Jogos de Língua Portuguesa para os anos iniciais do Ensino Fundamental

Telma Ferraz Leal
Maria Grembecki
Carga Horária

4 horas

*Faça o seu cadastro gratuitamente e navegue pelas primeiras etapas.

Olá, cursista!

Os jogos podem ser eficientes recursos didáticos no ensino da Língua Portuguesa. Tanto para as turmas de alfabetização quanto para os anos seguintes, são aliados do professor para as propostas relacionadas à aquisição do sistema alfabético de escrita, ortografia, oralidade, produção de texto ou leitura. Para os alunos, são envolventes, desafiadores, uma prática social bem-vinda na escola e uma forma de adquirirem habilidades e competências na Língua Portuguesa. 

 

Na primeira parte deste curso, vamos refletir sobre a importância dos jogos no desenvolvimento infantil e o papel do professor na escolha dos materiais e em suas intervenções. Veja exemplos de diversos jogos e brincadeiras com palavras que podem enriquecer as aulas, como os que abordam o desenvolvimento da consciência fonológica, a compreensão do funcionamento do sistema alfabético, a consolidação das correspondências grafofônicas, e a aprendizagem de ortografia contextual. 

 

Na segunda parte do curso, o assunto são os jogos de linguagem e como o faz de conta – prática tão associada à Educação Infantil – pode aparecer também nas turmas de até 5º ano. Será que o professor pode abordar outros componentes curriculares aplicando essas atividades em sala de aula? E como aumentar o nível de dificuldade dos jogos conforme os estudantes avançam? Venha discutir conosco!  

 

Encontre explicações em vídeos, textos e sugestões de livros que as especialistas selecionaram para que você tenha base teórica e exemplos práticos que colaboram com a aprendizagem das crianças, sempre levando em conta as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

 

Objetivos de aprendizagem

 

Espera-se que, ao final deste curso, o cursista seja capaz de:

 

– Compreender a importância do uso de jogos na alfabetização das crianças;

– Relacionar jogos aos objetivos de aprendizagem a que se propõem;

– Analisar, selecionar e criar jogos que colaborem com aprendizagens das crianças sobre aspectos da linguagem e que utilizem a linguagem para argumentar, comunicar etc.

Como você vai aprender

– Videoaula – Aulas ao vivo com o propósito de ilustrar, reforçar e complementar o conteúdo do curso.

– Na prática – Vídeos que permitem a reflexão sobre as situações didáticas e a prática de sala de aula.

– Acervo Nova Escola – Indicação de reportagens, planos de aula e todo acervo de Nova Escola sobre o tema do curso.

– Materiais complementares – Textos, entrevistas, artigos, referências bibliográficas etc.

– Ferramentas – Materiais para aplicar em sala de aula.

Bom curso!

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

ETAPA 1

Vamos começar?

ETAPA 2

A escolha dos jogos como recurso didático: ludicidade, ensino e aprendizagem

ETAPA 3

Planejamento das aulas e o papel do professor

ETAPA 4

Desdobramentos dos jogos

ETAPA 5

Tipos de jogos

ETAPA 6

Jogos de Regras: análise fonológica e sistema alfabético

ETAPA 7

Jogos de Regras: correspondências grafofônicas, leitura e ortografia

ETAPA 8

Jogos com a língua e sobre a língua

ETAPA 9

Brincadeira de Faz de Conta

ETAPA 10

Avaliação e acompanhamento

Tenha acesso a todos os cursos com a assinatura Nova Escola!

SOBRE OS AUTORES

Pesquisadora produtividade do CNPq, atua como professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Centro de Educação, e no Programa de Pós-Graduação em Educação, orientando dissertações e teses no Núcleo de Educação e Linguagem. É membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE), onde desenvolve atividades de formação de professores, produção e análise de materiais didáticos (livros e jogos) e de propostas curriculares. Doutora em Psicologia pela UFPE, com Pós-Doutorado em Educação pela Universidad de Buenos Aires.

Formada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) com habilitação em Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio. Trabalhou como professora de Educação infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental entre 1996 e 2008. Cursou especialização em alfabetização pelo Instituto Superior de Educação Vera Cruz. Realizou formação de professores e coordenadores e também participou da produção de diversos materiais em educação, dentre eles o Projeto Trilhas, e coordenou o desenvolvimento de materiais, portais e cursos de EAD pelo Instituto Natura. Atualmente é colaboradora do Laboratório de Educação e Coordenadora da Escola de Educadores.