Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias

12 ideias inspiradoras para inserir tecnologia na Educação

POR:
Débora Garofalo
Tecnologia como inspiração para professores e alunos   Foto: Getty Images

Confesso que ao chegar ao final de 2017, eu estava bem cansada e ao mesmo tempo profundamente agradecida porque no ano passado tive a oportunidade aqui no site da NOVA ESCOLA, de compartilhar e trocar com vocês experiências sobre o uso das tecnologias em sala de aula. Sem dúvida, um presente muito especial!

Antes de entrar em férias, aproveitei um momento de descanso para fazer uma seleção especial, um presente para este início de ano, que me inspira e que desejo que sirva de inspiração para você também. São sugestões de leituras, filmes, documentários e de locais para colocar a mão na massa, tornando o Ano Novo diferente para cada um de nós!

Guia

Especial Mão na Massa

Participei da elaboração do especial mão na massa realizado pelo Porvir.  É um guia, que aborda a educação baseada em projetos e na cultura maker, sendo um norte para quem quer experimentar e vivenciar um aprendizado baseado na mão na massa. Clique aqui para acessar o guia.

Livros

Novas Tecnologias e Mediação pedagógica

Nessa obra, José Manuel Moran, Marcos T. Masetto e Marilda Behrens abordam a revisão do papel do professor frente às tecnologias digitais e sua importância na construção de novas práticas pedagógicas.

Gamificação na Educação

Esse e-book aborda vários aspectos da gamificação na educação. A organização é de Luciane Maria Fadel, Vania Ribas Ulbricht, Claudia Batista e Tarcísio Vanzin.

Dez Novas Competências para Ensinar

Abordando uma pedagogia diferenciada, que atenda as particularidades dos alunos, Philippe Perrenoud indica competências que devem ser iniciadas, no educador, desde sua formação.

Educação 3.0

O livro de Rui Fava aborda o choque resultante da convivência entre gerações distintas nas escolas - cada uma com suas peculiaridades no modo de aprender e de se comportar. Os estudantes de hoje, denominados nativos digitais, são a primeira geração a crescer em meio a essa nova e abundante tecnologia digital. O autor mostra a evolução do ensino e apresenta uma ferramenta útil na gestão acadêmica, o PDCA (Plan, Do, Check, Action), que apoiará na escolha, organização, disponibilização, distribuição dos conteúdos e na avaliação da aprendizagem e dos processos.

Educ@ar – A (r)evolução digital na educação

Na publicação, Martha Gabriel se propõe a auxiliar os professores para acompanhar as tendências e possibilidades abertas pelos avanços da tecnologia na área educacional.

Em Mr Robot, o personagem Elliott (vivido por Samy Malek) é um hacker contratado
por um homem com ambições misteriosas  Foto: Divulgação

Séries

Mr Robot

No filme, o hacker Elliot tem sérios problemas para se relacionar com outras pessoas. Ele trabalha numa empresa especializada em segurança digital durante o dia e combate o crime usando suas habilidades de informática à noite. O vilão Mr Robot, personagem que dá nome à série, contrata Elliot para fazer parte de sua comunidade de hackers com o objetivo de destruir uma megacorporação. O enredo trata de espionagem digital, programação, softwares e o uso da tecnologia em nossas vidas.

Filmes

 

A Rede Social

O filme é baseado na história de Mark Zuckerberg, estudante da Universidade de Harvard que cria o Facebook. A rede social cresce e se transforma em um fenômeno, tornando os jovens sócios em bilionários. A disputa interna traz complicações legais e revela dramas pessoais.

Cena do documentário On the Brink of a Networked Society   foto: Divulgação


Documentários 

On The Brink of a Networked Society

Esse documentário propõe uma reflexão de como as transformações trazidas pelas novas tecnologias afetaram nossa convivência com as pessoas.

Networked Society: The Future of Learning

Documentário produzido pela Ericsson, empresa especializada em tecnologia, que aborda questionamentos, como o sistema educacional e projeções para o futuro. Também centro foco em como nos tornamos personagens da transformação.
 

Humans Need Not Apply

O documentário reflete sobre a presença de máquinas no cotidiano e projeta um futuro em que as pessoas terão menos funções - remetendo o espectador a pensar sobre o que vai mudar em sua vida.

Oficina de soldagem em hackerspace de Lausanne, na Suíça   Foto: Adam Micthell



 
Hackerspaces

Você já ouviu falar em um Hackerspace? É um laboratório comunitário, que segue a ética hacker, em que o espírito inovador atrai pessoas com interesses comuns em socializar e colaborar em vários projetos. Eles usam o espaço como ponto de encontro para trocar conhecimento e experiências. Que tal aproveitar este início de ano para conhecer um hackerspace? Clique aqui para localizar o endereço mais próximo a você.

E você, possui alguma outra sugestão? Compartilhe aqui nos comentários, para que possamos nos inspirar e fazer a diferença em nossas escolas e aulas.

Um grande abraço

Débora Denise Dias Garofalo é professora da rede pública de ensino de São Paulo

Tags

Guias

Tags

Guias

Tags

Guias

Assuntos Relacionados