Compartilhe:

Jornalismo

5 questões de alfabetização para alunos do 1º ano

É preciso fazer um diagnóstico sobre o que os pequenos já sabem para, assim, elaborar atividades com foco no sistema de escrita

PorLarissa Teixeira

06/03/2018

Foto: Getty Images

A alfabetização é uma das fases mais importantes da Educação de uma criança e, por isso, o professor deve propor práticas desafiadoras para que a turma compreenda como funciona o sistema alfabético.

Antes de tudo, é preciso fazer um diagnóstico sobre o que os pequenos já sabem para, assim, elaborar atividades com foco no sistema de escrita e nas práticas de linguagem. Neste momento, o docente pode utilizar exercícios e questões que ajudem a identificar o que eles pensam sobre a língua e como formulam suas hipóteses.

Abaixo, NOVA ESCOLA selecionou cinco questões de Língua Portuguesa – tiradas da nova plataforma Questões – que podem ser utilizadas com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. As respostas poderão servir como base para avaliar o nível de alfabetização da turma e as intervenções mais adequadas para cada um.

 

Escrita de nomes e letra inicial

Nesta questão, os alunos terão ligar a imagem de cada animal à letra inicial de seu respectivo nome. O objetivo é que eles aprendam a estabelecer uma correspondência entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler e escrever palavras e textos.

 

Reconhecimento de palavras e nomes de objetos

Ao propor que a turma identifique o nome do objeto apresentado na figura, o professor irá verificar o que os alunos pensam sobre a língua escrita, como formulam suas hipóteses e se já possuem a compreensão do sistema alfabético.

Nome próprio e quantidade de letras

A ideia deste exercício é verificar se as crianças conseguem reconhecer nomes próprios, identificar a quantidade de letras das palavras e agrupá-las de acordo com um critério estabelecido.

 

Identificação de sílabas

Neste teste, os alunos terão que observar algumas imagens e descobrir a primeira sílaba do nome de cada objeto identificado. Assim, o professor poderá identificar se os alunos realizam a segmentação das palavras em unidades menores e se reconhecem que as sílabas variam quanto à sua combinação entre consoantes e vogais.

Compreensão leitora e produção de texto

Aqui, o objetivo é verificar se os alunos compreendem a ideia central a partir da leitura de um texto não verbal e, além disso, criar oortunidades de escrita, percebendo em que estágio os alunos se encontram na fase de alfabetização.

 

continuar lendo

Veja mais sobre

Últimas notícias