Jogos matemáticos na Educação Infantil

Evandro Tortora
Fernando Barnabé
Carga Horária

8 horas

*Faça o seu cadastro gratuitamente e navegue pelas primeiras etapas.

Você precisa de novas ideias para trabalhar com o letramento matemático das crianças? Você tem dificuldade em planejar atividades envolvendo jogos já conhecidos pela turma para trabalhar conceitos matemáticos? Neste curso, Evandro Tortora, professor de Educação Infantil na rede pública de Campinas, em São Paulo, e o professor Fernando Barnabé, diretor pedagógico de um centro de Educação Infantil, em Curitiba, vão mostrar como levar intencionalidade para jogos que todo mundo já conhece, como a memória e o boliche, apresentar novas sugestões como o Jogo da Melancia e, ainda, propor um caminho para você construir jogos a partir das ideias das próprias crianças. Tudo isso enfatizando o protagonismo das crianças e evidenciando objetivos de aprendizagem e desenvolvimento propostos pela Base Nacional Comum Curricular.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

ETAPA 1

Apresentação do curso

ETAPA 2

A matemática no cotidiano da Educação infantil

ETAPA 3

A estratégia de uso dos jogos

ETAPA 4

Resolução de problemas

ETAPA 5

Alinhamento à BNCC e planejamento: antes do jogo

ETAPA 6

Planejamento: durante e depois do jogo

ETAPA 7

Retomada e finalização

ETAPA 8

Perguntas e respostas

ETAPA 9

Avaliação

ETAPA 10

Retomada diagnóstico

Tenha acesso a todos os cursos com a assinatura Nova Escola!

SOBRE OS AUTORES

Evandro Tortora é professor de Educação Infantil da rede municipal de Campinas, em São Paulo. É pedagogo e matemático e mestre em Educação para Ciências pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), onde cursa o doutorado. Faz parte do Time de Autores dos planos de aula NOVA ESCOLA.

Professor com experiência em sala de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Superior e especialista no Time de Autores da Associação Nova Escola. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP), licenciado em Matemática também pela USP. Foi professor substituto na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), além de professor em outras instituições de Ensino Superior nos estados de São Paulo, Bahia e Paraná. Trabalha com autoria de cursos e materiais para editoras e instituições de ensino e atua na formação de professores em todo o país.