1ª etapa

Apresentação

O contato com a literatura oral e escrita pode e deve ocorrer desde muito cedo na vida das crianças por meio da leitura. A escuta de bons textos literários enriquece a experiência estética das crianças, que mesmo antes de aprender a falar, já apreciam a modulação da voz humana e a musicalidade das palavras. Quando o professor lê para os bebês e compartilha seu encantamento com a leitura, aproxima-os do universo literário e do prazer que envolve o ato de ler. Ao ouvir um adulto ler, o bebê entra em contato com a dimensão da linguagem escrita, que se apresenta em uma cadência própria e fixa e, a depender do livro escolhido, com rimas, repetições e ritmos novos e envolventes para eles.

O curso pretende apoiar a instituição de uma prática permanente de leitura pelo professor, a partir da reflexão sobre critérios de escolha de livros interessantes, do planejamento das situações de leitura e da observação e do acompanhamento das aprendizagens para os bebês, com relação a essa prática cultural, na perspectiva de desenvolver neles a familiaridade com os livros, o interesse em folheá-los e em escutar sua leitura de forma atenta e interessada

Objetivos

Instrumentalizar os participantes, para que possam:

  • Planejar, realizar e acompanhar situações de leitura em voz alta para bebês (0 a 1 ano e 6 meses) e crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses);
  • Construir um conjunto de critérios para escolher livros interessantes para essas faixas etárias;
  • Inserir atividades permanentes de leitura no cotidiano da creche, berçário ou escola de Educação Infantil: a leitura pelo professor e as situações em que bebês e crianças bem pequenas exploram os livros livremente;
  • Possibilitar que bebês e crianças bem pequenas, a partir da participação em atividades permanentes de leitura, desenvolvam o interesse pela escuta da leitura e pela observação dos livros; e
  • Possibilitar que bebês e crianças bem pequenas avancem na construção de um repertório de livros conhecidos e, dentre esses, de seus livros preferidos.

Conteúdos

  • Atividade permanente de leitura;
  • Comportamentos leitores;
  • Leitura como fonte de prazer e entretenimento;
  • Critérios de escolha de livros; e
  • Construção de repertório de livros conhecidos

 

Textos sobre a importância de ler na gravidez e para recém-nascidos
próxima etapa