Literatura no Ensino Fundamental 2

Marcelo Ganzela
Valor

Incluso na assinatura

Data de início

Quando e onde quiser!

Conteúdo

Alinhado à BNCC

Carga Horária

6 horas

Material

Inclui material em PDF

*Faça o seu cadastro gratuitamente e navegue pelas primeiras etapas.

A intenção deste curso é discutir estratégias didáticas que contribuam para a formação de adolescentes que sejam leitores literários, por meio da apresentação de gêneros que dialogam com a realidade deles.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

ETAPA 1

O professor Marcelo Ganzela, que te acompanhará durante o curso, se apresenta e fala sobre como a literatura vem sendo trabalhado em toda a Educação Básica e quais são os desafios para o Ensino Fundamental 2. Nessa etapa, Marcelo ainda explica em linhas gerais o percurso que você irá transcorrer durante o curso.

ETAPA 2

Entenda o conceito de literatura e literatura infanto-juvenil e os benefícios que proporcionam aos alunos. Conheça os cuidados a serem tomados ao utilizar adaptações literárias, assim como o que e como trabalhar com literatura em sala de aula. Leia também uma entrevista com a especialista colombiana em formação de leitores Yolanda Reyes sobre a relação dos adolescentes com a literatura.

ETAPA 3

Aprenda como se iniciou a indústria cultural e como ela se apresenta na literatura. Conheça estratégias importantes para se aproximar dos best-sellers consumidos pelos alunos e ainda estimulá-los a serem leitores críticos e a ampliarem seu repertório. Entenda também o que são fanfics, mangás e HQ’s e como eles podem ser utilizados em sala de aula.

ETAPA 4

Reflita sobre como utilizar os espaços públicos como espaços de aprendizagem e ainda acompanhe uma mediação de leitura realizado pelo professor Marcelo com alunos da Emef Profª Marili Diaz, em São Paulo.

ETAPA 5

Nessa etapa, o professor Marcelo sugere quatro livros de Literatura Fantástica e Realista para apresentar aos alunos do Ensino Fundamental 2. Além disso, ele apresenta um roteiro completo para trabalhar em sala de aula o conto O bife e a pipoca, de Lygia Bojunga.

ETAPA 6

Selecione um texto literário infantojuvenil e elabore um plano de aula com o intuito de estimular a formação leitoras de adolescentes ou para explorar a sala de leitura de sua escola ou um aparelho público de incentivo à leitura em sua cidade. Responda também a um teste de múltipla escolha que recapitulam o conteúdo estudado. Essa etapa é essencial para que você possa receber a certificação do curso.

ETAPA 7

Conte-nos suas impressões sobre o curso realizado e divida-o com seus colegas.

Tenha acesso a todos os cursos com a assinatura Nova Escola!

SOBRE O AUTOR

Licenciado em Letras pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) e mestre em Teoria Literária pela mesma instituição. Atualmente, é coordenador do curso de Letras do Instituto Singularidades, em São Paulo, onde também ministra a disciplina de Didática da Literatura Infantojuvenil. É professor da Educação Básica há 16 anos, tendo atuado em salas de aula do Ensino Fundamental 2 e Médio

SOBRE OS APOIADORES