Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Conceito das quatro operações básicas

Com uma caixinha de gelatina, D. Vilma faz 5 potinhos de sobremesa. Se ela precisar fazer 20 potinhos, quantas caixinhas ela utilizará?

a) 100 caixinhas

b) 25 caixinhas

c) 15 caixinhas

d) 4 caixinhas

Por que perguntar
Verificar o domínio conceitual das quatro operações básicas.
Por trás da pergunta
Identificar a operação necessária para a resolução de um problema envolvendo divisão em questão de modelo TRI.
O que fazer antes

Criar situações problema em que o aluno possa desenvolver suas habilidades e reconhecer os princípios de cada uma das 4 operações básicas.

O que fazer depois

Esta questão é especial, pois cada opção de resposta demonstra um tipo de compreensão do aluno. A resposta correta é a letra d) 4 caixinhas. Contudo, se o aluno responder a 100 caixinhas, sabemos que ele fez uma multiplicação (20 x 5);  se marcar o resultado b) 25 caixinhas, está ele terá feito a adição (20 + 5); se responder a letra c) 15 caixinhas, terá feito a subtração (20 – 5).

O desafio da questão está no raciocínio do aluno, em que ele precisava compreender que a resolução exige a divisão ( 20 por 5), o que equivale a 4 caixinhas de gelatina. É importante que o professor observe a resposta dos alunos e retome esta questão em sala para que todos possam pensar nos motivos que os levaram a escolher a resposta correta ou não.

Gabarito

Ela precisará de 4 caixinhas.