Matemática na BNCC: Álgebra no Fundamental 1

Sandra Amorin
Carga Horária

6 horas

*Faça o seu cadastro gratuitamente e navegue pelas primeiras etapas.

A quem se dirige: Professores do Ensino Fundamental 1 e gestores escolares

Carga horária: 6 horas

A álgebra é uma das unidades temáticas que, com a chegada da BNCC, passam a estar presentes desde o início do Ensino Fundamental. A novidade despertou inquietações entre os educadores que trabalham nesse segmento: como ensinar algo sobre o qual não tenho conhecimento? Do que trata a álgebra? Qual a intencionalidade de se trabalhar com esse tema logo no início da escolarização dos estudantes? Qual a importância deste conhecimento nessa fase? Neste curso, vamos discutir a inserção do pensamento algébrico nos anos iniciais e suas potencialidades para auxiliar na aprendizagem de conceitos mais elaborados, presentes na BNCC dos anos finais do Ensino Fundamental. 

Os objetivos de aprendizagem deste curso são:

  • Compreender o significado do pensamento algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de acordo com a BNCC;
  • Familiarizar-se com ideas fundamentais da álgebra: a igualdade como equivalência, padrões, regularidades e generalizações.

Tenha acesso a todos os cursos com a assinatura Nova Escola!

SOBRE O AUTOR

Mestre em Ensino de Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Integra o corpo docente da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), ministrando aulas no curso de Pedagogia, e também faz parte da equipe de formadores do Mathema. Colaborou com o Time de Autores dos planos de aula Nova Escola como especialista da área de álgebra. Além disso, atuou por mais 15 anos como professora de Matemática na rede estadual de São Paulo em diferentes níveis e modalidades de ensino.