Prouni 2018: inscrições vão de 6 a 9 de fevereiro

A primeira chamada será divulgada no dia 14 de fevereiro

POR:
NOVA ESCOLA
A primeira chamada do Prouni será divulgada no dia 14 de fevereiro     Foto: Agência Brasil

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudo parciais e integrais no ensino superior, estão abertas do dia 6 a 9 de fevereiro. A inscrição deve ser feita via internet no próprio site do programa e a primeira chamada será divulgada no dia 14 de fevereiro. A segunda chamada acontecerá em 2 de março.

No total, 2.976 instituições oferecem vagas no programa, que registrou recorde no número de bolsas de estudo. Serão oferecidas 242.987 bolsas, sendo 151.467 integrais e 129.124 parciais (50%). Entre as integrais, 37.604 bolsas são para cursos a distância. No ProUni 2017/1 foram oferecidas 214.110 vagas

Podem participar os candidatos que não tenham diploma do Ensino Superior e tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, sem zerar na prova. Além disso, é preciso atender a pelo menos uma das seguintes condições:

- Ser professor da rede pública de ensino
- Ter cursado o Ensino Médio completo em escola da rede pública;
- Ter cursado o Ensino Médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral dessa instituição;
- Ter cursado o Ensino Médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral dessa instituição;
- Ser uma pessoa com deficiência; 

Para conseguir as bolsas integrais do Prouni, o candidato deve comprovar renda bruta familiar mensal per capita que não exceda um salário mínimo e meio – o equivalente a R$ 1.431,00. Já as bolsas parciais são direcionadas a candidatos com renda familiar bruta mensal per capita inferior a três salários mínimos, ou seja, inferior a R$ 2.862,00. A inscrição inclui até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno e tipo de bolsa pretendida.

Os candidatos convocados na primeira chamada terão prazo para apresentar a documentação de 15 a 28 de fevereiro. O prazo para os listados na segunda chamada vai de 2 a 14 de março.

Os candidatos que não constarem da primeira e da segunda chamadas poderão se inscrever para a lista de espera entre os dias 16 e 19 de março.

A lista estará disponível no sistema para a consulta das instituições no dia 20 de março.

O link para o edital completo está aqui.