Avaliação na Educação Básica - Como e porque fazer?

Janaina Barros
*Faça o seu cadastro gratuitamente e navegue pelas primeiras etapas.

Ensinar, aprender e avaliar são momentos indissociáveis. Avaliamos para poder ensinar melhor e aprendemos mais quando a avaliação cumpre seu papel de indutora de saberes. Mas então, por que avaliar é tão complicado? Por que ao avaliar corremos um grande risco de excluir? Por que tanto medo de ser avaliado? 

 

Nesse curso vamos discutir o papel importante da avaliação por meio de situações reais vividas por professores. Iremos mergulhar na prática para entender as intenções que direcionam as escolhas das estratégias avaliativas, do o que e do como ensinar e os resultados da aprendizagem. 

 

Vamos juntos refletir sobre perguntas já feitas por muitos professores a respeito da relação currículo e avaliação: O que de fato ensinamos e o que isso tem a ver com avaliação? Como a escolha da estratégia muda o que e como será avaliado? 

 

Com a premissa de trazer a prática de sala de aula como centro da discussão, oferecemos um curso que nasceu na escola, num espaço de formação de professores a partir de suas narrativas e que tem como objetivo contribuir com o aprimoramento da prática avaliativa.

 

Objetivos de aprendizagem

 

Espera-se que, ao final deste curso, o cursista seja capaz de:

 

– Ampliar seu repertório de análises e reflexões sobre a as premissas e as práticas avaliativas;

 

– Compreender a avaliação como uma ferramenta de reflexão sobre os diferentes sujeitos da aprendizagem, em busca de uma relação cada vez mais estreita entre o quê, o como e o porquê ensinar e aprender.

 

– Planejar situações avaliativas guiadas pela clareza dos propósitos que orientaram o que foi ensinado, as habilidades que se pretendeu conquistar e a forma a partir de diálogos com o currículo, com o PPP e com os sujeitos da aprendizagem;

 

– Aprimorar os instrumentos de avaliação que utiliza atualmente de modo que os mesmos possam  comunicar o que os alunos aprenderam, comunicar o que ainda é necessário aprimorar e contribuir com o planejamento das próximas ações em sala.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

ETAPA 1

Vamos começar?

ETAPA 2

O que e por que avaliar?

ETAPA 3

Estratégias avaliativas

ETAPA 4

Perguntas e respostas

ETAPA 5

Aula exclusiva: Instrumentos de avaliação

ETAPA 6

E a avaliação externa?

ETAPA 7

Perguntas e respostas

ETAPA 8

Na prática

ETAPA 9

Ferramentas

ETAPA 10

Conclusão

Tenha acesso a todos os cursos com a assinatura Nova Escola!

SOBRE O AUTOR

Coordenadora pedagógica da Rede Estadual da Bahia no CES Seabra, região da Chapada Diamantina (BA).

Também atuou como formadora de professores, coordenadores e equipes técnicas de secretarias de educação pelo Instituto Chapada. É formada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e, na mesma universidade, especializou-se em didática e currículo. Sua primeira experiência profissional foi como professora de uma classe multisseriada em uma comunidade quilombola. Atua como coordenadora pedagógica na Secretaria de Educação de Seabra desde 1999. Em 2013, foi vencedora do Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita, na categoria Gestão com um projeto sobre avaliação. Representou o Brasil em 2014 na ONU no REDUCA e foi finalista do Prêmio Espírito Público em 2018.