5 questões de alfabetização para alunos do 1º ano
É preciso fazer um diagnóstico sobre o que os pequenos já sabem para, assim, elaborar atividades com foco no sistema de escrita
06/03/2018
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
06/03/2018
A alfabetização é uma das fases mais importantes da Educação de uma criança e, por isso, o professor deve propor práticas desafiadoras para que a turma compreenda como funciona o sistema alfabético.
Antes de tudo, é preciso fazer um diagnóstico sobre o que os pequenos já sabem para, assim, elaborar atividades com foco no sistema de escrita e nas práticas de linguagem. Neste momento, o docente pode utilizar exercícios e questões que ajudem a identificar o que eles pensam sobre a língua e como formulam suas hipóteses.
Abaixo, NOVA ESCOLA selecionou cinco questões de Língua Portuguesa – tiradas da nova plataforma Questões – que podem ser utilizadas com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. As respostas poderão servir como base para avaliar o nível de alfabetização da turma e as intervenções mais adequadas para cada um.
Escrita de nomes e letra inicial
Nesta questão, os alunos terão ligar a imagem de cada animal à letra inicial de seu respectivo nome. O objetivo é que eles aprendam a estabelecer uma correspondência entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler e escrever palavras e textos.
Reconhecimento de palavras e nomes de objetos
Ao propor que a turma identifique o nome do objeto apresentado na figura, o professor irá verificar o que os alunos pensam sobre a língua escrita, como formulam suas hipóteses e se já possuem a compreensão do sistema alfabético.
Nome próprio e quantidade de letras
A ideia deste exercício é verificar se as crianças conseguem reconhecer nomes próprios, identificar a quantidade de letras das palavras e agrupá-las de acordo com um critério estabelecido.
Neste teste, os alunos terão que observar algumas imagens e descobrir a primeira sílaba do nome de cada objeto identificado. Assim, o professor poderá identificar se os alunos realizam a segmentação das palavras em unidades menores e se reconhecem que as sílabas variam quanto à sua combinação entre consoantes e vogais.
Compreensão leitora e produção de texto
Aqui, o objetivo é verificar se os alunos compreendem a ideia central a partir da leitura de um texto não verbal e, além disso, criar oortunidades de escrita, percebendo em que estágio os alunos se encontram na fase de alfabetização.
Últimas notícias