Relação Família-Escola na Educação Infantil

Karina Rizek
Ceila Luiza Pastório
*Faça o seu cadastro gratuitamente e navegue pelas primeiras etapas.

 

Segundo a BNCC a entrada na escola de Educação Infantil significa, na maioria das vezes, a primeira separação das crianças do contexto familiar para se incorporarem a uma situação de socialização estruturada. Esta característica faz com que a escola de Educação Infantil e as famílias tenham uma relação bastante próxima. Mas, o que a escola pode fazer para que esta relação seja uma parceria, a fim de promover uma educação de qualidade?

 

Neste curso Karina Rizek, formadora de educadores, e Ceila Pastório, diretora pedagógica da Creche Baroneza de Limeira, vão apresentar diversas estratégias para que esta parceria seja colocada em prática. Apresentarão importantes recursos que apoiarão você a planejar com profunda intencionalidade momentos de participação das famílias tais como adaptação, entrada e saída, eventos, relatórios, bilhetes e reuniões de pais, sempre partindo da reflexão sobre as premissas para uma relação família-escola e sobre o compromisso de todos para uma educação de qualidade. Tudo isso com exemplos reais e muitas dicas e orientações para implementar na prática.

 

 

Objetivos de aprendizagem

 

 

Espera-se que, ao final deste curso, o professor seja capaz de:

 

– Compreender e se apropriar das premissas em torno da parceria entre a escola e a família;

 

– Planejar e colocar em prática ações de parceria para o dia a dia;

 

– Compreender a importância dos registros dedicados à família (relatórios, bilhetes, avisos, agenda) e se apropriar de diretrizes para sua elaboração;

 

– Aprimorar os instrumentos de comunicação e troca entre a escola e as famílias;

 

– Entender o papel da gestão escolar nas ações que visam à integração da família em parceria;

 

– Exercitar a postura atenta e aberta para as famílias no dia a dia;

 

– Interpretar as ações das famílias para poder apoiá-la e ajustar sua participação no processo de aprendizagem das crianças;

 

– Planejar boas reuniões e momentos de integração das famílias;

 

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

ETAPA 1

Vamos começar?

ETAPA 2

Educação e aprendizagem de qualidade, um compromisso de todos

ETAPA 3

Concepção e premissas para uma relação família-escola-família

ETAPA 4

Escutar e ser escutado

ETAPA 5

Participação Ativa e Ferramentas que viabilizam a parceria

ETAPA 6

A importância dos registros dedicados à família

ETAPA 7

Momentos privilegiados de parceria

ETAPA 8

Tira Dúvidas + Etapa: Conclusão

ETAPA 9

Avaliação

ETAPA 10

Ferramentas e Referências bibliográficas

Tenha acesso a todos os cursos com a assinatura Nova Escola!

SOBRE OS AUTORES

Há 24 anos na área da educação, Karina já foi auxiliar, professora e coordenadora pedagógica. Com vasta experiência em formação de educadores de rede pública e privada, ao longo destes anos atuou em programas de formação em diversas prefeituras, tais como São Caetano do Sul/SP, Diadema/SP, Niterói/ RJ, e diferentes instituições, tais como Instituto Avisa Lá, Escola de Educadores Bacuri, CEDAC (Centro de Estudos e Documentação para a Ação Comunitária) e Instituto Natura. De 2004 a 2007 foi Coordenadora Geral de Educação Infantil no Ministério da Educação, coordenando a elaboração do material e execução do Programa PROINFANTIL, da revista criança, dos documentos de Política Nacional de Educação Infantil, Padrões de Infra estrutura para Instituições de Educação Infantil e Parâmetros de Qualidade na Educação Infantil, entre outras ações. Foi selecionadora dos projetos de Educação Infantil para o prêmio Educador Nota 10 da Fundação Victor Civita – editora Abril nos anos de 2008 e 2009. Atuou em 2018 e início de 2019 como especialista de educação infantil no time de autores da Nova Escola. Atualmente coordena projetos de formação e atua como formadora na Escola de Educadores. Dentre as ações atuais, em parceria com a Educa, vem realizando uma série de 6 seminários pelo estado de SP com foco na BNCC da Educação Infantil em parceria com a Undime-SP. Coordena e realiza a formação da equipe da Creche Baroneza de Limeira, conveniada com a prefeitura de SP.

Graduada em Pedagogia pela Universidade São Marcos (2003), especialista em Educação Infantil (2004) pela mesma universidade e em Neurociência na Escola pelo Instituto Singularidades (2019), atua na educação há 23 anos, sendo 18 como gestora da educação infantil, na Creche Baroneza de Limeira, entidade centenária, parceira da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.