Jogos matemáticos para o Ensino Fundamental 1

Fernando Barnabé
*Faça o seu cadastro gratuitamente e navegue pelas primeiras etapas.

Olá, cursista!

 

Oferecer aos alunos práticas em sala de aula que sejam atrativas, lúdicas e significativas é um grande desafio para o professor, em especial quando falamos do ensino da matemática. Por isso, os professores têm nos jogos uma boa alternativa para o planejamento das aulas.

 

Neste segundo curso, o professor Fernando Barnabé traz novos exemplos de jogos para o ensino da matemática. Você vai entender o que deve ser considerado na escolha de um jogo e como ele pode ser um recurso eficiente e potencializador, capaz de desenvolver as habilidades propostas na BNCC e também vai conhecer as relações entre Matemática e outras áreas do conhecimento.  

 

Objetivos de aprendizagem

Espera-se que, ao final deste curso, o professor seja capaz de:

  1. Aprender três propostas de jogos para os anos iniciais do Ensino Fundamental.
  2. Aprofundar as problematizações sobre o uso de jogos nas aulas de Matemática e o diálogo deste recurso com o viés metodológico da Resolução de Problemas.
  3. Explorar os recursos que a Resolução de Problemas fornece para o trabalho com jogos em sala de aula e as relações entre Matemática e outras áreas do conhecimento usando jogos.

 

Como você vai aprender

– Videoaula – Aulas ao vivo com o propósito de ilustrar, reforçar e complementar o conteúdo do curso.

– Na prática – Vídeos que permitem a reflexão sobre as situações didáticas e a prática de sala de aula.

– Acervo Nova Escola – Indicação de reportagens, planos de aula e todo acervo de Nova Escola sobre o tema do curso.

– Materiais complementares – Textos, entrevistas, artigos, referências bibliográficas etc.

– Ferramentas – Textos e Jogos em PPT e PDF para aplicar em sala de aula.

 

Bom curso!

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

ETAPA 1

Vamos começar?

ETAPA 2

Qual melhor conteúdo para trabalhar usando jogos nas aulas de Matemática?

ETAPA 3

A escolha do jogo

ETAPA 4

Jogos matemáticos na BNCC

ETAPA 5

Jogo dos pontinhos e quem ganha mais

ETAPA 6

Jogo: travessia do rio

ETAPA 7

Painel de soluções

ETAPA 8

Jogos atendendo a heterogeneidade de uma turma: jogo Stop de tabuada

ETAPA 9

Jogo: multiplicando em quadrados

ETAPA 10

A produção de jogos pelos alunos com base na Resolução de problemas

Tenha acesso a todos os cursos com a assinatura Nova Escola!

SOBRE O AUTOR

Professor com experiência em sala de aula dos anos iniciais do Ensino
Fundamental até o Ensino Superior e especialista no Time de Autores da Associação Nova Escola. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP), licenciado em Matemática também pela USP. Foi professor substituto na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), além de professor em outras instituições de Ensino Superior nos estados de São Paulo, Bahia e Paraná. Trabalha com autoria de cursos e materiais para editoras e instituições de ensino e atua na formação de professores em todo o país, além de ser diretor pedagógico da escola de Educação Infantil Trilhas do Saber, em Curitiba (PR).