Curso Avulso

Como desenvolver atitudes inclusivas em sala de aula

Curso gratuito, com certificado e alinhado à BNCC.

100% Grátis

Começar agora

o curso Como desenvolver atitudes inclusivas em sala de aula

  • 4 horas
  • 4 meses para concluir
  • 9145 cursistas
  • Curso com certificado
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

A quem se destina

Fundamental 1 e 2

Sobre o curso

Desde que o acesso à escola regular se tornou um direito universal e imutável para todas as crianças e adolescentes, o tema da Educação inclusiva vem ganhando crescente protagonismo.

 

Mas os desafios para a constituição do lugar de aluno para todas as crianças são inúmeros: da viabilização e articulação dos recursos (técnicos, estratégicos e econômicos), passando pelo envolvimento da comunidade escolar (família, crianças, docentes e profissionais) até a transformação da sala de aula em um lugar possível para abarcar todas as diferenças.

 

Este curso tem como objetivo oferecer subsídios para que o professor coloque em ação estratégias que ampliem o olhar para a diferença, focando na recepção de alunos com deficiência (e de suas famílias), nos processos de socialização e diferenciação (atividades diferenciadas e organização espacial da sala de aula) e nos processos avaliativos.

O que você vai aprender

  • Boas-vindas!
  • O conceito de Diferença
  • Ações para uma prática inclusiva
  • Estudos de caso
  • Construindo um plano de ação
  • Atividade opcional
  • Avaliação final
  • Para continuar estudando
  • Pesquisa de satisfação
  • Conclusão e certificado

Como você aprende

  • Video aula Tudo pensando nas necessidades dos educadores e na realidade da sala de aula
  • Na prática Textos, vídeos, áudios, entrevistas, artigos, referências bibliográficas e ferramentas para usar no seu dia a dia
  • Acervo Nova Escola Aprenda sozinho ou escolha compartilhar feedback e ideias com outros pares

Sobre o autor

Fernanda Arantes

Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP. Psicóloga, Psicanalista especialista em Psicanálise com crianças pelo Instituto Sedes Sapientiae. Foi professora de Educação Infantil durante 9 anos, e de apoio de inclusão na Educação Infantil durante 3 anos. Coordenadora, desde 2008, do grupo de estudos Ação Educativa na Diferença da Escola Viva, com o foco na temática da Educação Inclusiva desde 2013. Atualmente, Fernanda Arantes é professora do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades desde fevereiro de 2017.

Parceria:

  • Instituto Singularidades

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora

o curso Como desenvolver atitudes inclusivas em sala de aula

Mais cursos

Veja outros cursos que podem te interessar.

Ver catálogo