O que é capacidade?

POR:

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Priscila Paes Inácio Melies

Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF01MA15) Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano.

Objetivos específicos

Estabelecer comparações simples relacionadas a capacidades utilizando vocabulário adequado.

Conceito-chave

Comparação entre medidas de capacidade não padronizadas.

Recursos necessários

  • 4 a 6 kits com duas garrafinhas de refrigerantes sendo  as duas da mesma altura, porém uma mais fina que a outra ou então uma mais alta e outra mais baixa e mais larga e com capacidade maior (o ideal é que as duas garrafas tenham capacidades diferentes mas que estejam com água no mesmo nível).
  • Vários copos com diferentes capacidades (em quantidade o suficiente para todas as equipes terem acesso e poderem trabalhar).
  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Compartilhe este conteúdo: