Metodologias Ativas - Como inovar sem tecnologia

Marly Machado Campos
Harley Sato
Carga Horária

4 horas

*Faça o seu cadastro gratuitamente e navegue pelas primeiras etapas.

Olá, cursista!

Metodologias que facilitem o protagonismo do aluno e o motivem na construção de seu conhecimento são valiosas para o professor que está envolvido com a transformação da educação atualmente. 

Na primeira parte do curso, iremos refletir sobre duas metodologias ativas: trabalho em grupo e aprendizagem baseada em problemas. O trabalho em grupo colaborativo e com melhor resultados é planejado com base em uma tarefa desafiadora que instigue os estudantes a realizar investigações, a refletirem sobre seu trabalho e a colaborar entre si. O grande ganho dessa estratégia, em comparação a outras, é o desenvolvimento de competências como as listadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Já a aprendizagem baseada em problemas engaja os alunos em desafios vivenciados por eles em sua vida cotidiana ou no entorno da escola. Além da construção cognitiva, essa estratégia possibilita o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, preparando o grupo para uma atuação responsável frente à comunidade. Assim, essa etapa do curso é um convite à reflexão sobre o planejamento, a implementação e a avaliação dessas estratégias.

Na segunda parte do curso vamos acompanhar a trajetória de Harley Sato, professor de Física e Ciências da Natureza. No início de sua carreira docente, Harley apostou em aulas expositivas para apresentar os conteúdos a seus estudantes. Com o tempo, ele passou a rever sua prática, investindo na sua formação continuada e no uso de metodologias ativas, que colocam o estudante no centro do processo de ensino e aprendizagem. Harley irá contar um pouco sobre sua trajetória, sobre os desafios enfrentados para mudar sua atuação e sobre a Técnica dos Incidentes Críticos, utilizada por ele em suas aulas.

Objetivos de aprendizagem

– Compreender o trabalho em grupo com a participação ativa e coletiva dos alunos.

– Identificar o desenvolvimento de competências da BNCC no trabalho em grupo e na aprendizagem baseada em problemas.

– Estruturar e avaliar uma proposta para trabalho em grupo e aprendizagem baseada em problemas.

Como você vai aprender

– Videoaula – Aulas ao vivo com o propósito de ilustrar, reforçar e complementar o conteúdo do curso.

– Na prática – Vídeos que permitem a reflexão sobre as situações didáticas e a prática de sala de aula.

– Acervo Nova Escola – Indicação de reportagens, planos de aula e todo acervo de Nova Escola sobre o tema do curso.

– Materiais complementares – Textos, entrevistas, artigos, referências bibliográficas etc.

– Ferramentas – Materiais para aplicar em sala de aula.

Bom curso!

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

ETAPA 1

Vamos começar?

ETAPA 2

Como promover trabalho em grupo

ETAPA 3

Estudo de caso

ETAPA 4

Aprendizagem baseada em problemas

ETAPA 5

Ferramentas

ETAPA 6

Referências bibliográficas

ETAPA 7

Avaliação final

Tenha acesso a todos os cursos com a assinatura Nova Escola!

SOBRE OS AUTORES

Licenciada em Física pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Metodologias Ativas pelo Instituto Singularidades, em São Paulo. Durante sua trajetória na docência, Marly buscou maneiras de inovar e desenvolver trabalhos que ampliassem o protagonismo dos estudantes. Foi coordenadora do laboratório de Física e criadora do currículo de STEAM do Colégio Bandeirantes e membro do Grupo de Reelaboração do Ensino Física do Instituto de Física da USP.

Licenciado em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e mestrando na mesma instituição. Trabalha como formador de professores, coordenador de área em projetos de formação, autor de currículos norteados pela BNCC e livros didáticos de Física para os Ensinos Fundamental e Médio. Nos últimos anos, dedicou-se a entender melhor a gestão pedagógica dentro de um ambiente escolar ou corporativo de educação. Defende uma gestão com olhar formativo, que seja próxima ao professor e respeitando a sua individualidade.