Games para ensinar Matemática na pré-escola

Cinco jogos selecionados por NOVA ESCOLA introduzem contagem, lógica, conjuntos e outros saberes na Educação Infantil

POR:
Larissa Teixeira

A Educação Infantil é o momento em que os pequenos estão começando a compreender o mundo e, por isso, as atividades pedagógicas precisam estar conectadas com brincadeiras que estimulem a imaginação e a criatividade.

No caso da Matemática, como as crianças ainda estão iniciando o trabalho com números, o trabalho é mais proveitoso quando elas conseguem associar os conteúdos com situações sociais reais ou imaginárias. Ao realizar atividades contextualizadas, os pequenos começam a desenvolver noções matemáticas com base em elementos do seu cotidiano.

LEIA MAIS   Há espaço para a Matemática na Educação Infantil?

Para isso, os jogos podem ser importantes aliados do professor na introdução dos conceitos matemáticos na Educação Infantil. Abaixo, NOVA ESCOLA selecionou cinco jogos que ajudam a desenvolver o raciocínio da turma.

Para acessar os conteúdos, é necessário criar um cadastro gratuito em nosso site:

Colar de contas

Para trabalhar a adição no intervalo de 1 a 5, os pequenos precisam usar esferas de dois tipos e completar uma sentença numérica que representa o número total de contas de um colar.

Fábrica de chocolate

O desafio é empilhar caixas de chocolate em uma correia transportadora para que seu conteúdo fique em ordem crescente, ou seja: da mais vazia para a mais cheia. Com isso, as crianças aprendem a ordenar elementos e treinar a classificação de conjuntos por tamanho, do menor para o maior.

Linha de pensamento

Neste game de raciocínio lógico, as crianças têm que adicionar vagões a um trem com base em um padrão existente. Assim, elas aprendem a reconhecer padrões e a construir estratégias para segui-los.

Feito para medir

Para avançar na medição de unidades de altura fora do padrão, os pequenos precisam medir a altura dos objetos colocando troncos de madeira uns sobre os outros.

Abelhinha ocupada

No cenário, há mais abelhas, flores ou o número de ambas é igual? Ao tentar responder essa questão, as crianças aprendem a mapear conjuntos de objetos e a comparar quantidades de elementos diferentes combinados até 8.

Tags

Guias

Tags

Guias