Oralidade: estratégias para a sala de aula

Marcelo Ganzela
Valor

Incluso na assinatura

Data de início

Quando e onde quiser!

Carga Horária

4 horas

Material

Inclui material em PDF

*Faça o seu cadastro gratuitamente e navegue pelas primeiras etapas.

O trabalho com a oralidade na sala de aula ainda está longe de ser uma realidade, apesar de seu reconhecimento ter acontecido ainda nos anos 1990 com a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Aos docentes, faltam referências teóricas e práticas de como trabalhar com os gêneros orais, se compararmos com os materiais disponíveis para as práticas de letramentos. Este curso se propõe a levantar tais questões e apresentar sugestões de trabalhos com a oralidade no Ensino Fundamental.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

ETAPA 1

O professor Marcelo Ganzela, que te acompanhará no curso, se apresenta e explica como abordará o tema da compreensão e produção oral ao longo de sete etapas.

ETAPA 2

Entenda se a oralidade é algo espontâneo e o porquê de o trabalho com este conteúdo diminuir gradativamente a partir do Ensino Fundamental. Conheça também gêneros orais e como avaliá-los em qualquer faixa etária. Leia, ainda, uma entrevista com o especialista Bernard Schnewly.

ETAPA 3

Aprenda como personalizar o trabalho com oralidade respeitando as individualidades e desenvolvendo as capacidades dos alunos, além de quais os melhores gêneros para explorar na escola.

ETAPA 4

Conheça uma situação-problema envolvendo o trabalho com oralidade. Reflita sobre ele e discuta com outros colegas.

ETAPA 5

Explore uma sequência didática que trabalha o gênero oral de TED Talks, palestras curtas de cerca de 20 minutos.

ETAPA 6

Produza uma sequência didática para trabalhar os gêneros textuais da oralidade. Também responda às perguntas que revisam o conteúdo estudado. Essa etapa é essencial para que você possa receber a certificação do curso.

ETAPA 7

Veja a sugestão de outros cinco textos que te ajudarão a se aprofundar no trabalho com este tema.

ETAPA 9

Conte-nos suas impressões sobre o curso realizado e divida-o com seus colegas.

Tenha acesso a todos os cursos com a assinatura Nova Escola!

SOBRE O AUTOR

Licenciado em Letras, especialista e mestre em Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). É professor da rede pública de São Paulo desde 2002 e atua, também, como formador de professores coordenando o curso de Letras do Instituto Singularidades. Tem investigado o uso de metodologias ativas e a exploração de novos espaços de aprendizagem na Educação Básica e no Ensino Superior.

SOBRE OS APOIADORES