Os campos de experiências na BNCC da Educação Infantil

Fernanda Arantes
Valor

Gratuito

Data de início

Quando e onde quiser!

Conteúdo

Alinhado à BNCC

Carga Horária

2 horas

O curso sobre os campos de experiências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil vai apresentar os diferenciais e as inovações que o documento apresenta em relação aos referenciais curriculares que a antecederam, aborda o modo como ela está estruturada e organizada e, por fim, explica de que maneira os direitos de aprendizagem e desenvolvimento se articulam e se concretizam no cotidiano escolar por meio dos campos de experiências.

OFERECIDO POR:

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

ETAPA 1

A professora Fernanda Arantes se apresenta, fala sobre a organização deste curso e como é a estrutura curricular proposta pela BNCC para a Educação Infantil.

ETAPA 2

Veja exemplos de experiências que contemplam alguns direitos específicos para bebês, assim como a presença dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento de diferentes campos de experiências.

ETAPA 3

Acompanhe casos de transposição didática dos elementos da BNCC na Educação Infantil para crianças bem pequenas e identifique ainda outros objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para esta faixa etária.

ETAPA 4

Conheça uma proposta elaborada pela professora de crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) e analise sua realização. Identifique, depois, todos os direitos e objetivos de aprendizagem presentes na atividade.

ETAPA 5

Elabore o planejamento de uma atividade que seja significativa para os bebês, as crianças bem pequenas e as crianças pequenas e que esteja alinhada aos conteúdos da BNCC da Educação Infantil. Responda a um teste que revisa tudo o que foi estudado.

ETAPA 6

Conte-nos suas impressões sobre o curso realizado e divida-o com seus colegas.

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SOBRE O AUTOR

Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP. Psicóloga, Psicanalista especialista em Psicanálise com crianças pelo Instituto Sedes Sapientiae. Foi professora de Educação Infantil durante 9 anos, e de apoio de inclusão na Educação Infantil durante 3 anos. Coordenadora, desde 2008, do grupo de estudos Ação Educativa na Diferença da Escola Viva, com o foco na temática da Educação Inclusiva desde 2013. Atualmente, Fernanda Arantes é professora do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades desde fevereiro de 2017.