Jogos para o ensino de História alinhados à BNCC

Jair Ferreira
Carga Horária

8 horas

*Faça o seu cadastro gratuitamente e navegue pelas primeiras etapas.

Para ampliar o uso de jogos de História em classe, o curso destaca o trabalho interdisciplinar, sugerindo explorar outros componentes curriculares – como Geografia, Matemática e Língua Portuguesa. Também será apresentada uma sugestão para organizar uma mostra cultural com os jogos e outra sobre como produzir jogos diretamente no caderno dos estudantes ou com papelão, madeira, materiais recicláveis ou alta tecnologia (usando impressora 3D).

 

O curso também ajudará os educadores a planejar aulas de História para os anos iniciais do Ensino Fundamental alinhadas à BNCC com um método de três etapas: contextualização (aproxima a habilidade ou competência da realidade da turma); problematização (insere práticas que utilizam fontes históricas para a análise dos alunos); e sistematização (o aluno aplica o que aprendeu e é avaliado). A metodologia contempla pontos importantes da Base, como o trabalho com fontes e a “atitude historiadora”. Além disso, será explorado como avaliar se as práticas estão sendo eficazes. 

 

Objetivos de aprendizagem

Espera-se que, ao final deste curso, o cursista seja capaz de:

– Propor práticas pedagógicas que utilizam jogos como estratégia de melhoria do aprendizado; 

– Produzir planos de aula alinhados à BNCC que utilizam jogos;

– Conhecer a História de cinco jogos: Rota, jogo da Antiga Roma com mais de 2 mil anos; Latrúnculo, jogo romano e com mais de 2.500 anos; Alquerque, jogo de origem árabe com mais de mil anos; Jogo da Onça, criado por populações indígenas do Brasil com aproximadamente 500 anos e Jogo Real de Ur, com mais de 4.500 anos, originário da Antiga Mesopotâmia.

– Conhecer diferentes formas de produzir estes jogos com os alunos. 

Bom curso!

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

ETAPA 1

Seja bem-vinda(o)

ETAPA 2

Por que trabalhar com jogos em sala?

ETAPA 3

Exemplos de práticas que utilizam jogos

ETAPA 4

Mais jogos para os anos iniciais do Ensino Fundamental

ETAPA 5

Atividade final

ETAPA 6

Pesquisa de satisfação

ETAPA 7

Conclusão e certificado

ETAPA 8

Ferramentas e materiais para download

ETAPA 9

Para continuar estudando

Tenha acesso a todos os cursos com a assinatura Nova Escola!

SOBRE O AUTOR

Atua há 19 anos em sala de aula como professor de História no ensino básico, tendo atuado nos anos iniciais e finais do ensino fundamental e no ensino médio. Há 18 anos acumula sua atuação na rede particular com os encargos da rede pública do estado de São Paulo. É licenciado em História pela UNIFIEO e pós graduado em ensino de História pela Unicamp.