Ir para o conteúdo Pular para o menú principal
ANÚNCIO
Você sabia que é possível salvar matérias para ler mais tarde? Use o botão icone ler mais tarde Ler mais tarde
icone menu

Prepare-se para a Prova Brasil!

Maria do Pilar Lacerda fala sobre a importância dessa avaliação e dá orientações sobre como preparar bem os alunos para o exame

por:
PG
Patrícia Giuffrida
Maria do Pilar Lacerda, secretária de Educação Básica do MEC. Foto: Paulo Araújo
Maria do Pilar Lacerda, secretária
da Educação Básica do MEC. 
Foto: Paulo Araújo

De 19 a 30 de outubro, será realizada a principal avaliação do rendimento das escolas públicas do país: a Prova Brasil. Cerca de 6 milhões de alunos de 5º e 9º anos (4ª e 8ª séries) do Ensino Fundamental farão o exame. Agora é a hora de redes, escolas e professores se prepararem! A seguir, leia entrevista com Maria do Pilar Lacerda, secretária da Educação Básica do Ministério da Educação, que dá orientações sobre como preparar bem os estudantes para o exame.

Por que a Prova Brasil é importante?
MARIA DO PILAR LACERDA  Esse exame nacional é um instrumento que possibilita fazer um diagnóstico da situação nacional e regional da Educação no Brasil. Os resultados são usados para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Com os dados em mãos, vamos pensar em políticas públicas para sanar possíveis problemas. Mas é importante ressaltar que a Prova Brasil é institucional e não substitui a avaliação rotineira feita pelos professores nas escolas. 

A Prova Brasil já foi aplicada duas vezes, em 2005 e 2007. De que forma seus resultados estão contribuindo para a melhoria do ensino no país?
MARIA DO PILAR  Já na primeira edição descobrimos que não podemos generalizar dizendo que o ensino no Brasil é ruim, pois a prova mostrou que há escolas com problemas, mas também existem outras que possuem ótimas experiências e podem servir de bons exemplos para todo o país.

Como as redes, as escolas e os professores podem preparar bem seus alunos para o exame? 
MARIA DO PILAR  A primeira dica é ler os documentos que explicam o que é a Prova Brasil. No portal do Ministério da Educação, há vários textos sobre isso, como as Matrizes de Referência do Sistema Nacional. A segunda dica é conhecer os modelos da prova, que também estão disponíveis no portal do MEC. Isso ajuda os professores a identificar as habilidades e as competências que devem ser desenvolvidas por seus alunos. Os estudantes que tiverem mais dificuldade de aprendizagem deverão ter aulas de reforço e de recuperação. É importante também consultar os resultados de cada escola nas edições anteriores.

O QUE SERÁ AVALIADO?

Neste site você encontra reportagens sobre as avaliações de Língua Portuguesa e de Matemática.  Em agosto, publicaremos um especial sobre o assunto. Aguarde!

Quantos alunos e escolas participarão da Prova Brasil?
MARIA DO PILAR  Cerca de 90% dos municípios brasileiros participarão do teste, que será aplicado em aproximadamente 6 milhões de alunos de 5º e 9º anos, de 60 mil escolas públicas. A grande novidade de 2009 é que 10 mil escolas rurais também farão o exame. Nas edições anteriores, apenas as escolar urbanas foram avaliadas.

ORIENTAÇÕES DO INEP

Exclusivo: aqui você poderá baixar os documentos com orientações do Inep sobre as provas de Língua Portuguesa e Matemática para o 5o ano do Ensino Fundamental.

O que o MEC pretende fazer com os resultados do exame?
MARIA DO PILAR  Os resultados devem ser divulgados entre março e abril de 2010 e as melhores práticas serão reunidas em uma pesquisa, que está sendo realizada pelo governo federal, em conjunto com o Unicef (o Fundo das Nações Unidas para a Infância), com o objetivo de difundir o que de melhor temos nas redes e escolas brasileiras. Para as escolas que não foram tão bem, a ideia é organizar políticas públicas para ajudá-las a melhorar o ensino.

Quer saber mais?

Site do Inep sobre a Prova Brasil: http://provabrasil2009.inep.gov.br/index.php  

Prova Brasil

ANÚNCIO
LEIA MAIS