Unifesp abre curso gratuito e a distância sobre design educacional

Curso de Tecnologia em Design Educacional é pioneiro no país. Instituição oferece 30 vagas e selecionará pela nota do Enem

POR:
Gabriel Seixas
Em iniciativa inédita, Unifesp abre curso dedicado a formar profissionais para uma nova área da Educação. (Foto: Wikimedia Commons)

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) abriu as inscrições para o Curso Superior de Tecnologia em Design Educacional, na modalidade ensino a distância (EAD). A iniciativa é inédita no país e tem como objetivo formar profissionais para uma nova profissão que está nascendo no campo da Educação.

O especialista em Design Educacional deve ser capacitado para atuar junto com professores no planejamento, coordenação e implementação de projetos educacionais que envolvam novas tecnologias e metodologias inovadoras. Hoje, já existem cursos de pós-graduação na área para professores, mas essa é a primeira vez que uma universidade cria uma formação exclusiva para esse profissional. Você pode saber mais sobre essa nova função na própria página da Unifesp.

Vale destacar que ele não é necessariamente um professor. Por isso, qualquer pessoa que tenha completado o Ensino Médio pode ingressar no curso, que é totalmente gratuito. Ao todo, são 30 vagas disponíveis.

O curso tem duração de cinco semestres e possui uma carga de estudo de 20 horas semanais. Além disso, exige também disponibilidade para encontros presenciais em São Paulo para realização de provas e atividades.

Seleção

Para este curso, a Unifesp não fará a seleção por meio do vestibular tradicional da instituição, e sim pela nota obtida nas edições de 2016 e 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mas é preciso fazer uma inscrição, gratuita, no site da empresa que coordena o processo até o dia 4 de janeiro. Confira o edital completo.