Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Katia Stocco Smole
Valor

Incluso na assinatura

Data de início

Quando e onde quiser!

Conteúdo

Alinhado à BNCC

Carga Horária

8 horas

Material

Inclui material em PDF

*Faça o seu cadastro gratuitamente e navegue pelas primeiras etapas.

Estimular o raciocínio matemático os alunos por meio de perguntas, mobilizar o conhecimento prévio deles e encarar a dificuldade como oportunidade de aprendizagem. Este curso se dedica a tirar tudo isso da teoria e levar para a sala de aula.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

ETAPA 1

Kátia Stocco Smole, professora deste curso, se apresenta, fala sobre os elementos determinantes para aprendizagem e cita quais serão os aspectos abordados no curso para o desenvolvimento do esforço produtivo nas aulas de Matemática.

ETAPA 2

Aprenda o que é esforço produtivo e situação-problema por meio de alguns exemplos de atividade. Também entenda quais são as características dessa metodologia que são propícias para que a aprendizagem dos alunos aconteça.

ETAPA 3

Entenda a importância de se trabalhar com diferentes representações de problemas matemáticos e veja como fazer isso por meio da análise de duas situações-problema. Aprenda também como incentivar as diversas representações dos alunos durante uma atividade.

ETAPA 4

Aprenda como estimular a discussão sobre os processos de resolução de problemas desenvolvidos pelos alunos e conheça o trabalho com o painel de soluções, que incentiva o protagonismo do aluno na aprendizagem. No final, responda algumas perguntas de múltipla escolha sobre o conteúdo estudado.

ETAPA 5

Compreenda como a postura do docente interfere no engajamento do estudante na atividade e reflita sobre cinco tipos de intervenção que são estimulam a aprendizagem do alunos. Entenda também como as perguntas sugeridas pelo professor interferem na maneira como o aluno se porta diante do problema e veja alguns exemplos de questões.

ETAPA 6

Reflita sobre qual é o lugar do erro nas aulas de Matemática, entenda porque ele deve ser alvo de análise permanente e reflexão de alunos e professores e como criar um ambiente em que o erro leva ao avanço.

ETAPA 7

Por meio da análise de uma prática de sala de aula, você estudará os componentes de uma abordagem relacionada ao esforço produtivo. Nesta etapa, você também aprenderá como planejar uma aula com esse foco.

ETAPA 8

Elabore o roteiro de uma aula com foco em esforço produtivo para desenvolver com seus alunos. Essa etapa é essencial para que você possa receber a certificação do curso.

ETAPA 9

Confira dez planos para ensinar álgebra, probabilidade e estatística e geometria das transformações. Todos os planos já estão alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e foram produzidos pelo Time de Autores, da NOVA ESCOLA.

ETAPA 10

Conte-nos suas impressões sobre o curso realizado e divida-o com seus colegas.

Tenha acesso a todos os cursos com a assinatura Nova Escola!

SOBRE O AUTOR

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) na área de ensino de Ciências e Matemática. Mestre em didática pela mesma Universidade e especialização e aperfeiçoamento em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP. Foi diretora do Grupo Mathema, voltado à formação de professores de Matemática, e assessora pedagógica do projeto de Planos de Aula da NOVA ESCOLA.