Educação Infantil: Como fazer uma avaliação de qualidade

Franciele Busico Lima
Valor

Incluso na assinatura

Data de início

Quando e onde quiser!

Carga Horária

4 horas

Material

Inclui material em PDF

*Faça o seu cadastro gratuitamente e navegue pelas primeiras etapas.

Avaliar com qualidade na Educação Infantil requer boas práticas de observação dos bebês e das crianças no cotidiano da escola e a habilidade de convertê-las em uma documentação pedagógica que sirva de base para o processo de planejamento e replanejamento. Neste curso, você irá conhecer os principais instrumentos de documentação da aprendizagem infantil, como a escuta das crianças, as pautas de observação, os registros fotográficos, em vídeos e em áudios e a construção do portfólio coletivo.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

ETAPA 1

A professora Franciele Busico Lima, que acompanhará você durante o curso, se apresenta e fala quais são os quatro instrumentos principais para realizar uma avaliação de qualidade na Educação Infantil que serão abordados durante o curso.

ETAPA 2

Conheça em detalhe alguns dos principais instrumentos para a documentação pedagógica e a forma como usá-los – um processo baseado no que ocorre em Reggio Emilia, na Itália, referência no trabalho com Educação Infantil.

ETAPA 3

Entenda como desenvolver, na prática, a escuta das crianças, as pautas de observação, os registros por meios de fotos, vídeos e áudios e o portfólio coletivo de maneira a realizar uma avaliação de qualidade do seu grupo de bebês ou crianças.

ETAPA 4

Analise o trabalho da professora Regiane que levou suas crianças de 4 anos à Bienal de Artes, planejando o que faria antes, durante e depois da visita.

ETAPA 5

Franciele explica alguns cuidados que devem ser tomados na construção da pauta de observação. Ela também apresenta um roteiro, dividido em seis etapas, para te ajudar a elaborar a sua própria pauta.

ETAPA 6

Envie sua proposta de pauta de observação, produza um breve relato do que aprendeu no curso ou ainda mande um registro em vídeo ou em fotos de uma prática de avaliação com seus alunos. Responda também a um teste que revisa tudo o que foi estudado.

ETAPA 7

Confira nove materiais, entre reportagens, livros, vídeos e documentos orientadores para se aprofundar nessa temática.

ETAPA 8

Conte-nos suas impressões sobre o curso realizado e divida-o com seus colegas.

Tenha acesso a todos os cursos com a assinatura Nova Escola!

SOBRE O AUTOR

Mestra em Estética e História da Arte no Programa Interunidades da Universidade de São Paulo (USP). Tem bacharelado e licenciatura em História pela Universidade de São Paulo e é graduada em Pedagogia pela Universidade de Guarulhos e em Comunicação Social/Rádio e Televisão pela Faculdade Armando Álvares Penteado (FAAP). É professora do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades desde 2002. Está designada, atualmente, como diretora do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos – CIEJA Perus I e é coordenadora pedagógica efetiva do Centro de Educação Infantil do CEU Vila Atlântica, na rede municipal de ensino de São Paulo.

Foi diretora da Divisão de Orientação Técnico-Pedagógica da Diretoria Regional de Educação de Pirituba/Jaraguá e, também, professora de Ensino Fundamental II (História e Geografia) e de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, na rede privada.

SOBRE OS APOIADORES