Literatura na Educação Infantil - Como planejar atividades de leitura

Denise Guilherme
Maria de Lurdes M Martins
*Faça o seu cadastro gratuitamente e navegue pelas primeiras etapas.

Descrição do curso

 

Olá, cursista!

 

O universo dos livros pode, e deve, ser apresentado às crianças desde pequenas. A leitura auxilia no desenvolvimento da oralidade, revela as diferenças entre a língua escrita e falada, amplia o vocabulário e desperta a capacidade de imaginação.

 

Neste curso, vamos refletir sobre o lugar da literatura na Educação Infantil, como promover o encontro entre o livro e a criança-leitora e como realizar uma escuta atenta durante as atividades de leitura.

 

A partir de relatos de experiência, a professora Lurdes Martins, da rede municipal de Santos (SP), e a formadora de professores Denise Guilherme apresentam as características e os objetivos de diferentes modalidades de leitura (em voz alta, individual, em capítulos, rodas de apreciação etc) e fazem sugestões de como planejar essas atividades.

 

Objetivos de aprendizagem

Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de:

– Compreender os critérios para a escolha do acervo de livros.

– Planejar uma rotina de leitura.

– Conhecer modalidades de leitura.

 

O que você vai aprender

– O lugar da literatura na Educação Infantil: reflexões sobre concepções de infância, literatura e leitura; como escolher o acervo de livros (escolhas, repertório, diversidade).

– Crianças como leitoras: a mediação (encontro entre livro e leitor).

– Práticas de leitura na Educação Infantil: as modalidades de leitura em voz alta, individual, em capítulos, roda de apreciação, empréstimo de livros etc.

 

Como você vai aprender

  • Videoaula – Aulas, ao vivo e gravadas, com o propósito de ilustrar, reforçar e complementar o conteúdo do curso.
  • Na prática– Vídeos de atividades de leituras com turmas das três faixas etárias indicadas na BNCC, que permitem a reflexão sobre as situações didáticas e a prática de sala de aula.
  • Acervo Nova Escola– Indicação de reportagens, planos de aula e todo acervo de Nova Escola sobre o tema do curso.
  • Materiais complementares– Reportagens, entrevistas, artigos, referências bibliográficas etc.
  • Ferramentas– Guias em PDF de indicações literárias preparadas por uma das autoras.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

ETAPA 1

Vamos começar?

ETAPA 2

O lugar da literatura na Educação Infantil

ETAPA 3

Crianças como leitoras

ETAPA 4

Perguntas e respostas

ETAPA 5

Aula exclusiva: modalidades de leitura na Educação Infantil

ETAPA 6

Na prática

ETAPA 7

Ferramentas

ETAPA 8

Retomada

ETAPA 9

Referências bibliográficas

ETAPA 10

Atividade final

Tenha acesso a todos os cursos com a assinatura Nova Escola!

SOBRE OS AUTORES

É idealizadora da Taba: empresa especializada em curadoria de livros infantis e juvenis, com foco na formação de leitores. Foi jurada do Prêmio Jabuti em 2019, na categoria livro Infantil. Mestre em Educação, é Professora do Curso de Pós Graduação Literatura para crianças e jovens, no Instituto Vera Cruz, em São Paulo. Com mais de 20 anos de experiência em educação, Denise atua como consultora em projetos de leitura e curadoria para diferentes organizações, como Fundação Victor Civita, SEE do Estado de SP, Instituto Natura, Fundação Itaú Social, Grupo Somos, Editora Moderna entre outros.

Pedagoga, participou como formadora do PCN em Ação e do PROFA, ambos projetos do MEC. Trabalhou por mais de dez anos como formadora na CEDAC. Atualmente é professora de Ed. Infantil na rede municipal de Santos, em São Paulo, e colaboradora da Revista Emília. É ex-aluna da Pós Livros, crianças e jovens: teoria, mediação e crítica, do Instituto Vera Cruz, onde concluiu sua pesquisa intitulada “Um estudo sobre a prática de leitura de poemas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I”.