Alfabetização: usando diferentes gêneros textuais e metodologia ativa

Mara Mansani
*Faça o seu cadastro gratuitamente e navegue pelas primeiras etapas.

Este curso tem a intenção de mostrar às professoras e professores a importância do planejamento intencional dos espaços na sala de referência das crianças de forma a garantir que elas, efetivamente, tenham contemplados os seus direitos de aprendizagem propostos na BNCC. 

 

Primeiramente serão apresentados os direitos de aprendizagem da BNCC relacionando-os com a organização dos espaços de trabalho das crianças. Posteriormente, será apresentada a proposta de organização da sala por meio de ateliês. Será feita uma breve apresentação da Pedagogia Freinet, a qual embasa teoricamente esta proposta, e serão apresentados alguns dos ateliês de trabalho das crianças, destacando as intervenções do professor e os materiais disponíveis nos ateliês, os quais devem ser planejados pelo professor e sempre considerar a criança (seus dizeres, ações, etc.) nesse planejamento. 

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

ETAPA 1

Gêneros textuais no circuito de aprendizagem

ETAPA 2

Contextualização da metodologia utilizada na atividade

ETAPA 3

Metodologias ativas para o desenvolvimento dos gêneros textuais

ETAPA 4

A produção textual na alfabetização

ETAPA 5

Como era explorada a linguagem textual na alfabetização

ETAPA 6

Os campos de atuação propostos pela BNCC na produção textual

ETAPA 7

Bate-papo com a autora

ETAPA 8

Aula extra gravada

ETAPA 9

Avaliação

ETAPA 10

Encerramento

Tenha acesso a todos os cursos com a assinatura Nova Escola!

SOBRE O AUTOR

Formada em Magistério em nível Médio e  Normal Superior. Mara Mansani é professora há 32 anos. Já lecionou em vários segmentos, da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, passando também pela Educação de Jovens e Adultos (EJA). Atualmente professora efetiva da Rede Estadual de Educação de SP, em Sorocaba/SP e da Rede Municipal de Salto de Pirapora/SP. Em 2006, teve dois projetos de Educação Ambiental para o Ensino Básico publicados pela ONG WWF, no livro: Muda o Mundo, Raimundo. Em 2014, recebeu o Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita, na área de Alfabetização, com o projeto Escrevendo com Lengalenga. Formadora de professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1, com destaque da alfabetização. Colunista semanal do Blog de Alfabetização da Revista Nova Escola. Membro do Comitê Consultivo da Iniciativa “Profissão Docente”, do Todos pela Educação. 2018 e 2019. Coordenadora do Núcleo Sorocaba da Rede Conectando Saberes, apoiada pela Fundação Lemann, 2018 e 2019