Planejamento dos espaços da Educação Infantil: como organizar ateliês

Evandro Tortora
Roseane Daminelli Gomes
*Faça o seu cadastro gratuitamente e navegue pelas primeiras etapas.

Este curso tem a intenção de mostrar às professoras e professores a importância do planejamento intencional dos espaços na sala de referência das crianças de forma a garantir que elas, efetivamente, tenham contemplados os seus direitos de aprendizagem propostos na BNCC. 

 

Primeiramente serão apresentados os direitos de aprendizagem da BNCC relacionando-os com a organização dos espaços de trabalho das crianças. Posteriormente, será apresentada a proposta de organização da sala por meio de ateliês. Será feita uma breve apresentação da Pedagogia Freinet, a qual embasa teoricamente esta proposta, e serão apresentados alguns dos ateliês de trabalho das crianças, destacando as intervenções do professor e os materiais disponíveis nos ateliês, os quais devem ser planejados pelo professor e sempre considerar a criança (seus dizeres, ações, etc.) nesse planejamento. 

   

Objetivos de aprendizagem

Espera-se que, ao final deste curso, o professor seja capaz de:

  • Reconhecer a importância da organização dos espaços das salas das crianças na Educação Infantil.  
  • Planejar o espaço da sala das crianças de forma intencional. 
  • Organizar o espaço da sala de referência das crianças, fundamentando-se nos direitos de aprendizagem propostos pela BNCC. 
  • Fazer uso de ateliês com o intuito de desenvolver a cooperação, solidariedade e autonomia das crianças. 

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

ETAPA 1

A importância da organização do espaço na Educação Infantil.

ETAPA 2

BNCC (campos de experiências, papel da criança, desenvolvimento de aprendizagens etc.).

ETAPA 3

O papel do professor na hora de aplicar essa modalidade.

ETAPA 4

A importância dos ateliês na rotina na Educação Infantil.

ETAPA 5

Saídas criativas (dicas para o professor implementar essa modalidade).

ETAPA 6

-Compartilhar práticas, estudos de caso, vídeos de uma escola e aplicação dessa modalidade com as crianças, depoimentos dos professores.

ETAPA 7

Bate-papo com os autores

ETAPA 8

Aula Extra

ETAPA 9

Avaliação

ETAPA 10

Para saber mais

Tenha acesso a todos os cursos com a assinatura Nova Escola!

SOBRE OS AUTORES

Pedagogo, Mestre em Educação para Ciência, Professor de Educação Infantil da Rede Municipal de Campinas há 6 anos e autor de planos de atividade da Nova Escola.

Psicóloga, com especialização em Psicologia Escolar e da Aprendizagem pela PUC-Campinas. Experiência em atendimento psicoterapêutico e em cursos de formação de professores. Professora aposentada de Educação Infantil.