1ª etapa

Apresentação

Como vimos no vídeo, é comum que a abordagem dos conhecimentos matemáticos na Educação Infantil desperte uma série de dúvidas nos professores. Um primeiro passo importante para esclarecê-las e construir um conjunto de ideias que organize a prática pedagógica é identificar a natureza das dúvidas. Como vimos no vídeo, algumas delas são relacionadas à concepção de criança que temos. Considerar, como diz Emilia Ferreiro, a criança como “um sujeito que procura ativamente compreender o mundo que o rodeia e resolver perguntas que este mundo lhe coloca. (…) É um sujeito que aprende basicamente através de suas próprias ações sobre os objetos do mundo e que constrói suas próprias categorias de pensamento ao mesmo tempo que organiza seu mundo”, nos ajuda a selecionar propostas didáticas que respeitem o protagonismo das crianças na construção de conhecimentos sobre si e sobre o mundo. De forma a planejar e intervir levando em conta as contribuições das crianças e sua coautoria na construção coletiva de saberes.

Objetivos do curso

  • Estudar textos de referência e pesquisas didáticas recentes relacionadas ao trabalho com conhecimentos matemáticos na Educação Infantil.
  • Estudar a proposta de campos de experiência, apresentada na BNCC, e entender como o conhecimento matemático pode ser abordado a partir deste princípio didático apresentado pela Base;
  • Compartilhar, analisar e planejar sequências didáticas, projetos e atividades habituais voltadas para o trabalho com conhecimentos matemáticos na Educação Infantil.

Conteúdos do curso

  • Pesquisas didáticas sobre contagem, construção do número, apropriação do sistema de numeração por crianças da Educação Infantil;
  • Conceito de campo de experiência e a proposta da BNCC;
  • Propostas didáticas com conhecimentos matemáticos na Educação Infantil.

LEITURAS EXTRAS

Os pequenos já resolvem problemas, reportagem da Revista NOVA ESCOLA.

A cultura matemática é um instrumento para cidadania, entrevista com Guy Brousseau para NOVA ESCOLA.

próxima etapa