Matemática na BNCC: Conhecendo o documento

Cristiane Chica
Carga Horária

4 horas

*Faça o seu cadastro gratuitamente e navegue pelas primeiras etapas.

A chegada da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um marco importante para o ensino de Matemática por trazer avanços e continuidades em relação às normas anteriores. Neste curso, você conhecerá melhor o documento, a sua diferença em relação a referenciais anteriores (os Parâmetros Curriculares Nacionais), a organização dele em competências, objetos de ensino, unidades temáticas e habilidades e entenderá quais pistas ele apresenta sobre as metodologias que serão necessárias para a prática na sala de aula. Ao final, também poderá assistir ao exemplo de uma aula em uma turma de Ensino Fundamental que utiliza estratégias alinhadas à BNCC.

Os objetivos de aprendizagem deste curso são:

  • Compreender os pressupostos básicos dos currículos de Matemática produzidos com base na BNCC;
  • Identificar a estrutura, a organização e as principais inovações propostas pela BNCC para a área de Matemática;
  • Diferenciar a BNCC dos PCN, na área de Matemática, analisando pontos de aproximações e distanciamentos;
  • Analisar uma prática de sala de aula que leva em conta os pressupostos didáticos e metodológicos que podem ser inferidos com base na BNCC.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

ETAPA 1

Boas-vindas!

ETAPA 2

Estrutura e competências da BNCC de Matemática

ETAPA 3

A BNCC e os PCNs: O que mudou?

ETAPA 4

Desafios e metodologias para a área de Matemática

ETAPA 5

Exemplo de aula alinhada à BNCC

ETAPA 6

Discussão sobre a prática

ETAPA 7

Sistematização

ETAPA 8

Atividade final

ETAPA 9

Atividade extra (opcional)

ETAPA 10

Pesquisa de Satisfação

Tenha acesso a todos os cursos com a assinatura Nova Escola!

SOBRE O AUTOR

É gestora pedagógica do Mathema e coautora de diversos livros didáticos de Matemática. É bacharel e licenciada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Tem mais de 25 anos de experiência em formação de professores.