Tabuada sem medo: 5 jogos para ficar craque em multiplicação

Chuva de balões e labirinto de números vão tornar o aprendizado mais divertido

POR:

A palavra tabuada tem origem no latim Tabula, que quer dizer “tabuleiro, mesa, tábua” – e refere-se às tábuas de cálculos que serviam como gabaritos para agilizar a contagem nas transações comerciais. Aqui você encontra cinco jogos para a turma do Fundamental 1 exercitar a tabuada de maneira divertida.

 

O céu é o limite

Para explorar novos mundos, as crianças devem usar seus conhecimentos de tabuada. São três níveis para testar: lento, rápido e louco. Os alunos precisam identificar os múltiplos corretos para ganhar pontos e chegar perto da chave que abre o baú. O baú que esconde um par de asas, que faz voar mais rápido... até um destino inesperado!

 

Labirinto da tabuada

Elaborado pelo matemático Antonio José Lopes Bigode, o objetivo deste jogo é descobrir o caminho do gol, passando pelas casas que contêm resultados de uma ou das duas tabuadas que o aluno escolher. Na primeira tela do jogo, é preciso escolher as duas tabuadas com as quais se vai jogar e clicar nos números. Aí é chutar a bola para o resultado certo, usando as setas. Agora, se "bater para fora", aí é falta!

 

O melhor dos momentos

Para a criançada se familiarizar com a tabuada. Uma chuva de balões vai ajudar os alunos a praticar fatores de multiplicação em um intervalo de 1 a 5. Os balões caem sobre cactos, então é preciso digitar o resultado da tabuada antes que o balão seja furado.

 

O melhor dos momentos

Seguindo a mesma linha do jogo anterior, aqui o avanço está na prática dos fatores de multiplicação em um intervalo de 1 e 10. De novo, os balões vão cair na plantação de cactos e o aluno deve ser ágil para chegar ao resultado correto antes que estoure. O jogo acaba após um erro.

 

Múltiplos de 6

Seis exercícios são apresentados no modelo tradicional de tabuada para o aluno resolver. Ele precisa preencher o resultado de cada multiplicação e, se acertar ao final, ganha uma chuva de estrelinhas.

 

Tags

Guias

Tags

Guias