Leitura para bebês

Ana Flavia Alonço Castanho
OFERECIDO POR
Valor

Gratuito

Data de início

Quando e onde quiser!

Conteúdo

Alinhado à BNCC

Carga Horária

8 horas

Material

Inclui material em PDF

O curso pretende apoiar a instituição de uma prática habitual de leitura e de conversa sobre os livros pelo professor, no dia a dia da educação infantil, a partir da reflexão sobre critérios de escolha de livros interessantes, planejamento das situações de leitura e levantamento de expectativas de aprendizagens para os bebês e crianças bem pequenas, na perspectiva de contribuir para que construam a familiaridade com os livros, o interesse em folheá-los e em ouvir sua leitura de modo que desenvolvam uma progressiva escuta atenta e interessada.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

ETAPA 1

A professora Ana Flávia Castanho conta algumas experiências de sucesso que acontecem na Inglaterra, França, Colômbia e Brasil e explica qual a melhor idade para se começar a ler para as crianças.

ETAPA 2

Entenda quais são os benefícios que a leitura traz para o bebê com base nos estudos do pesquisador colombiano Evelio Cabrejo Parra e do psiquiatra francês René Diatkine.

ETAPA 3

Saiba quais são os comportamentos comuns de bebês e crianças pequenas no contato com os livros e assista a um documentário sobre o Projeto Entorno de Incentivo à Leitura, realizado no município de São Paulo.

ETAPA 4

Aprenda como planejar situações de leitura para bebês e crianças bem pequenas em situações individuais e em leituras coletivas. Também leia um trecho do livro Lire dês livres à dês bébés (Leitura de livros para bebês, em tradução livre), de Dominique Rateau.

ETAPA 5

Conheça quais elementos devem ser analisados na construção de um acervo variado e de qualidade para a Educação Infantil. Entenda ainda o que faz um livro ser adequado a crianças e o que define a qualidade literária do mesmo.

ETAPA 6

Compreenda como planejar uma situação de leitura levando em conta quem são as crianças, a organização do espaço e do tempo e como os pequenos interagem com a atividade. Veja também um modelo de planejamento para levar para a sala de aula.

ETAPA 7

Assista a uma atividade realizada na creche da Universidade de São Paulo (USP) com momentos de exploração individual de livros e de roda de leitura, assim como a análise das três professoras envolvidas na prática.

ETAPA 8

Envie um planejamento de situação de leitura, produza um breve relato do que aprendeu no curso ou ainda mande um registro em vídeo ou em fotos de uma situação de leitura que realizou. Responda a um teste que revisa tudo o que foi estudado.

ETAPA 9

Confira quatro livros e cinco sites para você se aprofundar no tema do curso.

ETAPA 10

Conte-nos suas impressões sobre o curso realizado e divida-o com seus colegas.

Aproveite este curso feito para você:
rápido, prático, certificado e GRATUITO.

SOBRE O AUTOR

Ana Flavia Alonço Castanho é pedagoga, formada pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP. Dedica-se, em sua atuação profissional, à formação de professores e à elaboração de materiais curriculares e didáticos, nas áreas da Formação de Leitores e da Didática da Matemática.