6 questões de prova de Ciências para entender os seres vivos

POR:
Larissa Teixeira
Peixe palhaço se esconde entre as anêmonas   Foto: Getty Images

Nos primeiros anos do Ensino Fundamental, as crianças estão começando a observar o mundo ao redor e a entender que a ciência está presente no nosso dia a dia. Para que as aulas sejam atrativas e dinâmicas, é preciso propor atividades que gerem reflexões sobre o ambiente em que vivemos e que tenham relação com o cotidiano.

Pensando em introduzir os conceitos de Ciências de uma maneira mais divertida, o professor pode utilizar questões que desafiem a turma a pensar sobre as características de diferentes seres vivos, sejam eles plantas, animais ou seres humanos.

Na nova área de Questões lançada por NOVA ESCOLA, os professores têm acesso a 246 perguntas que podem ser usadas em avaliações no Ensino Fundamental I, além de orientações didáticas sobre o que fazer antes e depois de aplicar os exercícios. Confira a seguir seis questões para trabalhar com seres vivos no 1º e 2º ano:

 

Elementos vivos e não vivos

Com a visualização de uma imagem e a observação do ambiente a sua volta, os pequenos tentarão distinguir seres vivos de seres não vivos. Eles aprenderão que o solo, o ar e a água são importantes para os seres vivos, mas que não são elementos vivos.

Fases de desenvolvimento dos seres vivos

Ao analisar o desenvolvimento de uma planta, utilizando termos como semente, broto, caule, folhas, flores e frutos, a turma poderá associar as fases de crescimento com as modificações físicas dos organismos.

Semelhanças e diferenças físicas entre os indivíduos

Nesta questão, os alunos irão reconhecer que, apesar das diferenças físicas existentes entres os indivíduos, como cor da pele e dos cabelos, altura e traços fisionômicos, existem muito mais semelhanças entre nós do que pensamos.

As diferenças no modo de vida dos animais

Ao distinguir seres de hábitos noturnos dos de hábitos diurnos, a turma irá identificar diferentes modos de vida entre os animais e reconhecer a enorme biodiversidade que caracteriza a natureza.

As características de um habitat

Ao ler sobre as características de um urso polar, os alunos precisarão identificar em que local do planeta vive este animal. Assim, eles irão associar o habitat às condições de vida e compreender qual a relação entre esses elementos.

O impacto dos seres vivos no ambiente em que vivem

Com base em uma notícia sobre o acúmulo de lixo do Oceano Pacífico, as crianças terão que diferenciar as intervenções humanas que são muito ou pouco danosas para a natureza. Com isso, os alunos irão reconhecer que é possível modificar o ambiente sem danificá-lo e que é possível atender às necessidades humanas sem esgotar os recursos naturais.

Tags

Guias