coordena e realiza a formação da equipe da Creche Baroneza de Limeira, conveniada com a prefeitura de SP.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006), Nilcileni atuou por 4 anos como coordenadora técnico-pedagógica da educação infantil na secretaria de educação de Venda Nova do Imigrante-ES, a frente da formação de formadores de professores, formação de gestores escolares e registro da proposta curricular municipal para a educação infantil. Em 2018 foi mentora do time de autores de planos de aulas da Nova Escola, para educação infantil, com foco na coprodução dos planos de atividades e formação de professores autores. Professora desde 2005, atualmente está na Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante ES, na Educação infantil, com crianças bem pequenas.