Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
21 de Dezembro de 2017 Imprimir
5 4 3 2 1

10 livros para viajar por outros ares nas férias

Reunimos as melhores dicas do ano de NOVA ESCOLA para você aproveitar as semanas de folga

Por: Caroline Monteiro
Foto: Getty Images

Chegou a hora das tão esperadas férias! Com o fim do ano letivo, esse é o momento de dar um tempo na rotina acelerada, descansar e mudar de ares. E por que não abrir os horizontes e aproveitar os dias livres para relaxar, lendo sobre outros temas que talvez você não tenha tido contato durante a correria em 2017?

NOVA ESCOLA separou melhores dicas do ano, publicadas tanto aqui no site quanto na seção imperdível da revista, para você atualizar a sua biblioteca em dezembro e janeiro:

  1. Lima Barreto - Triste Visionário

Lilia Moritz Schwarcz, 648 págs.

A historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz reuniu mais de dez anos de pesquisa para escrever este livro sobre o escritor brasileiro Lima Barreto (1881-1922) que, entre diversas obras, é o autor do famoso “Triste Fim de Policarpo Quaresma”.

Filho de uma professora e de um tipógrafo, Lima Barreto esteve em lugares onde os negros não eram bem-vindos, como a Escola Politécnica do Rio de Janeiro e a imprensa. Fez descrições detalhadas sobre os subúrbios cariocas, apesar de não se identificar com os negros e pobres. O livro de Lilia fala sobre essa e outras ambiguidades da vida do escritor.

  1. Para Educar Crianças Feministas

Chimamanda Ngozi Adichie, 96 págs.

A escritora nigeriana, autora de best-sellers como “Americanah”, faz um manifesto em prol da Educação feminista. São 15 sugestões de como criar meninos e meninas sob a igualdade de gênero. Chimamanda questiona: qual é a mensagem sobre os papéis do “masculino” e “feminino” que passamos às crianças com nossas atitudes do dia a dia?

  1. Uma Noite na Praia

Elena Ferrante, 40 págs.

Uma das escritoras mais badaladas do momento estreia na literatura infantil com a história da boneca Celina. Esquecido na praia, o brinquedo passa por situações que deixariam até os adultos de cabelo em pé.

Elena Ferrante é o pseudônimo de uma escritora italiana que mantém a sua real identidade preservada. Seu trabalho de maior sucesso é a série Napolitana, uma tetralogia.

  1. O Roubo do Enem

Renata Cafardo, 210 págs.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi cancelado em 2009 depois que um grupo teve acesso à prova e a tentou vender para jornais brasileiros. Renata Cafardo foi a única repórter que apurou a história e agora, neste livro, fala sobre os bastidores da reportagem, do exame e também sobre a criação de políticas públicas na área. Uma boa dica para quem quer saber mais sobre o Ensino Médio e a relação de Brasília com a Educação brasileira.

  1. Com o Mar por Meio - Uma Amizade em Cartas

Organização de Bete Capinan, Paloma Jorge Amado e Ricardo Viel, 120 págs.

Aproveite as semanas de descanso para viajar nesta troca de cartas entre o escritor brasileiro Jorge Amado (1912-2001) e o colega português José Saramago (1922-2010).

Nos textos, é possível entender melhor a relação entre os dois autores, com conversas sobre problemas de saúde e a possibilidade de um Prêmio Nobel, e também saber mais sobre a política dos dois países.

  1. Como Aprendemos a Comer

Bee Wilson, 288 págs.

E que tal investir em uma reeducação alimentar depois das festas de final de ano? Neste livro, o autor mostra como adultos e crianças são capazes de aprender a comer, independentemente da idade, e de passar a ter uma relação saudável com a comida. Bom para compartilhar com a família toda!

  1. O Design da Sua Vida

Bill Burnett e Dave Evans, 303 págs.

Ano novo é hora de ‘redesenhar” sua vida. Com uma série de exercícios, ilustrações e esquemas, os autores ajudam na difícil tarefa de equilibrar saúde, trabalho, lazer e amor. Quem sabe 2018 seja, de vez, uma página em branco para você… E quer uma prévia das dicas? Crie um painel de controle com uma folha de papel e uma caneta para organizar a rotina.

  1. Meu Menino Vadio

Luiz Fernando Vianna, 208 págs.

Um retrato realista do autismo, contado por um pai que tem um filho com essa condição. O jornalista Luiz Fernando Vianna foge da tragédia e também da romantização para falar como é o cotidiano com o jovem Henrique, de 16 anos. Uma aula sobre os dramas e as felicidades do convívio em família, sem deixar de lado a Educação brasileira e os problemas de inclusão nas escolas.

  1. Afreaka: África sem Estereótipos

Coleção, quatro volumes, à venda no site afreaka.com.br

Uma volta pelas literaturas, artes, histórias, tecnologias e culturas de diversos países africanos, sem reforçar o que há de exótico no imenso continente, ou seja, bem longe dos estereótipos. São textos e imagens que mostram a diversidade de sociedades distantes geograficamente mas que têm muito em comum com o Brasil.

  1. Machado

Silviano Santiago, 424 págs.

Machado de Assis, ele mesmo, em uma ficção. O escritor Santiago recria os últimos anos da vida de um dos maiores romancistas brasileiros e dá diversas possibilidades para o próprio leitor reinterpretar a vida e obra do autor. O livro foi premiado na 59ª edição do Prêmio Jabuti, na categoria Romance.

Tenha acesso a conteúdos e serviços exclusivos
Cadastre-se agora gratuitamente
Cadastrar