O que fazer nas merecidas férias do professor
Filmes, livros, passeios, música. Mara Mansani conta como vai aproveitar o merecido descanso
PorMara Mansani
18/12/2017
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
PorMara Mansani
18/12/2017
Olá, professores!
Este é o último texto do ano aqui no blog de Alfabetização. Estive pensando muito sobre o calendário que rege nossos anos e marca os dias. O melhor da criação de um sistema de medidas como esse não é somente marcar o tempo, mas abrir e fechar ciclos. Já disse antes, mas como este ano foi corrido! Incertezas e grandes acontecimentos na nossa Educação, como a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Por mais que o ano tenha sido difícil e que no final estejamos cansados e estressados, o que importa é que um ciclo se fecha e outro se abre. Com ele, surgem novas perspectivas e possibilidades e a vontade de fazer tudo melhor em prol da Educação de qualidade para nossos alunos.
Fechamos o ano e vamos para 2018 com algumas preocupações na mente: as atribuições de sala (muitos professores pelo Brasil ainda têm a incerteza de até mesmo ter uma turma no ano que vem), o processo de implementação da BNCC nas redes, escolas e salas de aula, a construção desses novos currículos tendo o documento como referência, a aposentadoria dos professores e vários outros problemas.
É necessário que fiquemos de olho nesses pontos e em outros que surgirão ao longo do ano? Sim, muito. Mas nem só de problemas vive o professor, e as férias escolares são justamente um período para esfriarmos a cabeça, aproveitarmos a família, os amigos, a nossa cidade. Tempo para retomar livros, filmes, passeios que queríamos ter aproveitado ao longo do ano mas se perderam na correria do dia a dia.
Fiz uma lista do que pretendo fazer nos meus merecidos dias de descanso e compartilho com vocês. Minha prioridade é curtir a família e descansar, mas também quero fazer algumas coisas legais e importantes para a minha formação. Vejam o que pretendo fazer abaixo e se inspirem para criar as suas:
Passeios
Além de fazer as tradicionais visitas a amigos e familiares para mostrar que estou viva e me lembro deles, pretendo tomar um banho de mar, cachoeira, rio ou qualquer local em que seja possível limpar "aquelas coisas não tão legais" que se acumulam em nossa energia ao longo do ano. Faz um bem danado! Além disso, quero me programar para andar de Maria Fumaça ou algum trem, para curtir devagar a paisagem, vendo o mundo andar mais lentamente e sair um pouco da correria do dia a dia.
Livros
Música
Filmes
Nas férias, quero pesquisar a respeito de filmes e documentários sobre Educação. Para isso, pretendo investigar nos três sites que relaciono abaixo:
Minha programação tem algumas outras coisas também. Não sei se terei tempo para tudo, farei o que estiver ao meu alcance. E você, querido professor? Qual a sua programação de férias? Conte aqui nos comentários e inspire outros professores!
Muito obrigada a todos vocês que acompanharam o blog de Alfabetização e a Nova Escola por todo esse ano! Foi muito bom ter vocês aqui com suas sugestões, ideias e práticas educativas! Que venha 2018, com muito trabalho e mais felicidade e valorização aos professores brasileiros!
Um grande abraço,
Mara Mansani
Últimas notícias