Alfabetização na prática: tudo é uma questão de método?

Maria José Nóbrega
Rosilene Nucci da Silva
*Faça o seu cadastro gratuitamente e navegue pelas primeiras etapas.

Como superar o desafio de alfabetizar todas as crianças da sua turma? Será que existe um método infalível ou o melhor mesmo é não ter método? Este curso, inspirado na reportagem de capa da revista Nova Escola de junho/julho de 2019, mostra que nem uma coisa, nem outra, é verdadeira. A partir de referenciais teóricos e das experiências reais de uma professora da rede pública de São Paulo, a formadora Maria José Nóbrega traça os caminhos para uma prática eficaz e faz uma reflexão sobre as recentes mudanças trazidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Política Nacional de Alfabetização (PNA).

Objetivos de aprendizagem:

  • Conhecer uma experiência bem sucedida de alfabetização
  • Entender qual o papel dos métodos nas políticas de alfabetização
  • Refletir sobre as mudanças indicadas na BNCC

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

ETAPA 1

O que o professor precisa dominar para ensinar?

ETAPA 2

Os métodos de ensino

ETAPA 3

Proposta metodológica para alfabetização

ETAPA 4

Por que e como fazer a avaliação diagnóstica

ETAPA 5

O trabalho com nome próprio e listas

ETAPA 6

O projeto Bichodário

ETAPA 7

Perguntas e respostas

ETAPA 8

Aula exclusiva: o que a BNCC traz sobre alfabetização?

ETAPA 9

Aula Exclusiva: A política do novo governo

ETAPA 10

Avaliação

Tenha acesso a todos os cursos com a assinatura Nova Escola!

SOBRE OS AUTORES

Maria José Nobrega, formada em Língua e Literatura Vernáculas pela PUC/SP, com mestrado em Filologia e Língua Portuguesa pela USP, atuou em programas de formação continuada junto ao Ministério da Educação, à Secretaria Estadual de Educação de São Paulo e à Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Atualmente, além de assessorar várias escolas particulares de São Paulo, é coordenadora dos projetos de leitura da Editora Moderna, organizadora da série “Como eu Ensino” da Editora Melhoramentos e professora do curso de Especialização em Formação de Escritores do Instituto Superior de Educação Vera Cruz, em São Paulo.

Rosilene Nucci, professora de Ensino Fundamental 1 da EMEF M' Boi Mirim II, em São Paulo, e ex-formadora do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), do Ministério da Educação (MEC).