Gestão de sala de aula para o Ensino Fundamental 2

Harley Sato
Thais Ogeda
Carga Horária

8 horas

*Faça o seu cadastro gratuitamente e navegue pelas primeiras etapas.

O curso é voltado para a gestão em sala de aula e suas inúmeras dimensões: desde a organização do espaço físico da sala de aula, do tempo didático previsto e das posturas dos alunos e professores, à autoavaliação e escuta como ferramentas para promoção de uma sala de aula mais harmoniosa. A intenção é trazer para o professor reflexões sobre esse assunto, pautando o relacionamento interpessoal entre alunos e professor, bem como a organização da coletividade sem deixar de vista o trabalho com o conhecimento. Além disso, o curso traz relatos de casos reais, em busca de uma relação entre o que nós, professores, vivemos, escutamos e trazemos na nossa bagagem na sala de aula.

 

No curso serão abordados os seguintes temas: gestão de tempo e espaço (e sua implicações metodológicas), com ênfase no papel do professor como mediador na construção da autonomia do aluno; análise de estratégias para um melhor planejamento de aula, com destaque para a escuta como instrumento para promover um ambiente democrático e, portanto, propício à aprendizagem. 

 

Objetivos de aprendizagem

Espera-se que, ao final deste curso, o cursista seja capaz de:

 

– Refletir a gestão de sala considerando suas diversas dimensões. 

– Planejar sua aula levando em conta a sua intencionalidade.

– Compreender o papel da escuta no processo de estreitamento das relações entre professores e alunos.

– Planejar atividades que estimulem a escuta, a participação e o contexto democrático.

Bom curso!

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

ETAPA 1

Gestão de tempo e espaço

ETAPA 2

Uma visão sobre a gestão em sala de aula

ETAPA 3

Papel do professor

ETAPA 4

O planejamento como ferramenta de gestão

ETAPA 5

Gestão de relacionamentos

ETAPA 6

Escutando para ser escutado: promovendo um ambiente democrático

Tenha acesso a todos os cursos com a assinatura Nova Escola!

SOBRE OS AUTORES

Harley Sato é bacharel e licenciado em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. É mestrando em “Formação de formadores” na mesma instituição. É formador de professores, coordenador de área em projetos de formação de professores e diretores no instituto Singularidades e selecionador do Prêmio Educador Nota Dez, da fundação Victor Civita. É professor, autor livros didáticos de física para os Ensinos Fundamental e Médio. Foi coordenador de área no Ensino Médio e em pré-vestibulares, autor de currículos norteados pela BNCC,  consultor pedagógico em escolas no interior de São Paulo e diretor pedagógico.

Thais Lucy Ogeda de Faria é bacharel e licenciada em Química pela Universidade Estadual de Campinas e mestre em Ciências Universidade de São Paulo. Atualmente, cursa especialização em Ensino de Ciências e Pluralidades, pela Universidade Federal do Paraná. Já desenvolveu a expografia de diferentes exposições científicas interativas, foi formadora de professores na disciplina de Ciências e coordenou projetos socioeducativos. Atualmente, escreve e revisa capítulos didáticos para editoras parceiras e leciona aulas na disciplina de Química no Ensino Médio e Ensino de Jovens e Adultos.