Para ampliar o uso de jogos de História em classe, o curso destaca o trabalho interdisciplinar, sugerindo explorar outros componentes curriculares – como Geografia, Matemática e Língua Portuguesa. Também será apresentada uma sugestão para organizar uma mostra cultural com os jogos e outra sobre como produzir jogos diretamente no caderno dos estudantes ou com papelão, madeira, materiais recicláveis ou alta tecnologia (usando impressora 3D).
O curso também ajudará os educadores a planejar aulas de História para os anos iniciais do Ensino Fundamental alinhadas à BNCC com um método de três etapas: contextualização (aproxima a habilidade ou competência da realidade da turma); problematização (insere práticas que utilizam fontes históricas para a análise dos alunos); e sistematização (o aluno aplica o que aprendeu e é avaliado). A metodologia contempla pontos importantes da Base, como o trabalho com fontes e a “atitude historiadora”. Além disso, será explorado como avaliar se as práticas estão sendo eficazes.
Objetivos de aprendizagem
Espera-se que, ao final deste curso, o cursista seja capaz de:
– Propor práticas pedagógicas que utilizam jogos como estratégia de melhoria do aprendizado;
– Produzir planos de aula alinhados à BNCC que utilizam jogos;
– Conhecer a História de cinco jogos: Rota, jogo da Antiga Roma com mais de 2 mil anos; Latrúnculo, jogo romano e com mais de 2.500 anos; Alquerque, jogo de origem árabe com mais de mil anos; Jogo da Onça, criado por populações indígenas do Brasil com aproximadamente 500 anos e Jogo Real de Ur, com mais de 4.500 anos, originário da Antiga Mesopotâmia.
– Conhecer diferentes formas de produzir estes jogos com os alunos.
Bom curso!
Boas-vindas!
Por que trabalhar com jogos em sala?
Conhecendo jogos históricos para trabalhar com os anos iniciais do ensino fundamental
Johan huizinga, o homo ludens e o conceito de círculo mágico
Quais as vantagens de se trabalhar com jogos
Jogos em sala de aula e a bncc
Metodologia para aulas com jogos alinhadas à bncc e como trabalhar em sala
Outros jogos para trabalhar na escola
Sistematização
Atividade Final
Atua há 19 anos em sala de aula como professor de História no ensino básico, tendo atuado nos anos iniciais e finais do ensino fundamental e no ensino médio. Há 18 anos acumula sua atuação na rede particular com os encargos da rede pública do estado de São Paulo. É licenciado em História pela UNIFIEO e pós graduado em ensino de História pela Unicamp.